Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Escorpião

 

enc

Neste artigo falamos dos efeitos do  trânsito de Saturno – Ascendente Escorpião. Saturno traz  habitualmente atrasos, pressões, contrai e torna todo os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção.  O trânsito de Saturno por Sagitário é menos penoso do que foi o trânsito anterior pelo signo  Ascendente mas, se ignorarmos estas áreas e se formos irresponsáveis no uso dos recursos de que dispomos, podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida. E a área das finanças é a que pode sofrer consideravelmente mais durante este trânsito.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela 2ª casa, durante dois anos e meio. Este pode ser um período em que você vai estar atento (a) à vida profissional, vai talvez sentir insatisfação em relação às suas competências, conhecimentos, vida familiar, etc. Se for uma pessoa ambiciosa e ainda não tiver conseguido acumular a riqueza desejada nem atingido o status que ambiciona, Saturno vai agora  fazer surgir na sua vida eventos que lhe permitirão saber com certeza porque é que isso ainda não aconteceu. Talvez você tenha descurado a sua formação e não tenha adquirido as competências necessárias. Ou talvez lhe tenha faltado esforço para trabalhar de forma dedicada na prossecução dos seus objetivos; ou talvez tenha sido pouco honesto (a) consigo próprio (a) e tenha preferido acomodar-se e usufruir de uma vida indolente, privilegiando os prazeres em vez do trabalho, etc.   A preguiça  ou a indecisão podem ter levado a preferir um trabalho de rotina em vez do uso pleno de todas as suas capacidades , inteligência e conhecimentos e talvez agora precise de reavaliar inteiramente o modo como tem ganho a vida e o modo como isso pode contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Que exemplo poderá dar ao(s) seu(s) filho(s) se você mesmo(a) não tiver feito o esforço necessário para vencer no mundo  em geral ,desenvolvendo da forma mais completa as competências para vencer na vida? Neste momento sentirá que o que ganha pelo seu próprio mérito e esforço próprio tem um valor que nenhum dinheiro dado pode ter porque lhe faz sentir a medida do que é capaz de fazer no mundo para merecer o respeito e o reconhecimento dos outros. É fácil levar uma vida de conforto quando se herda dinheiro e não se  tem que  lutar por isso mas qual é o valor que isso tem verdadeiramente? O que é que isso diz de si? Nesta altura poderá estar muito interessado (a) em ganhar dinheiro mas quererá fazê-lo por mérito próprio e não porque alguém lhe deu riqueza sem ter que fazer nada por isso.  Este será assim um período em que o seu mérito e as coisas a que dá valor na vida serão alvo de uma reavaliação profunda. Por outro lado, aquilo que valoriza também será alvo de mudanças com vista a fazer melhor. E, se durante muito tempo descurou a sua alimentação e ingeriu alimentos ou bebidas pouco saudáveis, ou outras substâncias que são verdadeiros venenos para o seu corpo, Saturno em Sagitário pode dar-lhe o impulso para iniciar hábitos mais saudáveis.

A 2ª casa é uma casa que significa  a família, a educação primária, competências, aquisições, riqueza e status financeiro, modo de ganhar a vida (pelo trabalho e esforço) e  o modo como se gasta dinheiro; a alimentação , o filho varão, a posição profissional, o cônjuge, o segundo casamento, posse de dinheiro, pedras e metais preciosos, prosperidade, propriedades móveis, fala, visão (olho direito); relação com a verdade (tendência para falar verdade ou dizer mentiras); indulgência com apetites e comidas de que se gosta; capacidade de aprendizagem, experiências da primeira infância, qualidade do nosso discurso, modo como se aprende; governa a verdade e a imaginação . Qualquer destes significados pode ser ativado pelo trânsito de Saturno, provocando a transformação desta área de vida.

Entre 26 de janeiro de 2017 e 2 de março de 2018 Saturno vai transitar pelo Nakshatra Moola, que tem regência de Ketu.  Este transita, por sua vez, no signo Aquário, na sua 4ª casa,  até agosto de 2017, uma casa angular fundamental e é natural que, durante este período, você sinta dificuldade em focar-se nos assuntos materiais e profissionais. Uma tendência para se alhear da vida material  e das suas responsabilidades- que lhe poderão parecer demasiado exigentes e intoleráveis- pode fazer com que se sinta desenraizado(a) em relação a tudo o que o (a) rodeia.   Espiritualmente,  está a acabar de se separar dos «restos» psíquicos do passado que têm vindo a libertar-se, não  apenas ao longo do ano que já decorreu do trânsito de Rahu e Ketu  mas também do trânsito de Saturno pelo seu Ascendente. Saturno regressará ao seu Ascendente em trânsito, entre 20 de junho e 26 de outubro de 2017 pois ficará retrógrado durante esses meses e aí será altura de «fechar» verdadeiramente o ciclo anterior e começar um novo ciclo. Alguma experiência ou evento pode ser esperado entre o finalizar do trânsito de Rahu e Ketu e o finalizar do trânsito anterior de Saturno. No final, você deverá sentir-se mais liberto(a) e a sensação de recomeçar de novo será um alento importante para esta nova fase da sua vida.

