Óleo Essencial de Camomila

óleo essencial de Camomila

 

óleo essencial de Camomila

A Camomila é uma das plantas mais populares para fins medicinais. hoje falamos das propriedades do óleo essencial de Camomila.

O óleo essencial de Camomila é extraído das flores  da planta vulgarmente designada pelo mesmo nome. Há, no entanto, diversas variedades de Camomila, das quais se salientam a romana, cientificamente designada Anthemis Nobilis e a alemã, cientificamente designada Matricaria Chamomilla.

Extrai-se óleo essencial de ambas mas, apesar de esse óleo partilhar características comuns, tem também diferenças. A primeira variedade é melhor para fins calmantes, enquanto a segunda é melhor para fins anti-inflamatórios, devido à presença de Azuleno. Este é um composto de nitrogénio, que dá a cor azul característico  a este óleo.

A variedade romana era usada pelos antigos Romanos para manter a clareza mental e a coragem quando estavam em contexto de  guerra.

O óleo essencial de Camomila tem propriedades antiespasmódicas, antisséticas, antibióticas, antidepressivas, antinevrálgicas, carminativas, colagogas, cicatrizantes, emenagogas, analgésicas, febrífugas, hepáticas, sedativas, digestivas, tónicas, bactericidas, sudoríficas, calmantes do estômago , anti- inflamatórias, anti-infecciosas, vermífugas, vulnerárias.  Durante séculos, a Camomila foi usada para ajudar a ter um sono tranquilo e descansado, devido às propriedades calmantes.

A propriedade sudorífica de ambas as variedades deste óleo provoca  transpiração que, por sua vez, ajuda a libertar toxinas do corpo, ao mesmo tempo que o arrefece e liberta de agentes infecciosos, sendo por isso um bom auxiliar no tratamento da febre.

As propriedades antibióticas, bactericidas, antisséticas, presentes nas duas variedades do óleo essencial de Camomila ajudam a travar as infecções causadas por bactérias e fungos, sendo também úteis para eliminar vermes intestinais e, se forem aplicadas na cabeça infestada por  piolhos e lêndeas, também os mata.

A Camomila e também este óleo essencial  tem tido grande uso  no combate à depressão, tristeza e a falta de energia que acompanha esses estados. O efeito estimulante que provoca aumenta a perceção de bem-estar e melhora o estado do humor.  A variedade romana é muito eficaz a acalmar a agressividade e a raiva, sobretudo nas crianças.

A variedade alemã deste óleo é muito eficaz a combater processos inflamatórios em adultos, especialmente os que se referem ao sistema digestivo e urinário.

O óleo de Camomila é um calmante do estômago, ajudando-o a funcionar melhor, pois aumenta as secreções que facilitam a digestão. Também fortalece o funcionamento do fígado, aumentando o fluxo da bile e a secreção de enzimas auxiliares da digestão, razão pela qual é considerado um bom colagogo.

Camomila

Ajuda igualmente a circulação do sangue, libertando toxinas como o ácido úrico, dessa forma ajudando a prevenir e a melhorar situações de reumatismo e artrite. Em consequência, também combate o inchaço devido a retenção de toxinas.

A Camomila e o seu óleo essencial são também muito usados na indústria cosmética, nos tratamentos da pele, ajudando a atenuar manchas, acelerando o processo de cicatrização, de disfarce de cicatrizes.

As propriedades vulnerárias tornam-na um precioso auxiliar em caso de feridas ou cortes, pois ajuda a prevenir  que infectem.  As propriedades analgésicas ajudam a aliviar dores musculares e nas articulações, dores de cabeça, dores de dentes, dores causadas por nevralgia.

Este óleo essencial tem também efeitos carminativos, isto é , ajuda a libertação de gases  no estômago e intestinos.

Um dos seus usos mais conhecidos é  como calmante dos nervos e  de híper-reacções que podem causar convulsões, perda de controlo dos membros, espasmos dolorosos.

Este óleo tem ainda uma acção geral tonificante, tanto na pele e nos músculos como nos órgãos internos.

Camomila 2

Como Usar o Óleo Essencial de Camomila

Como acontece com todos os óleos essenciais, o óleo de Camomila deve ser usado diluído. Deve evitar-se a aplicação junto dos olhos, nariz e ouvidos. Não existem riscos específicos de uso deste óleo, segundo os peritos, desde que seja usado de acordo com as instruções.

É aconselhável fazer um teste na pele antes de aplicar qualquer óleo em zonas extensas do corpo: o mais seguro é aplicar um pouco do óleo, depois de diluído e esperar para ver se não há reações de irritação.

Todos os óleos essenciais devem usar-se com alguma parcimónia, pois o uso excessivo de qualquer óleo essencial pode gerar hipersensibilização da pele.

Para melhorar a juventude da pele e a saúde do cabelo, podem juntar-se 1 ou 2 gotas ao shampoo, condicionador ou loção de limpeza da pele. O óleo tem uma ação naturalmente eficaz contra a caspa e também acalma o couro cabeludo.

Para acalmar o corpo e a mente, podem juntar-se 1 ou 2 gotas ao chá de ervas quente;

Para dormir melhor, massajar a planta dos pés com 2 gotas de óleo de Camomila diluído em uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces ou outro óleo de transporte. Em alternativa, colocar duas gotas no difusor.

Para o tratamento da pele adicionar 2 gotas à loção hidratante para o corpo ou misturar 2 gotas a 5ml de óleo de coco e aplicar suavemente no corpo . Usar a variedade romana da Camomila. 

Camomila 3

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Camomila

Ajuda aqueles que sentem falta de propósito de vida ou que lutam com a falta de  esperança. Ajuda a ultrapassar a falta de esperança e o desapontamento, a ver com clareza as coisas que dão sentido à vida e a focar-se nelas, encontrando o seu próprio caminho.

Diz-se que ajuda a desenvolver a intuição interior que pode orientar a pessoa, para ouvir a sabedoria interna do Eu interior e, em consequência ,permite abandonar hábitos negativos, medos e falta de sentido de propósito. Ajuda a encontrar a serenidade em todas as áreas da vida.

Deixe um comentário a sua opinião conta