Pedras e Cristais, Ulexita (Pedra TV)

dd2

Esta é uma pedra curiosa. É um composto natural fibroso com propriedades óticas, capazes de transmitir a luz por um processo de reflexão interna. O seu nome popular de «Pedra TV» deve-se a esta qualidade  que tem de refletir : colocada por cima de uma superfície qualquer, olhando-se de um certo ângulo,  essa superfície aparece refletida na pedra embora isto seja mais fácil de fazer em uns exemplares do que noutros, sendo mais fácil nos que estão bem polidos.

A Ulexita é um mineral de borato de sódio e cálcio e deriva o seu nome do homem chamado  Ulex que, em 1850,  a descobriu. Encontra-se nas regiões áridas e nas  praias e lagos salinos cuja água evaporou. Os maiores depósitos situam-se na Califórnia e Nevada (USA) no Chile e no Cazaquistão. Este mineral pode ser semitransparente ou de cor branca  sedosa. Tem semelhanças na aparência com a Selenite (embora seja quimicamente bastante diferente) e, tal como esta, pode ser danificado quando colocado na água. Assim, ao limpar não use água. Aparece em massas sedosas arredondadas ou em tubos filamentosos e fibrosos.

dd4

A Ulexita é  metafisicamente uma pedra de visão à distância, dizendo os entendidos que ela permite a clarividência em relação a factos que estão à distância seja no espaço seja no tempo. É reputada pela capacidade de ajudar a ler as energias  e as intenções dos outros, (diz-se que permite ver o que vai na mente e no coração dos outros) , sendo útil para os que têm o dom da telepatia ou canalizam energias subtis, aumentando e fortalecendo essa capacidade; a perceção clara do que os outros pensam e sentem pode ser útil também  para todos os que desejam melhorar a sua capacidade de relacionamento.

Segundo dizem, ajuda a desenvolver as aptidões psíquicas dos que são naturalmente dotados; também liga as emoções e o pensamento, permitindo uma visão mais clara das coisas. Esta pedra tem afinidade com o chakra do terceiro olho e é útil nos que estão a desenvolver a intuição. Os peritos afirmam que ela é capaz de ajudar a ligar a pessoa que a usa com o plano espiritual, ou angélico. Ativa o terceiro olho e a glândula pineal, segundo afirmam os que têm explorado os seus dotes metafísicos.  Para os que desejam explorar e aumentar os dons de perceção psíquica, deverá  colocar-se  um exemplar de Ulexita debaixo da almofada, perto do chacra do 3º olho. Na meditação, a pedra pode usar-se na mão, para aumentar os efeitos pretendidos. Pode também ser programada para assistir na conexão com o «anjo da guarda».

dd3

Esta é também uma pedra de criatividade, melhorando a imaginação e favorecendo os processos de criação. Tem reputação de libertar os bloqueios a este nível, sendo por isso útil a todos os que desenvolvem o seu trabalho em áreas criativas. Estimula a imaginação e traz inspiração, ajudando a encontrar ideias fecundas rapidamente.  Também ajuda a ver com clareza a causa de algum problema , libertando a mente para descobrir soluções.

Na terapia com cristais, a Ulexita usa-se nas perturbações da visão e problemas  dos olhos, para restabelecer o equilíbrio na glândula pineal e no cérebro.

Alguns afirmam que , ao pegar na pedra, a pessoa deve poder sentir de imediato a sua energia. Se isso não acontecer, é porque não é a pedra certa para essa pessoa e deverá procurar outra.

dd1

A Ulexita é uma pedra frágil, riscando com a unha. Para a limpar não use água pois dissolver-se-ia. Pode limpá-la usando incenso (de sálvia, sândalo, etc.)  ou passando-a pela chama de uma vela várias vezes ,como explicamos no artigo sobre a limpeza das nossas pedras e cristais.