Planetas de sucesso- Ascendente Sagitário

aven

Continuamos a série de artigos sobre os planetas de sucesso para cada signo Ascendente. Para ver uma introdução sobre este tema, por favor leia o nosso primeiro artigo.

O Ascendente Sagitário tem regência de Júpiter que está exaltado  (5º )  no signo Caranguejo,  debilitado no signo Capricórnio (5º),  está no próprio signo em Sagitário  (11º a 30 º)  e Peixes (0º a 30º ) e no signo Mooltrikona (de 0º a 10º) de Sagitário. (alguns também atribuem Caranguejo, de 6º a 30º).  Júpiter dá aos nativos uma natureza generosa, gosto por aprender e adquirir sabedoria, ambição  e sensatez para decidir e julgar.  Júpiter rege a boa fortuna e a sua colocação no Ascendente produz pessoas capazes de alcançar sucesso e com uma atitude jovial e alegre perante a vida. Estes nativos são inteligentes e magnânimos e amantes da Natureza. A sua personalidade «filosófica» faz com que adorem dar conselhos  aos outros sobre o rumo a seguir na vida e fazem-no de forma natural, usando a sua presença forte e agradável para persuadir e convencer. Têm excelente sentido de humor, embora possam ser impacientes e brutalmente francos. O seu pensamento rápido e  intuitivo  nem sempre é fácil de acompanhar  e, embora tolerantes, são em geral um pouco «convencidos», acreditando ser  mais «sábios» do que a maioria. Podem ter inclinação religiosa ou, pelo menos, metafísica, associando sempre o lado material da vida a um outro mais espiritual e transcendente.  Gostam dos espaços livres e podem dedicar interesse a atividades desportivas ao ar livre. Também gostam de animais, tendo com frequência animais de estimação. Quando Júpiter está forte, o sucesso chega sem muita dificuldade. Estas pessoas são extrovertidas e gostam bastante de conversar e de se relacionar com os outros.

Este Ascendente tem a Lua, para além  dos nodos Rahu e Ketu, como planetas funcionais maléficos. Alguns investigadores, na tradição da Jyotish (o sábio Satyacharya, por ex.,) e outros na atualidade, consideram Vénus e Saturno como planetas maléficos. O Sol e Marte são planetas benéficos. Parashara, o sábio que fundou o sistema da Jyotish considerava a Lua como sendo neutra apesar da regência da maléfica 8ª casa. Alguns  consideram também Júpiter  como neutro, uma vez que se trata de um planeta benéfico a reger duas casas kendra.  Na nossa opinião, a Lua para este Ascendente precisa de estar muito forte e bem colocada para produzir efeitos benéficos e estes serão, eventualmente, mistos. Segundo o astrólogo V. K. Choudhry, que desenvolveu uma das abordagens mais interessantes da tradição da Jyotish, Saturno  atua como «um planeta como o Sol » para este Ascendente. Para ler a explicação completa das várias abordagens sobre o estatuto funcional dos planetas para este Ascendente, clique aqui.

Quando Marte está colocado na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 8ª ou 12ª casas  )  o nativo  não se torna   manglik  pois Marte tem estatuto funcional benéfico para este Ascendente.

Mercúrio precisa de ser forte no horóscopo para permitir a estas pessoas sucesso no plano profissional, caso contrário podemos assistir a uma disparidade entre os conhecimentos e competências destas pessoas e o  sucesso   profissional que realmente alcançam.

O Sol rege a 9ª casa e estes nativos têm em geral sorte, pais bem colocados, estatuto social relevante e sorte. São orientados para a evolução da alma e podem obter fama e considerável reputação.  Podem encontrar alguém que serve de guia ou orientador nas suas vidas e que lhes fornece os valores e princípios fundamentais que lhes regem a vida. Possuem um forte sentido de «missão» ou «destino» que procuram concretizar. A relação com o pai, desde que o Sol esteja bem colocado, tem em geral um significado profundo na sua vida.

A Lua rege a 8ª casa e precisa de estar forte- brilhante, bem colocada e/ou recebendo o aspeto de planetas benéficos – para produzir efeitos positivos. Quando isso não acontece, traz eventos infelizes, embora de curta duração, para as várias áreas de vida sempre que transita pelos pontos fracos do horóscopo ou por planetas maléficos ou quando está em conjunção com planetas maléficos no horóscopo, trazendo obstruções, acidentes e desgraças inesperadas. Quando está forte, pode permitir receber riqueza através de heranças, indemnizações ou legados ou ainda através de decisões de tribunal.

Mercúrio rege a 7ª casa e também a 10ª casa. Quando está fraco provoca instabilidade no plano profissional e um reconhecimento inferior ao que o mérito pessoal exigiria. Também prejudica nesse caso, as parcerias pessoais e o casamento, indicando parceiros pouco fiáveis ou pouco honestos ou ainda fracos por algum motivo, ou instáveis. Um Mercúrio forte permite concretizar uma boa vida profissional, com fama e mérito reconhecido , jeito para os negócios, bom intelecto e boa capacidade para gerar rendimentos a partir da profissão e/ou das parcerias.

Marte tem o seu signo Mooltrikona na 5ª casa, uma casa de sorte trazida para esta vida. Rege também a 12ª casa que adquire estatuto de «neutra». Marte forte torna estes nativos inteligentes, dinâmicos e criativos, dá-lhes autoridade e capacidade de liderança em cargos de direção e execução.  Permite ainda ganhar através de especulação e de atividades de empreendedorismo, permitindo obter uma posição financeira boa. Também favorece a educação de grau superior , a saúde, tanto física como mental, dando uma mente forte e grande dinamismo.  Permite ainda ter filhos rapazes que serão dinâmicos, inteligentes e empreendedores. Os pais destes nativos podem também alcançar posições elevadas no governo ou outras instituições respeitáveis na sociedade e que ajudarão a elevar o seu status social..

Vénus  rege a 11ª , casa, ocupada  pelo seu signo Mooltrikona e a 6ª casa . Quando Vénus está forte bem como as casas que rege e a casa onde está colocado e não recebe aspetos de Rahu/Ketu nem da Lua, confere boas oportunidades para ganhar dinheiro  de fontes diversas, aumentando desse modo o rendimento disponível; permite ter amigos influentes e bem colocados que ajudarão a obter rendimentos e mais sucesso. Também permite aumentar os confortos disponíveis, ter um estilo de vida influenciado pela Arte ou por fatores relacionados com esta, além de favorecer os relacionamentos contratuais e, especialmente , o casamento.  Um Vénus forte protege ainda de excesso de despesas e ajuda a vencer inimigos e competidores no local  de trabalho.

Júpiter   rege a  e a 4ª casas. Quando está forte e bem colocado , sendo o regente do Ascendente, protege a saúde, dá uma personalidade  charmosa e alegre e, se a Lua também for forte, dá boa sorte , elevado status social,  realização pessoal e sucesso  em profissões ligadas ao ensino, ao aconselhamento, etc. Sendo Sagitário o signo mooltrikona de Júpiter, desde que este esteja forte os seus nativos obtêm reconhecimento por parte dos outros que os veem como exemplo  a seguir pela sua sabedoria , inteligência e conhecimentos e essa excelente reputação ajuda-os a alcançar sucesso em áreas em que a «qualidade de saber mais» é significativa e relevante. Ao favorecer uma boa saúde, também ajuda a alcançar o sucesso, tornando-o estável e duradouro. Estes nativos gozam ainda de todos os confortos, uma boa casa, veículos, etc., e são felizes, tendo também em geral boa paz mental.

Saturno rege a 2ª e a 3ª casas   revelando que estes nativos são muito trabalhadores .São cautelosos com o modo como gastam ou investem, preferindo formas conservadoras de poupança a investimentos de risco, devido à influência de Saturno.  Quando este é forte, existe no entanto uma boa capacidade de iniciativa e empreendedorismo , coragem e capacidade comunicar e de compreender.  Saturno forte também favorece a saúde, dando um bom sistema respiratório e boa relação com  irmãos mais novos.  Permite ainda negócios bem sucedidos e excelentes ganhos financeiros, posse de bens e de riqueza,  boa reputação e respeitabilidade , dom de falar a verdade e adquirir reputação por causa disso pois estes nativos são rigorosos no cumprimento da palavra dada, o que também favorece o seu sucesso nos negócios pois os outros  reconhecem a  sua fiabilidade e honorabilidade nos acordos e contratos.

Para este Ascendente é imperativo que a Lua e Mercúrio estejam fortes e bem colocados no horóscopo para que o sucesso possa ser alcançado  e se torne estável caso contrário haverá períodos em que as reviravoltas na sorte  se podem suceder trazendo períodos de sorte que alternam com outros de perdas  de posição e de status.

2 comentários em “Planetas de sucesso- Ascendente Sagitário”

Deixe um comentário