Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Virgem e Sol Balança

esc

Continuamos a responder aos nossos leitores, apresentando mais uma personalidade básica que combina os elementos Água, Terra e Ar.

Quando o Ascendente está colocado no signo Escorpião, um signo de transformações profundas e súbitas, compreendemos que, apesar de se tratar de um signo fixo e que, por isso, resiste perante a mudança, a vida dos seus nativos é geralmente perpassada por processos em que as reviravoltas súbitas e as mudanças inesperadas acontecem diversas vezes nas suas vidas.

Existe muito de misterioso no signo Escorpião, relacionado com todos os processos de morte e de renascimento, em que a mudança não é do ser para o nada, é de um estado de ser para outro estado de ser. Mais do que muitos outros signos do Zodíaco, o signo Escorpião indica , não raras vezes ,um destino em que, numa só existência, se nasce e se  «morre» diversas vezes, num processo de profunda transformação interior que faz supor um desenvolvimento mais rápido do que para os outros signos. Pode-se viver numa só vida uma diversidades de «vidas» ou de situações em que se vivem experiências que começam e acabam bruscamente ou de forma inesperada, obrigando a fazer a adaptação necessária a novas circunstâncias e a lidar com a perda até atingir um novo equilíbrio de ser.

Pelas características referidas, não é difícil perceber que os nativos de Escorpião são dotados de uma força inata que lhes permite desenvolver uma resistência ou resiliência face às adversidades da vida, maior do que a comum. Na verdade, estes nativos descobrem intuitivamente os  estratagemas e manipulações que os seres humanos usam em geral porque foram obrigados a «cavar» fundo nos seus próprios recursos  internos e a aprender a encontrar força e determinação onde havia sofrimento e dor, para se adaptarem. São sobreviventes de todos os falhanços internos, de todas as hesitações e momentos de desespero e ganharam poder sobre tudo isso através do controlo da vontade sobre os seus diversos estados. E , com esse saber acerca de si mesmos, aprenderam , por sua vez, a usá-lo nos outros, sendo por isso muitas vezes manipuladores  mais ou menos subtis e muito possessivos em relação a tudo o que desejam ou acreditam possuir: deu-lhes muito trabalho e sofrimento, aprender a lição do autocontrolo e, daí a querer controlar os que lhes são próximos, é só um pequeno passo para que a dor não lhes arrebate aquilo que desejam e querem que lhes pertença. Para sempre, que estes nativos não gostam da mudança, embora seja obrigados a mudar, sem aviso, pela própria vida, quando menos esperam.

Os nativos de Escorpião são inteligentes, servindo-se de uma astuta compreensão de todas as subtilezas do agir humano. São reservados  e não gostam da exposição a «plena luz»: preferem a calma dos bastidores onde podem decidir tudo o que lhes interessa sem fazer alarido nem fazerem saltar qualquer campainha  dos seus oponentes. Veem a vida como um combate em que vence o mais determinado e astuto, o mais forte no uso da vontade e da determinação do seu querer. Raramente anunciam a clara voz o que pretendem nem «ao que vêm» e desconfiam, como regra geral, de tudo e de todos- aprenderam à sua custa que a ingenuidade sai cara e não querem ser apanhados desprevenidos. Podem ser, no entanto, muito generosos com aqueles que amam e se submetem ao seu poder e controlo pessoal. Reagem, no entanto, com violência e agressividade a qualquer traição , que não perdoam, podendo ser bastante vingativos.

Quando, ao Ascendente Escorpião, se associa a Lua no signo de Virgem, um signo de Terra, há uma combinação harmoniosa entre as energias do Ascendente e da Lua que atenua alguns dos traços mais agressivos do signo Escorpião. A tendência para ser reservado é, no entanto, fortalecida com esta combinação. Esta não é uma pessoa expansiva que goste de falar muito ou de se expor em público. Pelo contrário, é difícil para os outros saber o que realmente pensa esta personalidade, quais são as suas crenças e objetivos.  Pelo lado positivo, esta combinação produz uma pessoa com grande capacidade  de trabalho, determinação e sentido prático, capaz de decidir de forma fria e clara de acordo com os seus interesses, moderando muita da intensidade apaixonada de Escorpião, que é capaz de passar rapidamente da calma para a tempestade  emocional. Ora, o signo Virgem é muito prático e racional  e as suas decisões baseiam-se numa cuidadosa reflexão acerca dos «prós e dos contras» de tudo o que pretende alcançar.  Por outro lado, torna os nativos com Ascendente Escorpião mais adaptáveis às circunstâncias da mudança, sempre que esta é necessária e ajuda a dar uma  justificação racional para esta, o que retira algumas das dificuldades emocionais que estes poderiam sentir .

A Lua em Virgem é perfecionista organizando  o mundo à sua volta de acordo com critérios práticos de ordem e de eficácia. A clareza com que pensa e atende aos pormenores transformam esta personalidade numa pessoa com capacidades extraordinárias de investigação, seja qual for a área em que esta seja aplicada pois atende tanto aos fatores racionais e concretos como possui a intuição para descobrir os que estão escondidos e situados a nível não diretamente observável.

