Pedras e Cristais, Tanzanite

3

A Tanzanite é uma pedra particularmente bela, em tons de azul matizado de púrpura. Foi descoberta por um joalheiro da Tifanny’s que rapidamente a tornou uma das gemas mais cobiçadas pela sua beleza e raridade pois apenas  foi encontrada num único lugar do mundo, que lhe deu o nome: a Tanzânia, em Africa. Formou-se há milhões de anos no interior de rochas metamórficas, xistos e quartzos e  foi descoberta por alguns pastores Masai, que viram o seu maravilhoso brilho azul quando passaram pelo local , tendo recolhido alguns exemplares que maravilharam  e maravilham os joalheiros.  Hoje em dia encontram-se apenas exemplares pequenos e, mais raramente, aparecem cristais maiores nas minas já muito exploradas.  Se não forem descobertas outras jazidas, esta pedra acabará por ter um uso muito circunscrito. Foi  trabalhada pelos joalheiros da Tifanny’s que apresentou a gema ao público como um exclusivo tendo criado belas joias que realçam a sua beleza. O talhe da pedra também contribui para a sua valorização e esta apresenta, quando vista de lados diferentes, tons que também mudam: de um lado, mostra um profundo azul; do outro, um púrpura intenso e ainda de outro é possível surpreender um castanho amarelado embora em geral estes tons em castanho e amarelo possam desaparecer com um talhe bem feito da pedra.

6

Alguns exemplares em bruto apresentam esta coloração em castanho amarelado, considerada menos interessante e muito menos espetacular pelo que se usa o aquecimento a 500º para obter os tons de azul/púrpura que tanto encantam o público com a sua aura de profundo azul tingido levemente de púrpura, que remete para a pureza espiritual que lhe é associada. A sua beleza e raridade fazem dela também uma pedra que pode atingir preços elevados. Assim, sem dúvida que a designação que lhe foi dada de  «gema do século 20», popularizada pelas magníficas peças criadas pelos joalheiros da Tifanny’s é compreensível e justificada.

A Tanzanite tem uma dureza média, devendo ser usada com cuidado para não se danificar, não devendo ser exposta a métodos agressivos de limpeza nem a ácidos. Este mineral é uma variedade azul da Zoisite, um silicato de cálcio e alumínio.

4

A Tanzanite é uma pedra que harmoniza os chakras do 3º olho e do coração. Estimula o sentimento global de união e compaixão, ajudando a descobrir uma verdade do coração. Deriva o seu nome do nome do país onde foi descoberta- a Tanzânia-  em 1967 nas montanhas Merelani, sendo também designada por Zoisite Azul. A sua cor principal é o azul ou azul violeta, embora se possa encontrar também em tons de castanho dourado. A sua cor azul /púrpura é devida ao conteúdo em vanadium. Infelizmente, quando as minas da Tanzania estiverem esgotadas, este mineral deixará de estar acessível. Apesar de terem sido descobertas jazidas  de Zoisite amarela e verde na Zanzânia, a sua qualidade gemológica é inferior à da Tanzanite.

A Tanzanite é por vezes  referida como uma pedra mágica de despertar espiritual e de insight psíquico , ajudado a explorar o plano psíquico , pois desperta gradualmente o chacra da coroa. Dizem os entendidos que, para ajudar a despertar o chakra do 3º olho e os seus dons psíquicos, pode-se mover uma pedra de Tanzanite em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio, no meio da testa e, para finalizar mover depois a pedra em sentido contrário, para fechar. Trazer uma pedra de Tanzanite no interior do próprio campo magnético  ajuda a encontrar formas intuitivas para resolver problemas para os quais não se encontrava solução  e eleva a consciência a um plano mais espiritual que permite encontrar a beleza e a unidade entre as coisas  . Os que trabalham em excesso parecem sentir uma atração especial por esta pedra e  é útil usá-la pois ajuda  a desacelerar o ritmo de trabalho e a relaxar, o que tem também o efeito de melhorar a  concentração. É deste modo benéfica para todos os que sofrem de hiperatividade, ajudando-os a equilibrar  o excesso de energia aplicada ao mesmo tempo. Alivia o stress e aumenta o sentimento de harmonia, melhorando a atitude geral perante a vida. Alguns referem a capacidade de transmutar as energias negativas.

5

Na terapia com cristais ajuda a aliviar o stress em todas as perturbações com ele relacionadas. Também é usada com sucesso nos casos de elevada pressão arterial. Diz-se que acelera a regeneração celular e melhora a vitalidade física, atrasando o envelhecimento . Tem ainda efeitos benéficos sobre a pele e o cabelo. Fortalece o sistema imunitário, desintoxica o sangue e ajuda os processos de  regeneração celular.

Psicologicamente ajuda a superar medos, ansiedade e preocupações, melhorando o sentimento de bem estar geral e ajudando a superar momentos de crise. Ajuda a pessoa que a usa a sentir-se mais segura. Tem o poder de iluminar, segundo dizem, a compreensão interior, de modo a permitir vislumbrar a direção a seguir para maior desenvolvimento espiritual.

Embora não esteja ao alcance de todos, esta é uma belíssima pedra que vale a pena admirar , valorizar  e conhecer pois é ,antes do seu valor em  termos de preço, uma pedra de inspiração, de união e espiritualidade, razão pela qual lhe damos aqui um lugar especial  na nossa menção das pedras e cristais. E, se o (a) leitor (a) está entre os que têm o privilégio de possuir um dos raros exemplares, tire o máximo partido da sua pedra e trate-a com o cuidado que ela merece para poder conservá-la durante muito tempo.

One Thought to “Pedras e Cristais, Tanzanite”

  1. thalita ramalho de carvalho

    Quando as pedras passam por tratamento térmico elas podem alterar ou perder suas propriedades?

Deixe um Comentário a sua opinião conta