Óleo Essencial de Cardamomo

óleo essencial de Cardamomo

O óleo de Cardamomo é extraído das sementes de Cardamomo, também usado como especiaria e cujo nome científico é Elettaria Cardamomum. Esta planta é originária do sul da Índia e do Sri Lanka, é uma erva perene, parente do gengibre. É usado como um ingrediente nos doces e chás tradicionais da Índia, devido ao seu sabor a menta fresca. Também é comumente utilizado para alívio do desconforto digestivo e para alivio de sintomas respiratórios, sendo muito eficaz na limpeza dos brônquios e canal respiratório.

Nos tempos antigos o Cardamomo foi uma importante especiaria comercializada entre as potências da época como o Egito, Grécia e Roma através da rota do Médio Oriente. Os egípcios usaram o Cardamomo em perfumes e no fabrico de incenso mas, na Grécia, foi usado para tratar dores abdominais, ciática, constipações, retenção de urina, espasmos, etc., sendo encarado como um medicamento.

Hoje em dia, além de ser largamente usado na culinária, o Cardamomo é também conhecido pela sua acção de refrescante da boca e neutralizador do mau hálito. Possui propriedades antissépticas e anti microbianas que justificam a sua eficácia. 2 ou 3 gotas deste óleo num copo de  água permitem fazer uma lavagem bucal desinfectante que mata todos os germes e tira o mau hálito. Algumas gostas podem também ser deitadas na água de beber, para a desinfectar, quando a água não é segura.  Pode misturar-se na comida, para dar sabor e para ajudar a conservá-la.  Algumas gotas deitadas na água d banho têm também uma ação desinfetante, tonificante   e embelezador sobre  a pele.

Cardamomo

O óleo essencial de Cardamomo é um excelente digestivo tendo uma ação muito saudável sobre o estômago, o que ajuda a melhorar e a estimular todo o sistema digestivo. Estimula as secreções gástricas boas para a digestão, protege o estômago de infeções.

Este óleo tem uma função geral estimulante em todo o sistema nervoso, sendo também útil para recuperar em caso de depressão e fadiga. Facilita a secreção de enzimas e hormonas e o processo metabólico, melhora o funcionamento dos intestinos e a circulação sanguínea.

Influencia a temperatura do corpo, aquecendo-o e ajudando a transpiração. Alivia a constipação e a tosse, dores de cabeça, etc.

Possui efeitos de embelezamento da pele, que fica mais macia e uniforme e ajuda a libertar os radicais livres, devido ao conteúdo de magnésio e vitamina C que fazem dele  um poderoso desintoxicante.

Possui também uma função diurética, que ajuda a desinchar, contribui para descer a pressão arterial, remover toxinas do corpo e  limpar os depósitos que formam pedra nos rins.

Segundo os peritos, o óleo essencial de Cardamomo também ajuda a neutralizar os efeitos das mordidas de insetos,  limpa os intestinos, cura cólicas, ajuda a cura de infeções da boca  e  reduz o mau hálito. Também alivia as dores de dentes.

planta de Cardamomo

Como Usar o óleo Essencial de Cardamomo

Podem colocar-se 3 ou 4 gotas de óleo essencial diluído num óleo de transporte (o óleo de coco é uma boa aposta) e colocá-lo num difusor para promover uma respiração mais leve e fluída., durante 30 min 3 vezes ao dia.  Também ajuda a afastar a raiva  ou agressividade e  melhora a disposição psicológica.

Colocar uma gota de óleo essencial num copo de líquido para uso interno e alívio de dores do estômago ou limpeza dos intestinos; também pode misturar-se com água para ajudar a desinfetar as mãos e o corpo, para limpar a pele a fundo e prevenir a formação de espinhas e pontos negros, devido ao seu efeito tónico.  A mesma solução de óleo e água pode ser usada para tratar infeções do couro cabeludo, combater a caspa e manter a saúde do cabelo.

Juntar uma ou 2 gotas a 5ml de óleo de coco e aplicar externamente na zona do peito com uma massagem suave para ajudar a respiração.  Massajado no estômago, ao mesmo tempo que se respira o aroma, aumenta o apetite. Ajuda igualmente a aliviar a asma, quando massajado no peito, inalado a partir das mãos ou do difusor, ou massajado na planta dos pés nos pontos reflexos.

Pode-se usar uma gota misturada na comida para dar sabor e auxiliar a digestão.

Uma gota misturada com um pouco de água pode ingerir-se diariamente para tratar a halitose e tornar o hálito mais fresco. 1 gota ingerida por dia também ajuda a tratar as úlceras do estômago, dizem os peritos.

Para as dores de cabeça, pode colocar-se uma gota nas mãos e inalar o aroma das mãos ou massajar na zona dolorosa.

Embora não sejam conhecidos efeitos tóxicos pelo consumo de óleo essencial de Cardamomo., deve evitar-se um consumo excessivo, que pode causar aquecimento excessivo do corpo e do sistema digestivo, com o consequente mal- estar daí adveniente, e irritação nos intestinos.

As mulheres grávidas e a amamentar , pessoas com epilepsia,  não devem usar este óleo essencial, devido ao efeito potencialmente irritativo do aquecimento sobre a mãe e sobre o bebé.  As crianças, segundo alguns, também não deverão ser tratadas com este óleo essencial embora alguns digam que este óleo é mais seguro para as crianças do que outros óleos como o de eucalipto, Porém, o seu efeito calorífico pode ser irritante para as crianças.  Todos devem evitar o contacto com os olhos, o interior dos ouvidos e zonas mucosas da pele.

Por precaução, antes de usar este óleo essencial – e qualquer outro- co0loque uma pequena quantidade na parte interior do braço e deixe ficar por 24 horas para ver se não há reação alérgica ou adversa.

Cardamomo sementes

Uso Metafísico do óleo Essencial de Cardamomo

Segundo a tradição, este óleo essencial favorece a clareza, coragem, propósito, entusiasmo, sabedoria..  O aroma deste óleo essencial está associado com a energia feminina, a água, o planeta Vénus. Favorece o despertar espiritual e a ligação entre o corpo e a dimensão espiritual.  Desenvolve a intuição e sabedoria, ajuda a desenvolver a generosidade.  É considerado uma das fragrâncias angélicas promovendo a ligação entre o plano físico e o espiritual.  Dizem os peritos que limpa a mente para que a pessoa possa receber inspiração de planos espirituais.

Deixe um comentário