Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Peixes e Sol Gémeos

aquar

Analisamos hoje, a pedido dos leitores, uma personalidade básica que combina os elementos Ar, Água e Fogo.

 O Ascendente no signo Aquário revela uma pessoa cosmopolita, que se sente bem na vida em comunidade e que consegue facilmente encontrar pontes de entendimento com seres humanos de diferentes culturas pois está focada mais nos elementos que unem todas as pessoas do que naqueles que as separam ou dividem. Na verdade, estes nativos identificam-se com as características universais da «humanidade» e situam-se, em termos valorativos, no plano impessoal  das características que «dizem respeito a todos» desvalorizando implicitamente as qualidades singulares e os interesses meramente pessoais. Não admira, por isso, que os nativos de Aquário estejam em geral focados nos objetivos coletivos, sejam estes os da sociedade em geral- e podem ter interesse e empenho no exercício da cidadania e da política ativa- sejam os grupos de pertença com que, na sociedade,  se sentem mais identificados.

 É difícil, para uma pessoa com forte presença do signo Aquário, expor a sua individualidade e a sua personalidade porque estas pessoas não têm um sentido muito forte da sua singularidade, que é em geral um ponto vulnerável e frágil. É-lhes muito mais fácil e confortável apresentar-se como parte de um «nós» e ver a sua pessoa através do tecido das interações que estabelece dentro do grupo. Isto significa que, na identidade dos aquarianos, existe uma componente social muito mais forte do que a componente individual. Daí que uma parte das experiências destas pessoas consista em aprender a explorar e a desenvolver essa dimensão pessoal, representada pelo seu  signo oposto Leão. E podem  desenvolver essa marca pessoal através dos parceiros pessoais, que os obrigam a reconhecer as próprias necessidades e modos de ser que não são redutíveis aos do grupo social , levando-os desse modo a aprender a ser simultaneamente seres sociais e seres singulares e únicos.

Os nativos com Ascendente Aquário  são excelentes amigos. O companheirismo e a sua tolerância em relação às diferenças individuais, que desvalorizam, leva-os a uma postura de aceitação e a crença profunda na amizade faz com que sejam capazes de  manter os seus amigos ao longo da vida. O gosto que têm pela atividade social , pela discussão de ideias e a capacidade para refletir e pensar em termos abstratos faz deles excelentes pensadores, que possuem também, em geral, necessidade de fazer ouvir aos outros aquilo que pensam, pelo que é habitual que tenham muitos amigos. Estes podem  estar ligados às mesmas causas ou ideais, lutando em conjunto para concretizar os objetivos em que acreditam. Há algo de impessoal também em todas estas relações de amizade, pois os laços que unem os nativos de Aquário com os outros são principalmente de natureza mental  e ideal. Estas pessoas «estranham» um pouco a dimensão física, a menos que, no seu mapa, haja  uma presença significativa dos elementos Terra e Água. É por isso que, normalmente, estes não sofrem muitos «dramas» emocionais: o (a) companheiro (a) está farto e quer «partir»? Ok, ele (ela) lá sabe o que é melhor para si,   e despedem-se em geral de forma civilizada. É frequente estas pessoas terminarem um relacionamento romântico ou um casamento sem dramas e ficando amigos do parceiro ou parceira.  Isto não quer dizer que não tenham sentimentos, têm, mas geralmente agarram naqueles que são mais gerais e «fogem» dos que exprimem meras necessidades pessoais. Talvez esta seja uma forma de autodefesa, para compensar a fragilidade e vulnerabilidade de um «eu» com poucas defesas e fraco desenvolvimento  e que tem medo de sofrer    se tiver muito «protagonismo». Mas pode-se dizer que estas pessoas sabem melhor ser amigas do que parceiras de romance.

Quando, ao Ascendente Aquário se associa a Lua em Peixes, a faceta impessoal e «pensadora» destes nativos sofre uma alteração pois a Lua em Peixes é naturalmente sensível e romântica e, apesar de se poder colocar num plano transcendente ou impessoal, também tem necessidades emocionais fortes que deseja ver satisfeitas. Assim, não há dúvida de que esta Lua ajuda os nativos com esta personalidade básica a exprimir a sua natureza emocional. Mas pode também exacerbar a tendência para criar «ideais»   e objetivos «idealizados» cuja probabilidade de se concretizar pode ser problemática. Esta é uma pessoa que gosta de «sonhar» de se elevar acima da realidade vivida para conceber uma outra que lhe agrade mais em termos de valores, princípios e sensibilidade. Mas o choque entre o que sonha e o que é possível concretizar pode trazer bastante frustração e ausência de realização pessoal, a menos que estas pessoas sejam capazes de canalizar o seu sentido visionário e idealista para causas sociais relevantes ou para algum tipo de criatividade artística ou associada ao entretenimento e que lhes permita viver a sua vida «entre a fantasia do imaginário» e a realidade menos brilhante do quotidiano, como acontece nos que se dedicam à escrita ou ao uso da voz, à atividade como ator, etc.

A Lua em Peixes gosta de fantasiar e de se identificar com os que mais sofrem e pode encontrar uma saída positiva para a sua vida emocional através de atividades de solidariedade  social, voluntariado, atividade religiosa ou espiritual, etc.  Se estas atividades não existirem e se entrar em desequilíbrio, pode facilmente deixar-se apanhar por sentimentos de depressão,  refúgio em substâncias aditivas, etc.

