Trânsito de Júpiter por Virgem- Ascendente Aquário

esp

No próximo mês de agosto (no dia 11, mais precisamente), Júpiter abandonará o signo Leão e entrará no signo, menos favorável, de Virgem, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 11 de agosto  2016 e  até 12  de setembro 2017,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos anteriormente  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Para ler a pequena introdução  que escrevemos no primeiro artigo sobre o novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui.

Efeitos do Trânsito de Júpiter 2016-17  para o Ascendente Aquário

Este novo trânsito de Júpiter pode  provocar uma limpeza ao nível dos seus afetos e emoções, vai levar ao reconhecimento da importância de todos os recursos partilhados  e, se estiver bem colocado no horóscopo, vai permitir beneficiar dos recursos dos parceiros, tanto o parceiro de casamento como o de negócios.

Este será um bom período para renovar o seu testamento, continuar com  investimentos de longo prazo, seguros, etc..  Não é um bom período para iniciar novos  investimentos. Investir para ganhos imediatos é contraproducente. Se precisar de um empréstimo, no entanto, a longo prazo, poderá ter sucesso, embora convenha não exagerar para não se ver a braços com grandes dívidas cujo peso agora poderá ser demasiado. Você poderá, durante este trânsito, deparar-se com o fracasso dos seus projetos e passar por algumas situações em que o seu orgulho poder sair ferido, em termos profissionais e sociais. Pode passar por dificuldades no  casamento e na relação com os filhos.  E, a menos que esteja a atravessar os períodos dasha de Saturno ou de Vénus, este será um ano para desenvolver grande resiliência e paciência. A sua saúde também tende a ser frágil agora. Este será, no entanto, um período excelente para o estudo de ciências ocultas, metafísica e espiritualidade e encontrar uma base para a aplicação prática desses saberes.

A 8ª casa  por onde transitará Júpiter  relaciona-se  com dinheiro partilhado, poder , intimidade e amor partilhado; é também uma casa que representa grandes quantidades de dinheiro «não ganho» isto é, não resultante do esforço e trabalho do indivíduo.  É uma casa de longevidade (duração da vida), investigação, interesse pelas ciências místicas e pelo oculto, salvação (Mokscha), transformações internas e externas, eventos passados e futuros, herança, morte, testamento, seguros, ganhos fáceis, laços conjugais, vulnerabilidade, medo, acidentes, obstruções, litigação, bancarrota, roubo, perdas, infortúnio, desgraça, desapontamentos, dor mental, tristeza, obstáculos, doenças crónicas, bem- estar físico, emocional e sexual, depressão, circunstâncias gerais ao longo da vida, as finanças do parceiro, dinheiro recebido de parcerias, processos judiciais. Alguns destes significados serão expandidos durante este ano pelo trânsito de Júpiter e você poderá passar por várias reviravoltas na sua vida, ao longo deste ano. Pela nossa experiência, atrevemo-nos a dizer que, na área em que for premente fazer mudanças na sua vida (e isto pode ser diferente para cada pessoa) você pode sentir o tapete a sair-lhe de baixo dos pés  e pode ver-se sem rede a voar pelo desconhecido sem ter a menor noção  do que vai acontecer a seguir. As suas finanças podem ser uma preocupação recorrente ao longo deste trânsito. Pode haver atrasos constantes no recebimento de dinheiro esperado, ou obstruções a esse recebimento. Em alguns casos, quando Júpiter e Mercúrio são muito fracos no horóscopo, pode haver desvalorização de bens e da riqueza próprias.

Júpiter  rege a 2ª e a 11 ª casas do seu horóscopo sendo por isso, por si só, um indicador forte de ganhos e  de riqueza. E, se estiver forte no horóscopo, você pode receber «dinheiro não ganho». Do cônjuge (por exemplo em caso de divórcio ou por este ter recebido uma herança ou  por ter sido aumentado  o seu vencimento, etc.) ou de alguma parceria  de negócios em que as qualidades para obter rendimentos do seu  parceiro o beneficiam também a si.

Este novo trânsito de Júpiter não é muito favorável para os que desejam casar pois Júpiter atravessa a casa que significa o romper dos laços matrimoniais. Também não é um bom período para os que desejam ter um filho, devido às conotações maléficas da 8ª casa com  a morte ( e o aborto). Ao longo deste trânsito deverá também cuidar da sua saúde, que tende a estar fragilizada neste período.

Saturno, o planeta lento cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 10ª casa , em Escorpião, uma casa que  representa a carreira e  a reputação, a sua imagem pública e este trânsito de Saturno pode ser desafiador, como explicámos  no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Aquário. A sua carreira  pode passar por alguns atrasos ou fracassos ou o dinheiro pode entrar mais lentamente, ou pode haver dificuldade no reconhecimento do seu mérito com as pequenas falhas a prevalecer sobre as suas boas capacidades . Como regente da 1ª e da 12ª casa, Saturno  pode dar «uma no cravo e outra na ferradura», obrigando a árduo esforço, compromisso e responsabilidade para permitir alcançar os objetivos propostos. Saturno é o regente do Ascendente e é também o planeta correspondente à 10ª casa de modo que o seu trânsito por esta casa tem também grande importância, talvez na maior definição de qual a carreira que você realmente quer ou, para os mais velhos, no questionamento de qual o nível de compromisso que está disposto (a) a investir nesta área da sua realização pessoal, comparando com o que você deseja investir na sua vida familiar e amorosa. A conciliação destas duas áreas de vida terá que ser feita durante este período e você terá uma perceção clara de qual o lugar que  cada uma destas  áreas deve desempenhar na realização do seu destino pessoal, tendo em vista a sua felicidade mas também o seu dever.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 12ª, para a 4ª e a 7ª casas, que são casas de identidade  e de relação com a família e o cônjuge, de  dharma e destino, de karma trazido do passado para esta vida e da oportunidade de transformar a sua vida e karma presente através da redefinição de um novo propósito ou dharma.  Você  tem a oportunidade de se libertar de aspetos do seu passado que são menos positivos para o seu crescimento atual e de mudar a sua identidade em função de novos valores e princípios orientadores, tem a oportunidade, com este trânsito, de abandonar modos de ser passados que não contribuem para o seu desenvolvimento e de se reciclar em termos emocionais e espirituais, expandindo desse modo um novo propósito de vida.

Em 26 de janeiro de 2017 Saturno entra no signo de Sagitário, regressando no entanto ao signo Escorpião em movimento retrógrado, a partir de 20 de junho e até 26 de outubro. Neste novo trânsito de Saturno pela 11ª casa, você terá oportunidade de  expandir o seu círculo social e de realizar desejos de longa data que têm o potencial de melhorar a sua imagem pública e o reconhecimento dos seus  méritos. Amigos leiais poderão ajudar a sua projeção social e realização pessoal.

Este trânsito de Júpiter  será útil para efetuar uma transformação profunda na sua identidade  ao trazer à consciência muitos dos processos que o (a) levam a valorizar a relação e a partilha com os outros, bem como tudo  aquilo em que se pode tornar em função disso.

 

Deixe um comentário