Planetas de Sucesso- Ascendente Capricórnio

dinh

Continuamos a série de artigos sobre os planetas de sucesso para cada signo Ascendente. Para ver uma introdução sobre este tema, por favor leia o nosso primeiro artigo.

O Ascendente Capricórnio tem regência de Saturno que está exaltado  (20º )  no signo Balança,  debilitado no signo Carneiro (20º),  está no próprio signo em Capricórnio  (0º a 30 º)  e Aquário (20º a 30º ) e no signo Mooltrikona (de 0º a 20º) de Aquário.  Saturno dá aos nativos uma natureza diligente e trabalhadora, flexível e capaz de se adaptar quando Saturno é forte, metódica, tradicional e conservadora, com boas competências de organização, competente socialmente, prudente e cautelosa mas também  de confiança. Se o Ascendente sofre com aspetos negativos ,estes nativos podem ser nostálgicos, rígidos, ter falta de energia e manifestar ressentimento e egoísmo. Podem sofrer quebras devido a excesso de trabalho ou problemas nervosos, precisando de um Sol forte para ter boa saúde. Os problemas nas articulações e nos ossos podem também contribuir para reduzir o seu bem- estar geral. Saturno forte permite uma aparência  física agradável e charmosa. Se o Sol estiver fraco ou sofrer aflições, estes nativos terão dificuldade em vencer na vida pois sofrerão de fraqueza geral e falta de saúde, tendo uma aparência envelhecida, com rugas, corpo emaciado e olhos encovados.  A grande ambição e capacidade de trabalho asseguram, na generalidade dos casos, boas realizações no plano prático.

Este Ascendente tem o Sol e Júpiter, para além  dos nodos Rahu e Ketu, como planetas funcionais maléficos. (classificação de V. K. Choudhry). Alguns investigadores, na tradição da Jyotish  e outros na atualidade, consideram Marte , planeta badhakha para este Ascendente, como planeta maléfico. A Lua é considerada por alguns como neutra e por outros astrólogos como maléfica. Segundo o astrólogo V. K. Choudhry, que desenvolveu uma das abordagens mais interessantes da tradição da Jyotish, Saturno   e Mercúrio atuam como  «planetas como o Sol» para este Ascendente. Para ler a explicação completa das várias abordagens sobre o estatuto funcional dos planetas para este Ascendente, clique aqui.

Quando Marte está colocado na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 8ª ou 12ª casas  )  o nativo  não se torna   manglik   desde que esteja forte e bem colocado e sem aflições.

Mercúrio precisa de ser forte no horóscopo para permitir a estas pessoas  ter sorte pois rege a casa mais auspiciosa do horóscopo, a 9ª. Além do mais, apesar de na tradição, se referir habitualmente a conjunção entre o Sol e Mercúrio como um yoga que produz grande inteligência, para este Ascendente, a proximidade entre Mercúrio e o Sol regente da 8ª casa não é de todo desejável pois provoca combustão de Mercúrio e, com isso, reduz a sorte e não favorece a inteligência.

O Sol rege a 8ª casa e , quando é forte permite receber boas heranças ou legados, nascer numa família com bom estatuto social e dinheiro, bem colocada e influente. Dá boa vitalidade ao nativo, uma constituição física forte e saudável e contribui para uma vida conjugal feliz e harmoniosa, bem como para ganhos através das parcerias.  Ajuda ainda a obter uma posição elevada em instituições ou serviços do estado.

A Lua rege a 7ª casa e  quando é forte, ajuda a encontrar um cônjuge com excelentes qualidades, bem como bons parceiros e  ainda alcançar sucesso em  terras estrangeiras. Contribui para a harmonia da vida conjugal e das parcerias, aumenta a vitalidade e permite encontrar um cônjuge com família de posses e com influência social.  Quando o cônjuge é feminino, pode também ter grande beleza. Saturno e Marte precisam de ser fortes no horóscopo para garantir que estes efeitos são estáveis e duradouros.

Mercúrio rege a 6ª casa e também a 9ª casa, esta última ocupada pelo seu signo mooltrikona. Quando está fraco provoca falta de sorte e é apontado por vários astrólogos da Jyotish como o ponto mais fraco para este Ascendente devido à frequência com que fica fraco, situação que é aumentada pela rapidez com que se move  e transita pelos pontos difíceis do horóscopo. Um Mercúrio forte dá um excelente intelecto , sorte, capacidade para os negócios, um pai com sorte na vida e vida longa.  Nesta condição,  a pessoa recebe o benefício de bons professores e outras figuras de sabedoria que a orientam, incluindo o pai. Fará viagens de longa distância e curta duração que trarão excelentes resultados, terá inclinação espiritual, filosófica ou religiosa e poderá ter uma vida confortável em terras estrangeiras.

Marte tem o seu signo Mooltrikona na 4ª casa, uma casa estruturante para toda a vida dos nativos, sendo por isso um planeta bastante importante para o sucesso geral na vida. A força deste planeta  assegura, na infância, uma relação com a mãe que permite um desenvolvimento saudável da personalidade, boa educação na infância, a capacidade para obter bens de conforto e propriedades como casa e veículo e contribui para uma vida conjugal harmoniosa e feliz. Se estiver fraco no horóscopo, todos estes significados terão dificuldade em ser alcançados. Um Marte  forte permite alcançar boa posição financeira, saúde, boas oportunidades de negócio, cargos executivos e adquirir bens móveis e imóveis como casa, terras e veículos.

 Vénus  rege a 10ª , casa, ocupada  pelo seu signo Mooltrikona e a 5ª casa, tendo por isso o estatuto de yogakaraka .  É, deste modo, um planeta essencial para alcançar sucesso na vida. O sucesso profissional destas pessoas bem como a capacidade para alcançar um bom status e  reconhecimento social dependem de Vénus. Quando este está forte e bem colocado, estes nativos alcançam poder, riqueza e estatuto social, uma vida cheia de conforto, um casamento feliz e harmonioso, capacidade de influência social,  um estilo de vida marcado pelos prazeres da vida de todos os tipos.

Júpiter   rege a 12ª  e a 3ª casas. Estando o seu signo Mooltrikona colocado na 12ª casa, tem estatuto de funcional maléfico.  Quando é forte, no entanto, Júpiter permite uma boa paz mental, vida confortável em país estrangeiro, confortos, motivação e empreendedorismo, boas capacidades para exercer papeis de consultoria e aconselhamento na área financeira, etc., ao mesmo tempo que permite obter sucesso profissional e nos negócios em terras estrangeiras.

Saturno rege a e a 2ª casas . Quando é forte permite alcançar sucesso, ganhos nos negócios, obter bom status social, relacionamentos bem sucedidos, saúde, boa aparência física. Permite ainda obter um número considerável de bens, uma posição elevada em cargo executivo ou de liderança em organismo estatal ou socialmente relevante, e contar com  um bom número de pessoas ao seu serviço .

Para este Ascendente, que não corresponde a um signo Mooltrikona,  é imperativo que os planetas em geral  estejam fortes e bem colocados no horóscopo para que o sucesso possa ser alcançado  e se torne estável nas diversas áreas de vida  cujos aspetos principais são a saúde, os relacionamentos (casamento e negócios) e o sucesso profissional e material.  Quaisquer planetas fracos comprometem o sucesso  de pelo menos uma destas áreas de vida.

2 comentários em “Planetas de Sucesso- Ascendente Capricórnio”

    1. Essa é uma pergunta complexa e que pode indicar a necessidade de reviver aspetos da sua identidade que se tornaram inconscientes ou que estão fortemente enraizados no passado. Mas é preciso analisar todo o horóscopo e a navamsa e outras vargas para perceber melhor.

Deixe um comentário