A Lua rege a 9ª casa e está situada na 11ª casa. Esta é uma belíssima configuração que permite, se a Lua estiver brilhante no nascimento e sem aflições, alcançar grande riqueza, permitindo que os desejos mais importantes e as ambições pessoais sejam atingidos. Estes nativos podem contar com amigos dignos de confiança , cuja natureza espiritual ou com princípios éticos elevados lhes darão grande felicidade e  que podem ajudar a obter uma posição social  de influência  que facilite a obtenção de ganhos , rendimentos e um bom status. Estas pessoas têm em geral muitas oportunidades na vida e o pai pode também ser uma pessoa influente e ter muitas posses. Os nativos com esta posição são inteligentes, alcançam um elevado grau de instrução e os seus filhos serão também bem -sucedidos. Desde que a Lua seja forte, os investimentos terão sucesso.

A Lua está colocada na 11ª casa. É uma colocação que indica sentido humanitário, ou seja, interesse em fazer alguma coisa pelo bem comum, numa atividade envolvendo o grande público  que também lhe pode trazer grande riqueza, se a Lua estiver forte no horóscopo. Haverá muitas amizades femininas  que serão uma boa influência na sua vida,  independentemente de os nativos serem homens ou mulheres.  Estas pessoas podem obter rendimentos de diversas fontes e terão muitas oportunidades para o fazer.  Esta é uma posição que favorece grandemente a realização dos grandes  sonhos e desejos. Pode haver  irmãos mais velhos  que serão muito prósperos ou mesmo famosos.  Estes nativos podem ser donos de muitos bens e ter acesso a muitos confortos e luxos. As especulações financeiras dão em geral excelente retorno.

Quando, à combinação entre o Ascendente Escorpião e a Lua em Virgem se associa o Sol no signo Balança temos um elemento  dissonante nesta personalidade, tanto porque o elemento Ar do signo solar não se mistura harmoniosamente com os elementos Água e Terra, como pelo facto de o Sol estar colocado no signo de debilitação.

O Sol no signo de Balança acentua a necessidade de contribuir  de algum modo para a sociedade, com a colocação dos seus objetivos num plano em que eles tenham impacto positivo nos outros. Esta pessoa deseja naturalmente influenciar os outros e  dar um contributo para a sociedade. Porém, a colocação do Sol na 12ª casa não ajuda a alcançar esse objetivo.

O Sol está colocado na 12ª casa  e o seu estado debilitado não ajuda a promover a visibilidade individual em termos sociais. Rege a 10ª casa  e a sua colocação na 12ª traz problemas para a vida profissional e causa muitas mudanças na carreira, bem como perda de posição profissional, a menos que Vénus, o dispositor do Sol, esteja forte e muito bem colocado no horóscopo.  Por vezes, esta posição indica que a vida profissional se fará num país estrangeiro. Esta posição do Sol é difícil para todo o horóscopo, podendo indicar dificuldades ao longo da vida. É, apesar disso, boa para a vida espiritual e para prosseguir objetivos de desenvolvimento espiritual, dando bons resultados nessa área.

A colocação do Sol na 12ª casa acentua o caráter de introversão desta personalidade e a dificuldade que esta tem de se expor em público. Estes nativos precisam de se resguardar dos olhares dos outros e do seu convívio, embora possam dar-se bem a conviver com os outros num ambiente controlado como uma instituição fechada- hospital, prisão, mosteiro, etc.-  porque aí se sentem seguros. Esta colocação do Sol também indica muitas vezes um pai ausente ou distante, que não manteve uma relação de proximidade com o nativo. Pode indicar dificuldade em encontrar um rumo certo na vida, levando a procurar a solidão ou a desligar-se da sociedade, considerando que esta não serve os seus interesses ou necessidades. Pode minar a autoconfiança e a autoimagem, prejudicando, desse modo o sucesso material. Mas pode também indicar um profundo desenvolvimento espiritual e a escolha de um caminho que prossegue esse desenvolvimento, sobretudo se a pessoa puder desligar-se do mundo da sociedade.

Pode haver um volume muito grande de despesas que dificulta a poupança e a acumulação de grande riqueza, embora este aspeto possa ser compensado pela Lua que é muito favorável. Há, no entanto uma faceta de eremita que habita profundamente nesta pessoa e que a faz procurar um «retiro» em relação ao modo convencional de vida, sempre que isso é possível. Esta posição do Sol pode também indicar problemas de visão, sobretudo no olho esquerdo. Alguns nativos com esta posição tornam-se dependentes de substâncias aditivas, situação que, no caso desta personalidade , deve ser evitado pela força da  Lua.

Globalmente, esta é uma personalidade que pode ser muito bem- sucedida, embora possa atravessar períodos menos fáceis, como é, aliás, de esperar na maioria dos casos, para todas as personalidades básicas.

2 comentários em “Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Virgem e Sol Balança”

  1. Os comentários sobre os signos apresentados são muito profundos .Percebe-se que são elaborados por profissionais com bastante conhecimento.Parabéns!!

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário