Pedras e Cristais, Turmalina Preta

cc11

No artigo de hoje falamos de uma das pedras mais carismáticas , a Turmalina Preta.

Num artigo anterior falámos das propriedades gerais da Turmalina. Hoje falaremos de uma Turmalina particular, a Turmalina Preta.

Esta pedra  é considerada uma das mais poderosas para proteção desde a antiguidade. Nos tempos antigos, os  magos usavam-na para se protegerem de forças negativas e ainda hoje  é usada para o mesmo efeito formando, segundo se diz, um escudo psíquico que repele as energias negativas de todos tipos incluindo as provenientes do ambiente, radiações, ou mesmo os pensamentos destrutivos ou negativos da pessoa que a usa.

A energia da Turmalina preta é elétrica, caracterizando-se este mineral por ser piroelétrico ou  isoelétrica, isto é, tem a propriedade de ficar eletricamente carregada quando é aquecida ou esfregada, ficando com uma polaridade positiva num dos lados e negativa no outro.

Quando carregada, atrai ou repele  pequenos pedaços de papel, partículas, etc.;  alinha os chakras, harmonizando o corpo e enraizando-o na Terra, ao mesmo tempo que ajuda a canalizar as energias  curativas tanto no plano físico como psíquico. Aumenta o sentimento de confiança e ajuda a lidar com ambientes desafiadores e circunstâncias difíceis.

A Turmalina pertence ao grupo de boro -silicatos de alumínio e contém vários metais em diferentes proporções, como ferro e magnésio, daí derivando as suas várias cores. Os seus cristais são prismáticos e verticalmente estriados e podem ter formas finas ou grossas  e colunares . Forma frequentemente uma espécie de «agulhas» longas.

cc4

 

Os exemplares mais comuns de Turmalina são os de Turmalina Preta, também designados por Schorl. Este nome é usado desde o século 15, correspondendo a uma cidade alemã na qual este mineral foi encontrado. 95% de toda a Turmalina existente no mundo é Turmalina Preta ou Schorl.   Esta pode por vezes ser de cor azul mas num tom tão profundo que parece preto.

Ocasionalmente a Turmalina encontra-se incorporada no interior do quartzo transparente e, quando isso acontece, chama-se Quartzo Turmalinoso.

Esta variedade é considerada um poderoso Talismã de boa sorte e só é usado quando a pessoa precisa realmente que a sorte entre na sua vida, não sendo uma pedra para usar de forma continuada mas apenas ocasionalmente.

A Turmalina Preta é, desde há muito , uma pedra usada pelos Xamãs em rituais de purificação e de proteção, para o que se  colocavam 8 pequenas pedras num círculo ou altar. Também era usada para fins de vidência,  para descobrir a causa de algum problema ou deixar ver  um inimigo.

Hoje em dia, a Turmalina Preta usa-se para enraizar a energia do corpo na energia da Terra, sendo uma boa pedra para usar em meditação.

Psicologicamente, ajuda a superar o medo, a aumentar a autoconfiança, superar fobias, em especial de lugares fechados. Também ajuda a lidar com pessoas que têm antagonismo para connosco, levando-os a afastar-se.  É um poderoso escudo contras todas as energias poluentes do ambiente, radiações dos eletrodomésticos e computadores, etc..

cc33

A Turmalina Preta ajuda a superar o enjoo da viagem e ajuda a recuperar o brilho do cabelo. Melhora também o sentido do cheiro.

Esta pedra tem um uso apreciado na indústria devido à sua propriedade de transmitir elevadas frequências de ondas de rádio e de televisão, sendo usada nos circuitos de transmissão, pela sua elevada resistência e durabilidade.

Na terapia com cristais, a Turmalina é usada para realinhar a coluna, aliviar as dores nas costas  e musculares, ajudar a recuperar as cicatrizes da pele, etc. Fortalece o sistema imunitário, o coração e as glândulas suprarrenais.

Também ajuda nas doenças dos intestinos e do cólon e liberta o organismo de toxinas  de metais pesados causadas  por fatores ambientais.

Diz-se ainda que a Turmalina  Preta ajuda a equilibrar os dois hemisférios cerebrais e a alinhar o funcionamento do cérebro com os chakras.  Finalmente, é ainda referida  a ajuda da Turmalina Preta nos processos de libertação de dependências aditivas e no aumento da vitalidade física.

A Turmalina Preta precisa de ser limpa e carregada por ex., uma vez por mês: para a limpar, pode-se deixar a pedra sobre uma camada de sal de rocha (ou dentro de um copo de vidro sem metal com água e sal de rocha) durante 24 ou 48 horas. Para a carregar eletricamente, basta deixá-la por mais ou menos uma hora à luz do sol.

Deixe um Comentário a sua opinião conta