Óleo Essencial de Madeira de Cedro

óleo essencial de cedro

O óleo essencial de Cedro é extraído da madeira da árvore de cedro, por processo de destilação a vapor. Esta árvore tem o nome científico de Juniperus Virginiana (também conhecido como   Cedrus DoedaraCedrus Atlantica, e Cedrus Libani, conforme  a  região em que se encontra. Esta é uma planta de climas frios, encontrando-se em altitudes elevadas. Possui substâncias químicas que lhe dão valor medicinal.

Este óleo essencial tem as seguintes propriedades: é anti seborreico, antissético, antiespasmódico, tónico, adstringente, diurético, emenagogo, expetorante, inseticida, sedativo, fungicida.

As propriedades anti seborreicas ajudam a curar os processos inflamatórios nas glândulas sebáceas que produzem excesso de sebo na pele. Reduz a produção de sebo e ajuda na cura da infeção. Reduz também a vermelhidão da pele associada.

Pode ser usado externamente nas feridas como antissético, prevenindo a  sua infeção. É frequentemente um ingrediente dos cremes antisséticos pois liberta o corpo de toxinas.

A sua acção anti-inflamatória revela-se positiva na artrite.

Alivia os espasmos de todos os tipos, (do trato respiratório, músculos, nervos, coração, intestinos).

Possui uma ação tónica geral sobre o organismo e os seus sistemas, estimula o metabolismo. Tonifica os músculos, estômago, pele e melhora o funcionamento do fígado e dos rins.

A sua ação adstringente ajuda quando há problemas nas gengivas, dores de dentes, flacidez muscular. Pode também diminuir os efeitos da diarreia, pela contração muscular do sistema digestivo. Aplicado localmente na pele, protege de toxinas e bactérias, ao formar um escudo de proteção da pele.

Possui funções diuréticas e emenagogas, aumentando o fluxo de urina e reduzindo a irregularidade menstrual.

Possui uma função expetorante, aliviando a congestão do trato respiratório . Diminui as dores de cabeças e a vermelhidão e pingo do nariz em caso de constipação, ajudando também a conseguir um sono tranquilo.

As propriedades inseticidas do óleo essencial de Cedro são bem conhecidas desde há muito. Em locais com muitos insetos voadores como moscas e mosquitos, a sua vaporização no ar afasta estes insetos .

Possui também um efeito calmante e sedativo sobre a mente, alivia a ansiedade, o stress e a depressão, quando usado em aromaterapia, inalando o seu aroma.

Segundo alguns estudos, a inalação do óleo essencial de Cedro protege da infeção por fungos, tanto externa como internamente.

Cedro

Como Usar o Óleo Essencial de Cedro

Pode juntar 5 gotas à água do banho para alívio de comichão ou pequenas inflamações na pele. Pode também juntar duas gotas à loção para o corpo ou misturar num óleo de transporte e massajar a zona afetada.

Combinado com óleo de Tomilho, Alfazema e  Alecrim, ajuda a melhorar o cabelo e até mesmo, segundo dizem, a prevenir a sua queda. Diz-se que torna o cabelo mais forte. Para esse efeito, podem-se adicionar 2 ou 3 gotas ao champô ou condicionador ou aplicar no couro cabeludo numa massagem, após diluído em óleo de transporte, deixar estar durante 30 m e depois passar por água ou lavar a seguir.

Misturado com óleo de coco ( 2 gotas para  uma colher de sopa de óleo de coco) pode aplicar-se nas feridas como antissético.

Para as dores da artrite pode-se adicionar ao banho 10 gotas de óleo essencial de Cedro. Em alternativa, pode inalar-se o óleo.

Em situação de diarreia ou dores digestivas, pode juntar-se 3 a 5 gotas de óleo essencial de Cedro a óleo de coco e massajar na barriga e intestinos ou em qualquer outra zona dolorosa muscular.

Adicionado (2 ou 3 gotas) a um spray para o corpo, produz efeitos de desodorizante natural. Também afasta os insetos atuando como repelente.

Duas gotas misturadas com óleo de amêndoas doces, óleo de coco ou outro óleo de transporte, massajar sobre a bexiga e rins para aumentar o fluxo urinário.

Colocado no difusor ou simplesmente inalando o aroma, ajuda, segundo os entendidos, a regular o ciclo menstrual.

Massajar o peito e a garganta antes de dormir com 2 gotas de óleo essencial e óleo de transporte antes de dormir, ajuda em situação de constipação .

Inalar o óleo ou massajar a zona acima das sobrancelhas com 2 gotas de óleo diluídas ajuda a aliviar a tensão.

Diluir o óleo essencial em óleo de coco e massajar no corpo ajuda a debelar infeções por fungos.

Adicionar 1 gota de óleo essencial à loção do rosto para reduzir  o acne.

Madeira de Cedro

Precauções na utilização

Este óleo nunca deverá ser ingerido. Pode também causar irritações na pele se for usado muito concentrado pelo que deve haver o cuidado de o diluir sempre antes de usar.  Mulheres grávidas não deverão usar este óleo. Este é um óleo muito forte que , se for ingerido  pode causar danos no sistema digestivo, causando vómitos, náuseas, sede, intoxicação. Não deve ser usado junto aos olhos, nariz nem no interior dos ouvidos. Antes de usar o óleo em partes extensas da pele, verifique primeiro a sua reação, colocando um pouco no braço e esperando 48 horas para ver se não tem nenhuma reação alérgica. Os óleos essenciais são auxiliares preciosos que a Natureza disponibiliza mas não devem ser usados em excesso pois isso pode híper sensibilizar a pele.

Árvore Cedro

Uso Metafísico do Óleo de Cedro

É considerado um fator de equilíbrio e de firmeza espiritual, ajudando a manter o caminho do nosso propósito de vida. Diz-se que ajuda a realização dos sonhos , que contém o espírito  dos ancestrais e que nos enraíza na existência terrena. É considerado uma das fragrâncias angélicas, transportando os anjos de sabedoria para junto de nós quando precisamos. É também um agente de purificação. Está ligado com o renascimento e o crescimento. Os antigos egípcios untavam o corpo dos defuntos com este óleo essencial para assegurar que o ser voltaria a nascer e a crescer. Os índios americanos usavam-no como agente de purificação.  O seu uso protege de energias negativas, segundo os peritos.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário