Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Peixes e Sol Touro

bbv

Respondemos a mais um pedido dos leitores, hoje com uma personalidade básica que combina os elementos Terra e Água.

O Ascendente no signo Virgem  indica uma pessoa focada no mundo prático, muito sensível à realidade que a rodeia em termos empíricos e que define os seus valores a partir do potencial que estes têm de ser úteis e de contribuir para maior eficiência no plano do «fazer» das rotinas diárias e das necessidades emergentes da existência material na Terra.

Os nativos de Virgem são em geral muito inteligentes e com grande capacidade analítica e de pormenor. São perfecionistas  e adoram «ordem» à sua volta, isto é, gostam de ver «cada coisa no seu lugar», perfeitamente ordenada e «à mão» quando é necessária. Detestam ambientes caóticos ou desorganizados e não se dão com pessoas incapazes de fazer o mesmo nesta matéria. São pessoas viradas para o trabalho e orgulham-se da sua competência, cumprindo escrupulosamente as suas tarefas de forma perfeita. São o protótipo do empregado insubstituível que «adivinha» o que vai ser necessário e se antecipa a torná-lo disponível logo que  é preciso sendo por isso em geral pessoas muito valorizadas pelos empregadores. Apesar disso, não gostam de desempenhar cargos de chefia devido à sua natureza tímida ou, por vezes, por subestimarem o seu próprio valor, preferindo que outros assumam a responsabilidade, mesmo quando a fatia maior do trabalho se deve ao seu contributo.

Para um nativo com Ascendente Virgem o ambiente do lar e todas as rotinas que lhe estão associadas é algo de grande importância. Pode ocupar-se , nos tempos livres, a  torná-lo mais eficiente e mais organizado e privilegia a função da utilidade à  simplesmente decorativa: apesar de poder  apreciar também esta última, descarta como puramente supérfluo tudo o que não tem uma qualquer «função» de utilidade para satisfação de alguma necessidade. Na mente destas pessoas, tudo o que se constrói tem uma razão de ser e esta é, necessariamente ,de ordem prática. Assim, estas pessoas são em geral intuitivamente proficientes na reparação de algum artefacto que se tenha avariado ou partido, preferindo mesmo ocupar-se com essas pequenas tarefas, quando têm tempo livre, a gastá-lo em «puro ócio» ( para eles sinónimo de «perda de tempo»).

A orientação para o perfecionismo e a tendência para criticar tudo o que é «imperfeito» (incluindo-se eles próprios nesse rol) pode, no entanto, causar ansiedade ou nervosismo a estas pessoas, que são lestas a apontar os «defeitos» dos outros mas fazem-no igualmente a si mesmas, considerando frequentemente que tudo o que fazem contém defeitos e «podia ser melhor». Esforçam-se por isso por melhorar as suas práticas no intento de se superarem continuamente a si mesmos. E, em relação aos outros, não é também em geral fácil aguentar o seu olhar incisivo e sem piedade sempre que fazem alguma coisa que não obedece aos rigorosos padrões de   realização que estabelecem.

Estes nativos gostam de saber com o que contam e não suportam eventos inesperados que não consigam integrar no seu esquema geral das coisas, previamente definido e estabilizado. Não têm, por isso, muita adaptabilidade em relação à mudança, sobretudo quando esta é inesperada e lhes «estraga» a visão do mundo em que confiavam.

Quando, ao Ascendente Virgem se associa a Lua em Peixes,  o seu signo oposto, as características pragmáticas e «terra a terra» próprias de Virgem mudam bastante pois a afetividade de Peixes mistura-se com a racionalidade de Virgem e produz pelo menos características duais, com momentos de grande racionalidade e outros de maior afetividade.

A Lua em Peixes tem pouco sentido prático, é romântica, idealista e «distraída» em relação às rotinas do quotidiano, com as quais tem dificuldade de lidar. Assim, a junção destes dois signos opostos oferece a oportunidade de melhorar os pontos fracos de um e de outro, contrabalançando o excesso de pragmatismo e de  organização,  com o improviso do sentir e da intuição que valoriza mais do que o que é útil no sentido terreno e abre o leque do significado de «perfeição» do plano mundano e sensorial para o plano espiritual e transcendente. Virgem não sente atração especial pelos aspetos não sensoriais da realidade, o seu é um mundo de «factos»; Peixes precisa de transcender esse plano, que identifica com um plano de ilusão e  quer focar-se no que está para além disso, na realidade metafísica e espiritual e, o que é mais, o seu critério de perfeição não é o de «fazer coisas no plano terreno da forma mais eficiente possível» mas acautelar o plano da «salvação» espiritual» e do aperfeiçoamento espiritual da alma. Assim, a associação entre estes dois elementos da personalidade permite procurar um equilíbrio entre estes dois planos de realidade e alcançar o melhor de cada um.

A Lua rege a 11ª casa e está colocada na 7ª casa. Esta é uma boa posição para conseguir realizar as suas ambições e desejos. Indica igualmente a forte possibilidade de o cônjuge ser alguém  influente, ou rico (ou ambas as coisas) com um largo círculo social e amigos igualmente poderosos ou influentes. Estes nativos têm uma natureza apaixonada e desejos fortes que perseguem sem desistir. Se a Lua estiver forte, haverá um casamento feliz. O cônjuge ( e outros parceiros) ajudarão no ganho de riqueza.

A Lua está colocada na 7ª casa.  Esta é uma posição clássica  para parcerias e casamentos felizes, sobretudo se a Lua estiver brilhante no momento do nascimento. Indica também que o sentido de segurança emocional dos nativos com esta personalidade básica assenta essencialmente no relacionamento com o cônjuge e /ou outros parceiros. Romantismo, sensualidade, paixão, são ingredientes fundamentais do modo como estas pessoas se ligam ao parceiro de vida. Ao mesmo tempo, esta posição da Lua também mostra que estas pessoas casam com alguém que as fará felizes e que é próspero, influente, talentoso , brilhante intelectualmente, etc.. E, como a Lua lança aspeto para o Ascendente, também favorece os nativos desta personalidade dando-lhes beleza , sensibilidade, saúde e facilitando, ao mesmo tempo, o acesso às boas coisas da vida. As mulheres com esta posição têm em geral a expressão da essência do «feminino», o que as torna particularmente atraentes. Os relacionamentos formados com um parceiro são profundos e indicam que esta pessoa , em geral, fica junto do parceiro, haja o que houver. Porém, isso nem sempre acontece com o parceiro, devido à mutabilidade da Lua, a menos que Júpiter, o regente da 7ª casa, seja forte. Se assim não for, haverá provavelmente vários casamentos, com estas pessoas a tentarem encontrar o «parceiro ideal e perfeito».

Quando, ao Ascendente Virgem e Lua em Peixes se associa o Sol no signo Touro, outro signo de Terra, temos uma trilogia que se articula muito bem nesta personalidade. O signo Touro combina a capacidade de trabalho de Virgem e a afetividade de Peixes, dando grande valor aos relacionamentos próximos, sobretudo ao nível da família, que são o centro do seu mundo.

Porém, o signo Touro é um signo fixo,  o que significa que não aprecia mudanças, revelando em geral a tendência para se manter firme nos valores e convicções geradas por experiências anteriores e solidificadas de forma firme. A teimosia é um traço forte da sua personalidade e isso, associado ao perfecionismo de Virgem e ao seu gosto por «manter» a sua visão do mundo sem alterações pode dar origem, com a participação do idealismo de Peixes, a uma imagem da realidade com a  qual estes nativos se comprometem e que resistem tenazmente a abandonar. Estas não são pessoas prontas a abdicar daquilo em que acreditam há longo tempo em prol de alguma possibilidade nova que «lhes ofereça o céu».Ficam-se por aquilo que conhecem bem e que «é garantido» à partida.  Será assim necessário um «cataclismo alargado» de todo o seu mundo para que  abandonem os seus ideais e convicções, que provavelmente se mantêm inalterados desde há anos. Ficam felizes com isso pois,  na sua mente, é sinónimo de segurança e de fidelidade aos seus princípios.

O Sol rege a 12ª casa e está colocado na 9ª casa Esta não é uma posição feliz para o relacionamento com o pai e outras figuras de autoridade. O pai pode gerar muitas dívidas e despesas que serão pagas por estes nativos. Pode em alternativa ter uma vida difícil e sem sorte ou morrer cedo. Esta posição não favorece, igualmente, a sorte destas pessoas, podendo indicar poucas oportunidades. Para alguns significa ainda pouco interesse por teorias metafísicas, religiosas ou filosóficas.  Estes nativos deverão ter cuidado ao fazer viagens de longa distância, que podem trazer despesas e perdas e gerar dívidas.  A sorte individual é prejudicada com esta posição do Sol. Pelo lado positivo, normalmente esta posição indica uma boa vida sexual e, segundo os textos antigos, um estado positivo após a morte.

O Sol está colocado na 9ª casa.  Esta posição do Sol numa casa trikona exige analisar os aspetos que  o Sol recebe  no horóscopo  pois o sol é um planeta maléfico natural e tende a dar resultados menos bons nestas casas além de que ,por si só ,tende a reduzir os efeitos positivos da 9ª casa, ou seja, da sorte individual. Acresce a este fator o também ter a regência da maléfica 12ª casa o que aumenta a possibilidade de produzir efeitos menos positivos. Segundo a tradição, a pessoa com esta colocação do Sol abandona as crenças e tradições da sua religião de nascimento para adotar outra crenças . Tendo em conta o conservadorismo desta personalidade, pensamos que isso tem mais hipóteses de acontecer para os que deixam o país natal cedo na vida para residirem em algum país estrangeiro. Se o Sol receber bons aspetos, a sorte do pai pode ser boa mas a relação com ele pode ainda ser difícil. O pai destas pessoas pode ser alguém com elevados princípios e moral e  o mesmo acontece com os que têm esta personalidade básica pois têm bom caráter, apreciando os valores espirituais da vida.

Globalmente, esta é uma personalidade básica cujo sucesso na vida depende grandemente da qualidade dos relacionamentos que estabelecer na vida.

6 comentários em “Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Peixes e Sol Touro”

  1. Olá, adorei esta sequência de posts sobre as configurações sol-lua-ascendente. Não é muito comum acharmos coisas desse tipo na web, e ficou bem legal!
    Teria como fazer sobre: sol em libra, lua em sagitário e ascendente em sagitário? Não sei muito sobre essa combinação (a minha, por sinal).
    Abraços.

    1. Estes relatórios sobre a personalidade básica são uma criação nossapor isso julgamos que só existem no nosso site. São uma forma de presentearmos os nossos leitores, o que fazemos com agrado. Tomámos nota do seu pedido.

Deixe um comentário