Pedras e Cristais, Spodumene

ae1

Descrevemos neste artigo as propriedades da pedra Spodumene.

O Spodumene é uma pedra que tem três variedades diferentes, cada uma com atributos específicos. Falaremos aqui daquela que tem conexão com o chakra da coroa. Existe uma variedade que tem cor rosa e que recebe o nome de Kunzite e uma verde que é designada por Hidenite.

Esta pedra eleva a frequência vibratória das nossas energias  e limpa a negatividade ambiente e do nosso campo de energia. Usada na meditação, ajuda a atingir um estado de meditação profunda. Quando usada com frequência faz sentir uma grande paz e serenidade.

ae3

O Spodumene é um mineral  piroxeno, sendo um silicato de alumínio e lítio e é uma fonte de extração deste último, sendo a sua variedade opaca largamente usada na indústria e   encontra-se em geral nos veios de pegmatite.

É um mineral pleocroico,  na forma  transparente ou em tons de branco, cinzento, amarelado, púrpura ou lilás (Kunzite) , verde amarelado ou verde esmeralda (Hidenite) e acastanhado.

Quando as pedras se encontram sob a luz solar, todas as cores se atenuam e quase desaparecem. Existem algumas cores raras que são o azul  pálido ou azul esverdeado e algumas pedras bicolores ou tricolores. O Spodumene forma-se em cristais prismáticos, muitas vezes de grande tamanho, como os que se encontraram nas montanhas negras do Dakota do Sul, USA.

Este mineral foi pela primeira vez reportado em 1800, por um naturalista brasileiro, José Andrade e Silva, tendo sido encontrado pela primeira vez na Suécia. O seu nome deriva do grego, «spodoumenos» significando «reduzido a cinzas», numa alusão à aparência opaca deste mineral, em tom de cinza, que é usada industrialmente.

Apesar de a variedade transparente ser usada desde há muito em joalharia, este mineral é uma fonte importante de lítio e é usado na indústria cerâmica, dos telemóveis, fabrico de baterias, aço,  medicina. Algumas das fontes de extração deste mineral são o Afeganistão, Austrália, Brasil, Madagáscar, Paquistão, Quebeque no Canadá e Carolina do Norte e Califórnia, nos USA.

Uma vez que a Kunzite e a Hidenite possuem características específicas, o mineral que é designado por Spodumene ou Trifano é a variedade transparente ou amarelo pálido.

ae4

Quanto às suas propriedades metafísicas, o Spodumene ajuda a focar-se numa tarefa e a levá-la até ao fim pelo que é muito útil para os que se aborrecem facilmente ou têm dificuldade em empenhar-se nas tarefas até à sua concretização.

Esta é uma pedra excelente para limpar as energias do lar, refrescando as energias subtis ambientais. Diz-se que limpa as memórias dos que partiram do lar, colocando uma energia positiva no ambiente, sobretudo quando essas pessoas deixaram energias negativas.

Usado no escritório ou local de trabalho, o Spodumene branco ou transparente ajuda a promover uma atmosfera de honestidade e integridade, levanta a atmosfera de incerteza e insegurança e promove energias positivas quando alguém se foi embora com sentimentos negativos.

Usado no interior do nosso campo de energia, o Spodumene protege contra as energias indesejadas dos outros, formando um escudo de proteção.

A variedade cinzenta do Spodumene protege das tentativas de domínio ou controle intencional por parte dos outros e das formas de manipulação psíquica dos outros. O Spodumene amarelo protege das radiações dos aparelhos elétricos e das micro-ondas, deflectindo-as do campo energético pessoal.

Na terapia com cristais, o Spodumene ajuda a manter o equilíbrio cálcio /magnésio, ajuda a reconstrução do ADN e RNA celular e é usado também na epilepsia, problemas de audição e visão, problemas associados ao sistema nervoso, articulações, ossos e coluna.

Ajuda também no tratamento de doenças associadas ao sexo. A variedade transparente é considerada excelente para restaurar a energia e promover uma atitude positiva perante a vida, ajudando a formar um sentido de propósito.

ar2

Diz-se que, passando um exemplar de Spodumene num movimento em espiral à volta do corpo, este remove memórias tristes devido a erros e experiências do passado, energias negativas dos outros e ansiedade. Também é reportado o uso do Spodumene para ajudar a libertar-se de dependências, que incluem o jogo, drogas e álcool.

Pela descrição de tantas e fantásticas características, torna-se claro que este é um dos minerais que não podemos deixar de ter, não só por curiosidade ou desejo de colecionar, mas porque é certamente uma das pedras que nos podem ser mais úteis.

Como sempre, não se esqueça, ao adquirir o (s) seu (s) exemplar (es) de fazer uma primeira limpeza e  programação   para um uso mais eficaz.

Deixe um Comentário a sua opinião conta