Trânsito de Saturno por Sagitário – Ascendente Virgem

bsd

Um novo trânsito de Saturno vai iniciar-se, agora no signo de Sagitário. Saturno em trânsito habitualmente traz atrasos, pressões, contrai e torna  qualquer processo mais lento, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito, sobretudo se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas, podemos contar com obstáculos e sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes ,não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida. Saturno em Sagitário é menos penoso nos seus efeitos embora, para o seu Ascendente, este trânsito pela 4ª casa possa trazer alguns momentos mais desafiadores.

No seu horóscopo, Saturno transitará pela  4ª casa durante dois anos e meio, interrompidos entre 20 de junho e 26 de outubro de 2017, quando Saturno em movimento  retrógrado  regressa ao signo Escorpião para uma «última volta».

A 4ª casa é uma casa que significa propriedades, bens imóveis, veículos, educação escolar, paz mental e felicidade conjugal; representa a mãe, os familiares, a educação das crianças, os amigos e apoiantes, a vida espiritual, a conduta  reta, os confortos e luxos, o país de nascimento, o final da vida, poços, terra, casa, lar, sobrinho, tio materno, coração, ambiente doméstico, heranças, nível de educação, retiro, condições da última parte da vida; é o indicador geral do contentamento pessoal e da felicidade.

Enquanto transitar pela 4ª casa, Saturno pode obrigá-lo (a) a enfrentar uma ou mais situações relacionadas com esta casa, trazendo lições específicas ligadas a  karma pessoal para resolução nesta vida, manifestando-se de acordo com o seu karma e  a sua história pessoal e a necessidade maior ou menor de efetuar mudanças nesta área de vida.

Durante uma parte do ano de 2017- até setembro- Saturno e Júpiter transitam em casas angulares do seu horóscopo- Saturno na 4ª e Júpiter na 1ª casa ou Ascendente. Durante este período algumas mudanças de fundo certamente  ocorrerão na sua vida e um ciclo de existência completamente novo pode iniciar-se, dando-lhe oportunidade de encontrar um novo fundamento ou razão de ser para a sua existência, quando  o trânsito de Júpiter terminar, em setembro de 2017.

Entre 26 de janeiro de 2017 e 2 de março de 2018  Saturno transita pelo Nakshtra de Moola, com regência de Ketu.  Este poderá ser um período difícil no plano familiar, com desentendimentos e conflitos e outras preocupações. O mesmo acontecerá no emprego, sendo difícil a concentração nas tarefas e a cooperação com colegas e subordinados ou colaboradores.  A dificuldade em preocupar-se com os assuntos do trabalho pode gerar tensão adicional, acompanhada de falta de reconhecimento por parte das entidades empregadoras. Poderá haver sobressaltos nessa área ou  quebra de posição na carreira. Tensões e aborrecimentos podem também ocorrer relacionados com propriedades, casa, veículos, etc.. Responsabilidades familiares acrescidas são prováveis, algum membro da família como a mãe pode ficar doente e exigir acompanhamento que poderá ser algo esgotante para si. Este período não é favorável para a  compra de casa ou veículo nem para pedidos de empréstimo bancários.  A partir de 18 de agosto de 2017 Ketu entra no signo de Capricórnio e afetará o relacionamento com os filhos. Preocupações com o rendimento escolar destes   e o seu processo de educação podem diminuir a sua paz mental.  Um distanciamento em relação aos relacionamentos românticos também pode acontecer.

Entre 2 de março de 2018 e 27 de dezembro de 2019 Saturno transitará pela constelação de Poorvashada, que  tem regência de Vénus. Este período do trânsito pode trazer alívio de muitas das preocupações  e deveres anteriores. A vida familiar será mais fácil e , no trabalho, as tensões também tendem a dissipar-se.  No entanto, no contexto do trânsito de Saturno pela 4ª casa, não espere milagres, havendo no entanto certamente- a menos que Vénus esteja muito mal posicionado no horóscopo- um aligeirar de tensões e melhoria do seu estado de espírito em termos gerais. Será também mais fácil superar problemas de cooperação ou de relacionamento com colegas  no local de trabalho, embora  possam existir colegas que tentarão sobrepor-se a si ou levar a melhor em relação a si durante este período. Tenha atenção ás despesas, que poderão ser demasiado altas para o seu orçamento disponível. A presença de Ketu em trânsito pelo signo Sagitário na 4ª casa entre 7 de março de 2019 e até ao final do trânsito de Saturno, junta dois maléficos na 4ª casa e esta última parte do trânsito de Saturno pode exigir da sua parte bastante resiliência. Preocupações acrescidas com a casa, veículo, dívidas, perdas, despesas com esta área, podem agravar o seu bem-estar mental e você faria bem em praticar técnicas de relaxamento durante este período.

Entre 27 de dezembro 2019  e 23 de janeiro 2020 Saturno transita no Nakshatra Uttarashada, com regência do Sol. Não será facilitador, este período, pois Saturno e o Sol são grandes inimigos e o Sol rege a 12ª casa não sendo de esperar um grande alívio em relação aos fatores presentes no trânsito pelo Nakshatra anterior. Pode haver preocupação com o cônjuge, tanto em termos de saúde como de despesas causadas e há perigo de desentendimento com este, o mesmo podendo suceder para os que têm parcerias de negócio. Evite deslocações a países estrangeiros e viagens de longa distância neste período. Apesar de tudo este pode ser um período excelente para o desenvolvimento espiritual. Nos momentos mais difíceis, será sempre possível encontrar no interior de si a força necessária para seguir em frente e aprender as lições específicas que este trânsito de Saturno lhe traz. Todos nós passamos pelo menos duas vezes, por este trânsito de Saturno, que tem  um papel específico no nosso desenvolvimento espiritual.

Para o Ascendente Virgem, Saturno traz libertação de algum karma considerado desafiador, mas também dá a oportunidade de redefinir as estratégias de vida e amadurecer através dessas experiências que coloca na nossa vida, relacionadas com as posses da família, o trabalho, a relação com os que nos são subordinados- dos filhos aos colaboradores na profissão- fazendo-nos descobrir a importância de lutar para modificar aquilo que não queremos mais ter na nossa vida. Ao permitir-nos triunfar, até certo ponto, sobre os obstáculos com que nos deparamos, Saturno dá-nos a oportunidade de descobrir que também temos a possibilidade de fazer alguma coisa para mudar a nossa vida e torná-la melhor e mais significativa.

Ao mesmo tempo que transita pela 4ª casa, Saturno estará em aspeto com a  6ª , a 10ª e com o Ascendente. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência neste trânsito. O aspeto para o Ascendente é particularmente importante e indica que muita coisa será afetada na sua vida durante este  trânsito que vai  remexer profundamente em todas as bases em que tem alicerçado a sua vida,  colocando em evidência todas as insuficiências da expressão pessoal: o descontentamento com o que conseguiu realizar até agora e o possível desfasamento entre isso e o que gostaria de ter alcançado podem gerar uma crise  de identidade em que tudo pode agora ser questionado e substituído, ao longo deste trânsito, com todas as convulsões pessoais que isso pode gerar pois tenderá a sentir que a forma como conduziu a sua vida até agora não produziu  o sentimento de realização que gostaria de atingir. Porém, agora pode ter uma consciência clara do que deseja da vida e essa consciência pode orientar para a construção de novos projetos de vida mais satisfatórios no plano pessoal. A área da carreira também será objeto de mudanças e de reformulação. A insatisfação no plano profissional e, sobretudo, na falta de harmonização entre as suas necessidades pessoais representadas pela 4ª casa e os objetivos e ambições profissionais, produzirá um incentivo para fazer alterações nesta área. O aspeto lançado para a 6ªcasa pode aumentar o seu sentimento de infelicidade ou de descontentamento pessoal pois gera a tendência para os desentendimentos nos ambientes próximos: no emprego, em casa, com os colaboradores e com todos os subordinados e dependentes. Também lança pressão sobre as suas despesas, podendo gerar dívidas. Os inimigos e opositores podem estar muito ativos agora e criar dificuldades mas não se manterão na sombra, sendo revelados e trazidos ao de cima. Poderá haver um confronto de vontades e haver lições de humildade a aprender com essas circunstâncias. Mas, por difícil que seja passar por algumas das experiências trazidas por Saturno e que estão «maduras» para «ensinar» alguma coisa essencial para o seu futuro desenvolvimento, quando o trânsito terminar, você poderá finalmente apreciar as mudanças trazidas pelo amadurecimento que Saturno trouxe entretanto para a sua vida, expresso nas novas prioridades que vai, certamente, estabelecer.

Deixe um comentário