Pedras e Cristais, Uvarovite

 

d2

No artigo de hoje falamos da pedra Uvarovite. Esta é uma lindíssima pedra, muitas vezes confundida com a Esmeralda, devido ao seu tom de verde profundo, semelhante na cor ao desta pedra.

É igualmente difícil  distingui-la  ao olhar da Tsavorite, apesar de ter uma composição química bastante diferente desta . Esta pedra aparece em geral  designada por Granada verde, designação que é correta pois esta pedra pertence ao grupo das Granadas.

É um mineral raro e pouco usado na indústria gemológica , pois a maioria dos cristais têm aparência  opaca, sendo raros os  que crescem com brilho e  transparência apropriados para esse efeito, sendo, no entanto, uma pedra cobiçada por colecionadores e outros interessados na sua energia intensa. Assim, só ocasionalmente esta pedra é talhada como gema e o seu preço pode variar bastante.

Os melhores exemplares vêm da Rússia mas  também se encontram na Finlândia, Espanha, Canadá, África do Sul e Califórnia, embora em geral com menor qualidade que os da Rússia.  Este mineral ocorre com frequência em conjunto com o  Crómio e  a Serpentina.

A Uvarovite é composta por pequenos cristais uniformes  de silicato de cálcio e crómio brilhantes, crescendo frequentemente em pequenas formações sobre a rocha. A raridade da sua ocorrência faz dela um cristal raro , sendo por isso mais precioso.

A energia da Uvarovite, como em geral acontece com as pedras verdes, promove a prosperidade e a riqueza, ao mesmo tempo que gera aceitação daquilo que nos é dado em termos cósmicos. Também é uma pedra de generosidade e que tem  sintonia com o chakra cardíaco.  Diz-se que ela ajuda a desenvolver a individualidade do ser, sem centrar o indivíduo no egoísmo ou exclusivo interesse por si próprio.

d4

Metafisicamente, a Uvarovite equilibra as energias nos chakras desde a base até ao chakra da coroa.  Metafisicamente, esta pedra ajuda a compreender o objetivo da alma para a vida terrena e sintoniza com o amor universal. É por isso  considerada uma pedra de devoção  e de compromisso profundo ao nível do eu interior.

Na terapia com cristais, a Uvarovite fortalece  o coração , tem efeito desintoxicante e anti-inflamatório. Alguns destacam a sua ação positiva nas disfunções sexuais, tendo uma ação positiva sobre a líbido em ambos os sexos.. É aconselhado o seu uso após problemas cardíacos, pois ajuda a recuperar este órgão, segundo os peritos.

Também tem efeitos positivos na regeneração celular e em  problemas dos pulmões, como enfizema. Complementa o tratamento de algumas alergias como a febre do feno. No sistema digestivo, fortalece o pâncreas, o fígado e ajuda também a combater a fraqueza da bexiga. Em caso de febre, tem um efeito benéfico na sua redução.

d1

Emocionalmente, a Uvarovite ajuda a curar feridas emocionais, elevando a autoestima e  promovendo uma disposição tranquila mesmo quando a pessoa está só. É deste modo útil para os que tendem a sentir solidão quando estão sozinhos. Ajuda a superar todos os sentimentos de privação, levando a pessoa a sentir a abundância que perpassa o universo e que é partilhada por todos.

Esta é uma pedra que também estimula  e equilibra o chakra do coração; tem um efeito calmante e apaziguador, ajudando a desenvolver relacionamentos de caráter espiritual. Tem também o efeito de sintonizar com o reino da Natureza no seu sentido mais profundo, suscitando respeito, compaixão e partilha com todos os membros deste reino.

Como muitas pedras verdes, a Uvarovite é uma pedra de crescimento , simbolizando o poder da Natureza de se renovar e crescer e, por isso, muitos usam-na como um talismã para o crescimento físico e espiritual. Estimula além disso a criatividade e, como em geral  acontece com as pedras de cor verde, ajuda o processo de manifestação.

Para limpar a sua pedra, não use químicos. Alguns aconselham  usar um pano de seda verde para a limpar. Poderá, em alternativa, usar uma escova macia  para limpar a sua superfície granulosa.

Deixe um Comentário a sua opinião conta