Entre 18 de agosto de 2017 e 7 de março de 2019, Ketu transitará pelo signo de Capricórnio e influenciará de maneira diferente a sua vida. Até 2 de março de 2018, enquanto Saturno transita pela constelação de Moola, a influência de Ketu não ajuda a lançar-se para a frente com entusiasmo. Na verdade, poderá dificultar a entrada de dinheiro e problemas no relacionamento com irmãos mais novos, vizinhos e amigos podem trazer pouca alegria à sua vida. O seu trabalho pode trazer menos compensação financeira e podem mesmo acontecer atrasos no recebimento de dinheiro. Assim, todo este período aconselha a que viva dentro das suas possibilidades e gaste o menos possível, para evitar algumas situações difíceis neste plano. Se surgir alguma nova oportunidade, use-a de forma responsável e não aja de ânimo leve em relação a ela.

Entre 2 de março de 2018 e 27 de dezembro de 2019 Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Poorvashada , que tem regência de Vénus.  Este será um período em que grandes despesas podem ocorrer, talvez relacionadas com o cônjuge, algum parceiro de negócios,  viagens de longa distância, etc. Se o período anterior exigia cautelas no plano financeiro, este período acentua essa exigência.  Todos os gastos frívolos ou «sem pensar» podem ser altamente penalizados a este nível. Isso não impede, bem entendido, que você possa sentir um enorme prazer a gastar esse dinheiro. O pior será depois, quando se confrontar com a falta de recursos para outras necessidades. Uma paixão fortemente sexual pode estar na origem da sua «cegueira imediata» em relação ao nível de despesas que efetuar, esteja atento (a) a isso.

Entre 27 de dezembro de 2019 e 23 de janeiro de 2020, quando terminará este trânsito de Saturno, este transitará pelo Nakshatra Uttarashada, com regência do Sol. Saturno e o Sol são inimigos entre si,  mas o Sol rege a 10ª casa e, se estiver bem posicionado no horóscopo, poderá gerar um impulso para melhorar a sua vida profissional e fazer persistir o esforço para alcançar um elevado estatuto social, ao mesmo tempo que pode estimular o desenvolvimento de novas competências que lhe permitam ascender na vida profissional.

Ao mesmo tempo que transita pela 2ª casa, Saturno estará em aspeto com a  4ª , a 8ª e com a 11ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 11ª casa, relacionada com os ganhos e rendimentos e também com a realização dos sonhos e ambições, acentua os significados financeiros deste trânsito, pois a 2ª e a 11ª casas são casas de dinheiro e de posses, tanto materiais como  de outro tipo. Assim, é de esperar que, ao longo deste período de dois anos e meio, você se confronte com os resultados do  esforço que realizou no mundo e  a satisfação (ou falta dela) que isso lhe traz. Será um tempo para medir as compensações: você pode dar consigo a pensar «realizei este esforço , estudei tudo isto, ou aprendi tudo isto e para quê? Compensou realmente ter dedicado X anos da minha vida a este objetivo?» e outras questões semelhantes. Ao lançar aspeto para a 4ª casa, Saturno faz vacilar as fundações da sua vida,  tanto familiar como pessoal. O seu sentido de segurança pode mudar, pode deixar de  ser  ter uma conta bancária recheada para passar a ser ter uma família capaz de lhe trazer preenchimento emocional e a partilha da sua vida; ou prosseguir com a sua educação para desenvolver facetas do seu ser que estavam enterradas sem nunca ter visto a luz do dia; ou dar um uso melhor  aos conhecimentos e à sua inteligência. De qualquer modo, o sentido de felicidade e de contentamento com a vida tende a esboroar-se e a fragmentar-se em dúvidas, inseguranças e desarmonia interior e/ou exterior. O conceito de família, a mãe, as obrigações familiares, tudo isso pode agora surgir ao de cima, acompanhado de muitas memórias relacionadas com experiências do passado que voltam ao presente para serem enfrentadas e reformuladas, ao mesmo tempo que novas responsabilidades familiares podem surgir. Provavelmente, todas as pessoas  e eventos do passado que você idealizou na memória para lhe ser mais fácil enfrentá-los  vão agora mostrar algumas faces menos brilhantes. E você será obrigado (a) a crescer emocionalmente lidando com alguns fantasmas do passado. O aspeto para a 8ª casa complementa tudo isto. A 8ª casa também significa os laços conjugais e a estrutura da sua vida com o parceiro  e os aspetos menos bons desse relacionamento assomam agora à superfície não podendo continuar a ser adiados nem ignorados.  Pode surgir uma crise nos relacionamentos causada pela ausência de preenchimento das suas verdadeiras necessidades de  partilha. Os problemas financeiros podem surgir como obstáculos e  poderá ser difícil superá-los agora pelo menos até aprender a lição que eles encerram. A saúde poderá ser afetada por alguma doença crónica, causada por excessos na alimentação, bebida, etc.

Porém, depois das convulsões sofridas nos últimos anos, causadas pelo trânsito anterior de Saturno e dos nodos, você deverá já estar habituado(a) a alguma tensão na sua  vida  e este será, certamente, um fator que lhe fará sentir este trânsito como mais «leve» do que o anterior pois as grandes questões que era preciso resolver já estarão, porventura, bem encaminhadas e você estará no rumo certo para continuar a sua vida.

Deixe um comentário