Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Carneiro e Sol Aquário

aqu

O Ascendente no signo Virgem indica um temperamento prático e uma atitude perante a realidade interessada em primeiro lugar, na organização das coisas no espaço  de modo a tornar mais eficientes as suas funções.

Os nativos com Ascendente Virgem são metódicos, organizados, focados nos pormenores, que dissecam com precisão e inteligência. A necessidade de ordem e previsibilidade leva-os a planificar, incessantemente, tudo na sua vida: desde a lista de compras do supermercado até às férias, um jantar com os amigos, as tarefas profissionais ou o simples dia-a-dia, em que há «objetivos» a cumprir, quer estejam de férias, num dia de trabalho ou de lazer. Não fica nada «abandonado» ao acaso. A sua mente proficiente trata de dar a cada evento das suas vidas as melhores (na sua ótica) probabilidades de concretização.  Esta obsessão pela organização é sinal do seu perfecionismo mas é mais do que isso: é a necessidade de viver num mundo em que sabem com o que contar porque dispõem , à partida, de «modelos de referência» que lhes dizem , em cada caso, «como é que cada coisa dever ser». Com este modo de ser, estas pessoas procuram ultrapassar a insegurança que o desconhecido, seja na forma de «acaso» seja simplesmente em tudo aquilo que não dominam, pode causar nas  suas vidas. Desse modo constroem uma «estrutura segura» acerca do mundo, na qual podem confiar e podem alicerçá-la na ciência e no conhecimento rigoroso dos «factos» pois são extremamente exigentes com as «provas» que sustentam a sua visão da realidade.

O que estas pessoas não suportam é a ideia de que o mundo pode não ser o modelo eficiente de organização que elas imaginam e que o acaso, o desconhecido ou o imprevisível possa entrar-lhes pela porta e deitar abaixo o belo edifício de certezas com que acalmam a sua ansiedade acerca do mundo. Ater-se ao que se conhece é uma máxima fundamental para estas pessoas, para quem não há realidade mais perfeita do que aquela que funciona de acordo com um modelo irrepreensível de   racionalidade. O mundo é racional, o seu conhecimento acerca dele também, por isso «podem descansar». Pelo menos até que esse mundo seja perturbado por fatores que, apesar de tentarem, a  todo o custo, controlar, surpreende sempre, de vez em quando, com fatores inesperados. Virgem rodeia-se de uma armadura de conceções bem alicerçadas nos «factos» que a sua razão constrói para fugir do desconhecido e do caótico, numa palavra, para escapar ao mal, que é caos em vez de ordem, trevas em vez da luz da razão.

E, porque as emoções não são controláveis da mesma forma que os factos ou as claras opções práticas da  sua vida, estas pessoas lidam mal com essa faceta , sendo reprimidas e muito controladas, a menos que existam, no horóscopo, planetas como Vénus ou Marte ou a Lua colocados em signos de Fogo ou Água.

O «mundo como um relógio» ou «a vida como um plano totalmente controlado por mim» é este o sonho de Virgem. E está pronto a aceitar o preço que é trocar uma forma de vida  movida pelas paixões desenfreadas e intensas por uma outra com a qual consegue lidar porque é gerada pela precisão da razão  e pela melhor eficácia a seus olhos, para ter sucesso em todas as lutas do mundo material. O mundo dos factos é aquele que é privilegiado por Virgem. E, neste, pouco têm que fazer as emoções que escravizam e subjugam a pessoa e que, além do mais, são sempre momentâneas. O critério da utilidade sobrepõe-se, deste modo ao romantismo e à emoção.

Quando, ao Ascendente no signo Virgem, se associa o Fogo da Lua em Carneiro, a tranquila visão do mundo desta personalidade sofre um puxão inesperado que troca as intenções de previsibilidade desta pessoa. Enquanto Virgem planifica, analisa detalhadamente e escrutina antes de fazer o que quer que seja, Carneiro impele para a frente sem aviso, irrompe através do desejo imediato de agir e deixa o «pensar e planificar» para os fracos. E, se Marte, o regente de Carneiro, estiver forte, será uma luta constante entre o refrear a ação para pensar e o agir, num puxa e estica ao longo da vida.

A Lua em Carneiro é impetuosa, apaixonada, rebelde, inconformada com a ordem das coisas existente (a mesma que Virgem procura manter inalterada e permanente) e procura inovar, criar, fazer surgir do seu Fogo criativo novas realidades, sentires, ou o que, num exato momento, lhe apetecer fazer pela primeira vez. O mundo de Virgem é uma espécie de «eternidade prática» (aquilo que deu bons resultados mantém-se sem alterações); o mundo de Carneiro é um constante romper para a novidade, o sobressalto do desconhecido que permite testar a coragem e o valor . Virgem apavora-se com esta temeridade; Carneiro despreza o que considera a mediocridade dos covardes. Assim, não é fácil viver com estes oponentes a puxar cada um para o seu lado de razões ou paixões e a personalidade sofre, dilacerada nesta dualidade.

