Pedras e Cristais, Tektite

a2

Hoje falamos de um mineral sui generis, um «vidro natural» formado , segundo alguns, através do impacto de meteoritos com a Terra. O nome que o designa, Tektite,  vem do grego «tektos», que significa «fundido».

Nos últimos dois mil anos, vários povos fizeram referência e este mineral:  para os chineses, esta era a pedra de escrita do Deus trovão; os aborígenes australianos consideravam-no mágico, atribuindo-lhe a capacidade de trazer boa sorte. Muitos povos associam-lhe ,tradicionalmente, esta característica de atrair prosperidade financeira e boa sorte.

a3

Segundo algumas fontes, a Tektite formou-se há cerca de 29 milhões de anos, na fronteira da Líbia e do Egipto após o impacto de um enorme meteorito que caiu no deserto do Sahara. O calor provocado pela queda fundiu a sílica presente nas areias do Sahara e produziu esta pedra «vidrada» e translúcida.

Existem outras teorias acerca da origem desta pedra mas deixamos a que nos parece mais credível.  O seu uso documentado teve início há 10 000 anos, tendo sido usado para fazer amuletos e outros objetos. Trata-se do «vidro»  natural mais puro que existe no mundo e pode ser aquecido a altas temperaturas antes de fundir (1700º). Pode encontrar-se em tons de verde, preto, castanho e cinzento.

Terá sido formado através do choque entre a areia do deserto e as partículas libertadas pelos meteoritos quando estes atingiram a Terra, libertando muito calor. Tecnicamente, é um vidro natural cujo tamanho vai de alguns milímetros a vários centímetros.

À primeira vista poderia pensar-se que este é um  vidro semelhante àquele que tem origem vulcânica como é o caso da Obsidiana.

Porém, as suas características físicas são bem diferentes das  daquele mineral pois, ao contrário do vidro vulcânico, não contém micrólitos nem fenocristais. Quando aquecido, o vidro vulcânico torna-se fumado  devido ao  conteúdo em água e sustâncias voláteis mas a Tektite possui apenas valores residuais de água .

a4

A partir  dos anos 60 do século passado a Tektite  tem sido encontrada sobretudo na Australásia, Europa Central, Costa do  Marfim e USA .

Nas suas propriedades metafísicas, refere-se que a meditação com esta pedra aumenta as faculdades psíquicas e permite a telepatia, nos que são naturalmente predispostos, ao mesmo tempo que eleva a energia disponível no campo magnético individual e limpa e abre o chacra de base.

A Tektite eleva a vibração  das energias , o que a  torna adequada para todos os que procuram o desenvolvimento espiritual. Usada durante a meditação, expande a consciência e ajuda na  compreensão e resolução de problemas.

Os peritos consideram que é uma pedra muito eficaz para afastar energias negativas de entidades indesejadas. É uma boa proteção do sono tranquilo, quando colocada debaixo da almofada.  Considera-se que o seu uso continuado desperta faculdades psíquicas , permite os sonhos lúcidos, etc..

Desperta os chacras inferiores, ligando a sua energia à dos chakras superiores,  melhorando o fluxo geral das energias subtis associadas aos chakras. Não é, no entanto, uma pedra de «enraizamento» embora a sua ação ajude a melhorar o equilíbrio energético em volta do corpo físico. Colocada em cima do chakra do 3º olho ajuda a integrar energias de planos elevados.

a1

Muitas culturas consideram esta pedra como um amuleto de boa sorte , afirmando que ela atrai prosperidade e sorte. Diz-se também que ajuda a obter lucros nos negócios e aumenta a quantidade de dinheiro, atraindo prosperidade material para a vida de quem a usa.

Na terapia com cristais, a Tektite ajuda a acelerar os processos de cura , incluindo a cura  de ferimentos.  Aumenta o sentimento de bem -estar e a capacidade para discernir a verdade nas experiências do dia-a-dia.

Apesar de ser uma pedra «sui generis» e não ter a beleza  de muitas outras, esta é uma pedra que consideramos valer muito a pena ter na nossa coleção para usufruir das qualidades únicas da sua energia.

Deixe um comentário a sua opinião conta