Óleo Essencial de Citronela

 

óleo essencial de citronela

A Citronela é uma erva que cresce em alguns países asiáticos e  ilhas do Pacífico. Existem duas variedades de Citronela a partir das quais se extrai o óleo essencial: Cymbopogon Nardus, a variedade de Ceilão; e  Cymbopogon Winterianus a variedade de Java.

O óleo é extraído por destilação a vapor da planta fresca. A segunda variedade, contendo os componentes geraniol e citronela em maior concentração, é considerada de qualidade superior em relação à variedade de Ceilão. A China e a Indonésia são os maiores produtores deste óleo essencial, embora haja produções pequenas em vários outros países .

A Citronela possui um aroma fresco a limão que lhe deu o nome pelo qual é conhecida. É largamente usada por esse motivo para dar sabor a bebidas e alimentos mas tem igualmente muitos usos medicinais:

Tem acção antibacteriana, podendo ser usada para desinfectar feridas e também para ajudar a debelar infeções urinárias e intestinais. A sua ação antissética previne igualmente que as feridas e infeções se tornem generalizadas.

Tem sido usado também como antidepressivo, ajudando a ultrapassar sentimentos de melancolia e ansiedade, tristeza e outros sentimentos negativos, contribuindo para gerar um estado de esperança mais positivo em relação aos problemas.

Possui acção antiespasmódica, desfazendo os espasmos musculares e cãibras e aliviando os seus sintomas.

Tem uma ação anti inflamatória  sobretudo no trato digestivo,no fígado e estômago, dando alívio em situações de abuso de substâncias aditivas como álcool ou tóxicas, comida picante e outros problemas digestivos, aliviando a dor e reduzindo a inflamação. O sue uso ajuda o estômago a funcionar apropriadamente.

Algumas gotas na água do banho ou massajadas no corpo (diluído em óleo de transporte) ajudar a desodorizar o corpo, deixando um aroma agradável .

A Citronela é bastante usada pela indústria dos perfumes e desodorizantes pela mesma razão, sendo um dos compostos frequentes no fabrico desses produtos. A sua mistura na água do banho ajuda também a libertação de toxinas e sais do corpo, (ação diaforética) através da transpiração.

A acção fungicida pode ser útil em caso de fungos  que afetem os ouvidos, nariz e  garganta. Pode ajudar a curar os fungos em outras partes do corpo também.

Os peritos consideram-no também um excelente inseticida e repelente de insectos, matando inclusivamente o mosquito cuja bicada provoca a febre amarela, lêndeas, etc.

Tem uma acção estimulante sobre o sistema circulatório, ajudando também a manter saudável o sistema imunitário, glandular e metabólico.

Possui uma acção tonificante generalizada sobre o corpo, o sistema nervoso e o cérebro, o sistema digestivo, etc..

Os peritos apontam também a sua acção vermífuga que elimina os vermes intestinais. Também tem sido usado para aliviar dores de cabeça, reduzir a oleosidade da pele e do cabelo , dores abdominias, etc.

Citronela

Como Usar o Óleo Essencial de Citronela

Embora não se atribua  toxicidade a este óleo, este deve ser usado sempre diluído pois, quando é usado em alta concentração, pode causar irritação e sensibilização da pele. Mulheres grávidas e crianças pequenas também não deverão usar este óleo.

O óleo essencial de Citronela é comumente usado para expelir vermes intestinais. Para o efeito 1 ou 2 gotas de óleo podem ser deitadas na comida ou bebida.

Para efeitos inseticidas, misture algumas gotas de óleo essencial a uma garrafa de spray com água e algumas colheres de baunilha e borrife a zona com insetos a eliminar.

Duas gotas  de óleo essencial em 5ml de óleo de amêndoas doces usado em massagem sobre zonas dolorosas alivia as dores e os espasmos que as provocam. O calor libertado ajuda a produzir este efeito.

O aroma deste óleo essencial inalado do frasco do óleo ou num difusor, acalma a fadiga mental , dores de cabeça, nervosismo e depressão, etc.

Duas ou 3 gotas de óleo de Citronela na loção da pele ajudam a combater a pele oleosa.

Misturado com um óleo de transporte pode ser usado como perfume  corporal ou desodorizante.

folhas da citronela

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Citronela

O óleo essencial de Citronela é considerado   um potente agente de limpeza mental  e psíquica , ajudando a superar a tristeza e a  inação.

Este óleo associa-se  ao Sol e é atribui-se-lhe a propriedade da cura. Para esse efeito,  a sua colocação num difusor , produz um alívio de tensões e bem estar através do aroma que se espalha pelo ambiente, de leveza mental que gera nova energia para cumprir objetivos e tarefas do dia-a-dia.

Relacionados

Leave a Comment