A Lua rege a 11ª casa e está colocada na 8ª. Fará toda a diferença saber se a Lua estava brilhante ou minguante no nascimento. Esta não é, em geral uma posição feliz para garantir a realização dos desejos e ambições pessoais. Se a Lua estiver forte permite obter dinheiro em «golpes de fortuna», como heranças, pensões (divórcio), indemnizações e seguros, etc.. Mas, se estiver fraca, pode-se contar com problemas financeiros, muitas perdas a nível financeiro, poucas oportunidades na vida, dificuldades nos ganhos, etc.. É uma posição que também não favorece as amizades  nem a existência de um bom círculo de contactos que seja fiável.  Pode haver problemas com algum irmão mais velho, que pode ter uma vida difícil, má saúde, etc.. e que afeta de algum modo a vida destes nativos.

A Lua está colocada na 8ª casa. Não é uma boa posição para garantir um sentimento de segurança sólido nem o bem -estar geral. Pode haver problemas de saúde e, se a Lua estiver fraca ou minguante, estes podem ser crónicos ou de longo termo. Esta posição não impede  alcançar riqueza e  desenvolver conhecimento, uma boa educação, inteligência mas causa pouca paz mental. Esta é uma Lua muito intuitiva mas que , ao mesmo tempo, causa falta de confiança em si mesmo (a). A relação com a mãe é igualmente difícil e esta pode ser muito dominadora, egocêntrica ou mesmo, em alguns casos, pode ter morte prematura ou problemas de saúde. Pelo lado positivo, esta posição da Lua dá aos nativos um grande magnetismo sexual que os  torna muito atraentes para os outros . O sistema reprodutor é também forte e saudável.  Existe muitas vezes interesse pelo oculto e a pessoa pode dedicar-se a estudar matérias espirituais ou metafísicas, tentando, através desse estudo, facilitar a concretização dos seus desejos, normalmente individuais e focados nos seus interesses. Apesar do pragmatismo do seu Ascendente, poderá interessar-se pela «magia prática» de modo a procurar obter vantagens para si própria. Poderá haver, em alguns casos, problemas de visão.

Quando, ao Ascendente Virgem e Lua Carneiro, se associa o Sol no signo     Aquário  temos, uma vez mais, uma oposição entre a tendência ego centrada da Lua em Carneiro e o Sol descentrado de si de Aquário. Tal como o Ascendente Virgem pode inclinar para o serviço desinteressado para os outros, Aquário também inclina para o foco na humanidade ou na comunidade , colocando os objetivos coletivos em primeiro lugar. Esta personalidade oscila assim entre o individual e o coletivo, entre os objetivos egoístas (no sentido de centrados no eu) e altruístas (centrados nos outros). E o resultado será consequente com a força ou fraqueza dos planetas envolvidos.

O Sol em Aquário, apesar da disparidade de elementos com o signo Ascendente (Ar e Terra não se misturam entre si) ganha com a capacidade analítica de Virgem, tornando mais eficaz toda a atividade de conceptualização. Aquário é um pensador e um cientista e a combinação entre estes dois signos com excelentes capacidades de investigação pode complementar-se maravilhosamente bem, associando o poder abstrato do pensamento de Aquário à sua concretização no plano factual de Virgem.

Porém, Virgem é conservador na sua abordagem, atendo-se aos modelos  existentes, enquanto Aquário é inventor e capaz de antecipar novas produções que respondem a necessidades humanas ainda por emergir. De qualquer modo, um e outro podem equilibrar-se mutuamente, assim esta personalidade o permita.

O Sol rege a 12ª casa e está colocado na 6ª.  Esta é uma colocação que dificulta a visibilidade no mundo material mas pode reduzir as dívidas e despesas, o que é positivo.   Pode haver problemas de saúde  e mau relacionamento com subordinados. Esta posição do Sol ajuda a derrotar inimigos e opositores e é uma posição que permite atingir  objetivos postiviso no plano espiritual . Estas pessoas também podem ganhar através de algum tio materno e podem dar-se bem numa profissão ligada à saúde como terapêuticas de cura, enfermagem e medicina. Os ganhos serão, de qualquer modo, mais lentos, embora isso possa melhorar com o tempo.

O Sol está colocado na 6ª casa. O sol está bem colocado nesta casa, pois é um natural maléfico.  Desde que seja forte, a pessoa não terá problemas em vencer inimigos, competidores ou opositores, embora estes existam ao longo da vida. Quando forte dá uma boa vitalidade e boa saúde. Se estiver aflito ou fraco, no entanto, a saúde será continuamente uma fonte de preocupações. Os nativos com esta posição dão grande importância à saúde podendo ter um regime alimentar diferente do da maioria, por razões de saúde ou filosóficas. Dão igualmente grande importância a um ambiente limpo e á pratica de exercício que favoreça a saúde. Muitos podem dedicar-se a uma carreira nesta área, incluindo a medicina e encontrar nesta carreira simultaneamente a forma de contribuir para o bem da comunidade. O pai pode ser doente ou passar dificuldades, com esta posição. Se estiver fraco, o Sol indica ainda problemas de visão e possíveis problemas cardíacos. Pode haver benefícios recebidos de algum tio materno.

Globalmente, esta é uma personalidade básica que terá que integrar a dimensão material da existência com a conceptual e teórica e que pode ser bastante útil na produção de novos conhecimentos também para a comunidade.

Deixe um comentário