Óleo Essencial de Alfazema

alf3

No artigo de hoje descrevemos as propriedades do óleo essencial de Alfazema.

O óleo de alfazema (Lavandula Angustifólia)  é o mais versátil de todos. Os seus efeitos relaxantes são bem conhecidos , bem como os efeitos benéficos sobre a pele.

O aroma da Alfazema é calmante e relaxante , tanto no plano físico como psíquico.  Alivia a tensão nervosa, alivia a dor, tem uma ação desinfetante sobre a pele, melhora a circulação sanguínea e também tem efeitos positivos no alívio de problemas respiratórios.

O nome latino da Alfazema (Lavandula) significa «lavar»   e a planta tem, efetivamente, um excelente efeito na lavagem de feridas, hematomas e golpes ou cortes na pele.

O óleo de Alfazema é obtido a partir da destilação a vapor das flores, que têm sido usadas desde há séculos para variados fins, incluindo o popular pot-pourri  colocado nos armários, tanto para aromatizar como para combater as traças devoradoras da roupa.

O óleo de Alfazema pode ser misturado com outros óleos essenciais, como o óleo de gerânio, de noz moscada, de pinho, de sálvia, entre outros.

Entre os muitos usos do óleo de Alfazema, conhecidos desde há séculos, está a função de repelente natural de insetos, que continua hoje a ser usado pois é bastante eficaz:  massajar a pele com um pouco de óleo de Alfazema (diluído, bem entendido), quando se está em zonas com muitos mosquitos, traças e outros bichos semelhantes pode ser um preventivo eficaz para evitar as picadas desses insetos.

Mas, mesmo que se tenha sido picado, a aplicação deste óleo tem acção anti inflamatória que reduz a inflamação e a dor.

alfaz

A essência da Alfazema é também um conhecido meio alternativo para ajudar os que sofrem de insónias, pois os seus efeitos relaxantes induzem o sono. Para ajudar a regularizar o sono, basta colocar algumas gotas na almofada, ou massajar suavemente a testa e as têmporas com umas gotas de óleo de Alfazema diluído.

Muitas pessoas têm conseguido regularizar o sono usando este método, deixando de lado outros tratamentos à base de medicamentos.

O aroma da Alfazema tem um efeito muito calmante no sistema nervoso, possuindo uma acção que tem sido confirmada por vários estudos científicos,  atuando sobre o sistema nervoso autónomo e aliviando sintomas de ansiedade e stress.

Propicia um sono tranquilo e ajuda a equilibrar os movimentos cardíacos.  Alivia a sensação de cansaço emocional, esgotamento nervoso, ao mesmo tempo que estimula as actividades cognitivas.

Estudantes em véspera de testes têm experimentado melhorias no plano cognitivo, quando inalaram o aroma do óleo de Alfazema e Alecrim, combinados.   Ajuda também  a reduzir as dores de cabeça e a depressão.

Outro uso popular do óleo essencial de Alfazema é no tratamento do acne.  Esta perturbação, que aflige grande número de adolescentes e alguns adultos, é causada por uma bactéria que se desenvolve junto às glândulas sebáceas.

A alfazema inibe  o desenvolvimento da bactéria que causa esta infecção e ajuda a regular  o excesso de produção de sebo. Para resolver o problema, o óleo essencial de Alfazema pode misturar-se com outros óleos e loções para o corpo.

No tratamento da dor, a essência de Alfazema é igualmente muito eficaz, atuando mesmo  em caso de feridas ou tensão muscular, reumatismo e lumbago, etc.

É eficaz também no tratamento das dores pós operatórias . Alguns estudos mostraram que os doentes que foram objecto de cirurgia e que receberam no oxigénio uma pequena quantidade de essência de alfazema vaporizada, sentiram menos dores do que os restantes.

Também no tratamento de problemas respiratórios, constipações, infecções da garganta, asma, bronquite, laringite, etc., o óleo de Alfazema pode ser usado na forma de vapor (colocado num vaporizador que permite a inalação) ou directamente aplicado na pele do pescoço, peito e costas (sempre diluído). As propriedades antibacterianas deste óleo ajudam a combater as infecções respiratórias.

Alguns estudos mostram que esfregar um pouco deste óleo no couro cabeludo estimula o crescimento do cabelo (para além de combater, nas crianças, os tão desagradáveis piolhos).

Outros usos na saúde incluem a melhoria da circulação sanguínea, melhoria da digestão e da mobilidade intestinal, maior resistência às doenças pelo fortalecimento do sistema imunitário, tratamento dos fungos da pele, ajuda do processo de cicatrização de feridas , tratamento da leucorreia.

Apesar das suas muitas vantagens, há que fazer um uso correto deste óleo essencial : este não deverá ser ingerido, a ingestão deste óleo pode causar sérios problemas,  a sua aplicação é apenas tópica ou usada em aromaterapia. Também não deve ser usado por mulheres grávidas nem a amamentar, nem por diabéticos.

Para diluir o óleo de Alfazema pode usar 12 gotas deste óleo essencial para 30 ml de óleo «de transporte» como por ex., óleo de amêndoas doces, o nosso preferido. Se quiser prepara uma porção menor ou maior de óleo essencial , a medida padrão , exceto para alguns casos, é de 2% de óleo essencial   e 98% de óleo de transporte.

alf2

  Uso Metafísico do óleo de Alfazema

O óleo essencial de Alfazema é usado desde há séculos como proteção e purificação, para obter proteção psíquica. A Alfazema é  considerada uma das essências consideradas angélicas.

A tradição diz que esta essência afasta a tristeza e a depressão, ajuda a alcançar o equilíbrio psíquico e traz as energias espirituais da luz para perto, permitindo sentir conforto e companhia. Tem sido frequentemente usado para proteção psíquica, afastando as energias negativas. Segundo a tradição, este óleo essencial promove a harmonia no lar e a fidelidade no casamento.

Durante muito tempo  foi usado para proteger as crianças de energias malévolas, sendo-lhe reconhecida a propriedade de neutralizar as energias negativas circundantes e ambientais.

Deixe um comentário a sua opinião conta