A Lua  rege a 6ª casa e está colocada na 2ª casa. Esta é uma posição que não facilita a  harmonia doméstica e, apesar de focar o sentimento de segurança pessoal e emocional  na  aquisição de     riqueza e de bens e de dar competências para ganhar dinheiro pelo trabalho, é preciso trabalhar duramente para que o dinheiro venha e pode vir em ritmo lento. Com esta posição, estas pessoas também podem perder dinheiro através de ladrões ou inimigos. Em alguns casos, especialmente se a Lua estiver fraca, pode haver algum defeito de fala, como a gaguez.  A educação pode ser dificultada e poderá haver doenças da boca. Em casos de uma Lua muito fraca pode haver tendência para dizer mentiras.

A Lua está colocada na 2ª casa. Esta  é uma posição potencialmente  aceitável para a Lua, contanto que ela seja forte e não sofra aflições. Esta posição faz com que os nativos tenham um interesse muito grande em tudo o que envolve dinheiro pois veem a sua segurança pessoal como dependente da acumulação de riqueza e de status social.  A vida familiar e a educação são também fatores considerados muito importantes por estas pessoas. Sendo , no entanto, a Lua regente de uma casa dusthana , estas áreas, a menos que a Lua esteja muito bem colocada no horóscopo, isto é, brilhante na fase de nascimento e receba o aspeto de planetas benéficos. Haverá dificuldades, que melhorarão com o tempo (a 6ª casa é também uma casa upachaya ou de crescimento) na concretização dos aspetos significados pela 2ª casa.  Esta colocação dá um tom de voz agradável e delicadeza na forma de falar; produz interesse por adquirir conhecimento e  será possível ganhar dinheiro através de um negócio que envolva mulheres, atividades ou produtos para as mulheres ou atividades que envolvam o público.  Devido ao facto de a Lua mudar com frequência, haverá flutuações no que se refere ao dinheiro e riqueza disponível , e isto será tanto mais evidente quanto mais fraca estiver a Lua. A Lua na 2ª casa também produz uma face bonita, e/ou uma excelente voz, podendo haver dotes para canto.

Quando, ao Ascendente Aquário e Lua em Peixes se associa o Sol no signo Gémeos temos o fator intelectual desta personalidade enfatizado: com o Ascendente e o signo do Sol ambos no elemento Ar, combinando as suas energias entre si sem dificuldade e de forma harmoniosa, percebemos que a expressão da Lua em Peixes não tem a vida facilitada e que, provavelmente, muitas vezes estas pessoas ficam perplexas com   aquilo que acham que são «excessos emocionais» da sua Lua. Provavelmente alternam momentos em que são muito mentais, faladoras e «intelectuais»- estado dominante- com outros em que ficam assoberbadas com a carga emocional da sua Lua e com a qual nem sempre deve ser fácil lidar.

O Sol em Gémeos evidencia, com clareza, todo o peso intelectual desta pessoa  e o seu gosto por estudar, conhecer e comunicar, tanto de forma escrita como oral. Evidencia também outro aspeto importante que é a necessidade de partilhar as ideias com os outros. Estas pessoas gostam de estudar e de aprender mas para poderem partilhar isso com os outros. Numa era de tecnologia, usam certamente todos os meios disponíveis para esse efeito, com dominância das redes sociais que têm a vantagem de ser interativas, muito rápidas na disseminação da informação e também muito impessoais no sentido em  que o «outro» está à distância, aparentemente próximo mas confortavelmente distante não obrigando a uma exposição física nem emocional direta o que é certamente muito apreciado pelos aquarianos.

Esta combinação de elementos pode concretizar-se facilmente em pessoas que escolhem o ensino, a atividade jornalística ou alguma atividade de relações públicas como forma de «ganhar a vida». Possuem o dom da palavra e a  inteligência abstrata e conceptual para terem bastante sucesso nesta via. A Lua em Peixes fica um tanto perdida entre os outros dois elementos mas ajuda a integrar a dimensão intelectual e emocional, embora isso nem sempre seja fácil.

O  Sol rege a 7ª casa e está colocado na 5ª casa. É uma posição excelente para ter sorte com os parceiros, incluindo o de casamento e/ou de negócios. Os parceiros podem ser ricos ou a família destes beneficia de algum modo o nativo.  O parceiro romântico, homem ou mulher, pode ser muito atraente e, se houver filhos, estes podem ser bastante inteligentes e trazer felicidade. Se não houver aflições ao sol, o casamento será feliz e os relacionamentos românticos também: os parceiros são devotados ao nativo. Esta felicidade é uma recompensa  kármica associada ao casamento trazida do passado.

O Sol está colocado na 5ª casa.  Esta posição do Sol indica  um intelecto forte e arguto. Pode haver alguns excessos temperamentais também. Pode haver tendência para ter pouca paciência com os filhos ou excesso de autoritarismo.  Segundo os textos clássicos, as mulheres com esta colocação do sol tiveram, muitas vezes, um nascimento difícil.  Esta colocação do Sol também dá o gosto por liderar e por  ter autoridade sobre os outros, podendo existir uma carreira política bem sucedida. Também pode haver benefícios recebidos do pai. Se o Sol estiver forte e não receber aflições, pode existir inclinação espiritual. Por vezes, há pouca sorte nos investimentos ou jogo, devido ao caráter maléfico do Sol.  Segundo os antigos, esta posição do Sol pode fazer da pessoa alguém que não tem um «lugar certo», preferindo movimentar-se de um lado para o outro sem muitas «raízes».

Globalmente, esta é uma personalidade básica cujo ponto forte é a capacidade mental e intelectual e o dom de comunicar e que precisa de integrar a dimensão emocional no seu desenvolvimento pessoal.

6 comentários em “Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Peixes e Sol Gémeos”

  1. Tenho procurado pela personalidade básica o seguinte perfil:
    Ascendente em gémeos, lua em balança e sol em aquário, mas não encontro…
    É possível traçar este perfil?

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário