Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Caranguejo

carang

No dia 26 de janeiro de 2017 Saturno vai iniciar um novo trânsito pelo signo de Sagitário, segundo a Astrologia Jyotish. Habitualmente Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna  os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas, podemos contar com algumas lições duras e sofrimento, embora a ação do planeta esteja menos virulenta no signo Sagitário. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os pois causa demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida. No signo de Sagitário, Saturno produz também o efeito de nos inspirar a aceitar as condições da nossa vida terrena,como forma de promover o nosso desenvolvimento espiritual.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  6ª casa, durante dois anos e meio (na verdade o trânsito termina apenas em 23 de janeiro de 2020 porque, entre 20 de junho e 26 de outubro de 2017, Saturno ficará em movimento retrógrado e regressará novamente ao signo Escorpião). Este longo período pode trazer desafios para a sua saúde, para a relação com o seu trabalho e com os colegas e colaboradores, mas promove a resolução de  desentendimentos, conflitos  e um sentimento de luta para alcançar aquilo que deseja. Na 6ª casa Saturno produz efeitos benéficos depois de obrigar a passar por algumas situações mais tensas.  O dinheiro pode entrar de forma mais lenta embora entre, mas as finanças são uma área que pode sofrer neste período e aconselha-se cautela pois, nesta altura, as dívidas podem crescer e ameaçar a sua estrutura de vida se fizer gastos imprudentes.  Saturno é o regente da  8ª casa e pode levantar alguns desafios à realização dos ganhos e das ambições pessoais embora favoreça o recebimento de dinheiro a partir de contenciosos legais, indemnizações, heranças, se estiver forte no horóscopo. Nesse caso poderá causar também alguns atrasos ou obstáculos, antes da obtenção desses benefícios.

A 6ª casa é uma casa que significa o ambiente de trabalho e todas as responsabilidades que adquirimos para concretizar a nossa vida aqui na Terra: representa todos os nossos subordinados ou seres que estão a  nosso cargo, no trabalho  ou no ambiente doméstico. Ela revela as nossas servidões, isto é, os sacrifícios e os deveres que nos são exigidos pois não vivemos isolados no mundo e, tal como recebemos, também temos que dar; nessa medida ela refere-se à nossa capacidade de prestar serviço e de nos preocuparmos com a comunidade, à capacidade de perspetivar a nossa ação para além dos nossos interesses individuais. Mas, num mundo altamente competitivo, a 6ª casa também mostra os nossos inimigos e aqueles que competem connosco pelos mesmos lugares e/ou recompensas e revela a nossa capacidade (ou falta dela) para os vencermos e sairmos vitoriosos. É a casa das nossas lutas e do nosso esforço para nos afirmarmos num mundo  em que há união mas também há antagonismo; um mundo onde nem todos saem vencedores  e onde, decididamente, alguns conhecem a derrota. Esta é também a casa dos medos, das dúvidas e das preocupações, dos vícios e das fraquezas, dos litígios , dos ladrões, da proteção contra as  perdas por roubo.

A 6ª casa é uma casa upachaya ou de crescimento e os planetas maléficos, como é o caso de Saturno, podem dar bons resultados. Assim, embora este trânsito de Saturno não seja isento de desafios, é também uma boa oportunidade para resolver assuntos pendentes e obstáculos que apareçam no caminho, transformando-os em situações de sucesso.

Entre 26 de janeiro de 2017 e 2 de março de 2018, Saturno transitará pelo Nakshatra  Moola, com regência de Ketu.  Saturno rege a 7ª e a 8ª casa do horóscopo. Ketu e Saturno têm uma relação de amizade  mas Ketu provoca dissolução das áreas de vida em que toca. A partir de agosto de 2017 Ketu transita no signo Capricórnio, na 7ª casa. Durante o trânsito por esta constelação, com Saturno na 6ª casa e Ketu na 7ª, num novo trânsito dos nodos que trará mudanças significativas na identidade e nos relacionamentos pessoais, especialmente no plano conjugal, questões relacionadas com esta área de vida serão resolvidas, havendo uma libertação de fatores kármicos que conduzirá ao fechamento de um ciclo de vida, marcado por fatores que vêm do passado e que terão que ser resolvidos agora.  Todos os relacionamentos baseados em apegos que já  não contribuem para o  seu progresso espiritual poderão revelar o seu caráter ilusório  e os deveres e responsabilidades para com os parceiros poderão ser revistos. Haverá uma ênfase maior nos aspetos que se referem ao eu do que ao parceiro e as necessidades individuais podem sobrepor-se de facto às necessidades do parceiro.

Entre 2 de março de 2018 e 27 de dezembro de 2019, Saturno transita pelo Nakshatra  Poorvashada, com regência de Vénus.  Saturno e Vénus são excelentes amigos  e Vénus rege a e a 11ª casas do horóscopo. Este será potencialmente um período mais propício para a  felicidade pessoal e você poderá concentrar-se em melhorar os confortos  do lar, da decoração, poderá adquirir ou reformular a sua  habitação, etc. Os encontros com os amigos, a partilha em comum de momentos importantes serão alvo da atenção especial. Poderá igualmente, desde que Saturno seja forte no horóscopo e esteja bem colocado, haver algum golpe de sorte que traga dinheiro inesperado. Igualmente poderá haver recebimento de dinheiro de herança, indemnização ou seguros, de divisão de bens por motivo de divórcio ou separação nos negócios, etc..

Entre 27 de dezembro e 23 de janeiro de 2020, Saturno transita pelo Nakshatra Uttarashada, com regência do Sol. Saturno e o Sol são grandes inimigos e este pode ser um período desafiador para a sua saúde e para a área financeira. Os relacionamentos podem igualmente sofrer devido a desentendimentos , conflitos, inimizade. Seja muito diplomata nesta fase final do trânsito e rejeite todas as imprudências que podem ser causa de acidentes.

Enquanto transitar pela 6ª casa, Saturno vai obrigar a defrontar todas as questões não resolvidas que vêm de trás, sejam estas relacionadas com os relacionamentos e parcerias, com a sua saúde, com os obstáculos que ainda não superou, etc.. Mas também vai compensar todo o esforço para alcançar bons resultados na profissão e permitir conquistar aquilo que lhe é devido pelo trabalho, coragem, capacidade de correr riscos, etc., que tem vindo a manifestar. Assim, se tem havido alguns aspetos da vida profissional que parecem ter estagnado, agora poderá haver o impulso que faltava para que as novas oportunidades possam dar fruto. Saturno na 6ª casa premeia a capacidade de luta e a combatividade do indivíduo, compensando-o com bons resultados após dificuldades e pressões. As coisas não se resolvem por «sorte» mas por recompensa do esforço e da combatividade revelados na sua conquista.  Pode ser um período de consagração e de aumento de ganhos, como resultado do esforço e trabalho dedicado. Algum novo projeto pode surgir e ter «pernas para andar».

O regente da 7ª casa na 6ª pode no entanto trazer à superfície descontentamentos latentes nos relacionamentos e este pode ser um período delicado para a vida conjugal, especialmente  até março de 2018. Haverá, no entanto, a possibilidade de resolver a contento todos esses problemas logo que Saturno entre no Nakshatra  Poorvashada, a partir de Março de 2018.

Ao mesmo tempo que transita pela 6ª casa, Saturno estará em aspeto com a  3ª , 8ª e 12ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. A 12ª casa acentua a possibilidade de você se defrontar com despesas e com gastos excessivos nesta altura por isso seja muito proativo(a)  na gestão dos gastos.  A 8ª casa torna-se particularmente importante como significadora de  transformações profundas. Estas poderão ocorrer no plano interno das emoções recalcadas e/ou traumáticas, mas também poderão envolver o relacionamento com um parceiro. Se o seu relacionamento não estiver a correr bem você agora vai ter a perceção clara das razões pelas quais isso acontece e ,se não resolver isso, a insatisfação será capaz de produzir  a rutura  dos laços entre parceiros e fazer experienciar obstáculos e obstruções. Pelo aspeto que lança para a 3ªcasa, este trânsito afeta a sua coragem, motivações e iniciativas, o relacionamento com irmãos mais novos e a sua capacidade de comunicação. Se as suas iniciativas não têm dado bons resultados até agora, neste momento você saberá identificar as causas de isso acontecer e poderá corrigi-las. Ao transitar por Sagitário, Saturno permite que novas ideias, mais capazes de traduzir eficientemente o que deseja, possam vir à luz e concretizar-se com sucesso desde que se aplique e esforce o suficiente. Mas aproveite para fazer as mudanças necessárias antes de Saturno entrar no Nakshatra Uttarashada pois na fase final do seu trânsito, Saturno dará potencialmente resultados menos positivos.-

2 comentários em “Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Caranguejo”

  1. Boa tarde. Gostaria de saber se quando refere (7º paragrafo): “Entre 27 de dezembro e 23 de janeiro de 2020…”. Se 27 de dezembro é do ano de 2019??? Obrigado.

Deixe um comentário