Neecha Banga- Debilitação Revertida em Raj Yoga

neecha banga raja yoga

neecha banga raja yoga

A palavra «neecha» significa debilitado e «Banga» significa cancelamento. Assim, falamos neste artigo do cancelamento da debilitação dos planetas, que pode ocorrer em certas condições e que traz, segundo a tradição da Jyotish, excelentes resultados para a vida da pessoa, formando um Raj yoga.

Os planetas debilitados trazem problemas, qualidades negativas e eventos negativos para a vida da pessoa. Mostram uma área de vida deficiente , imperfeita, problemática.

Porém, quando esta condição é cancelada, a pessoa pode alcançar um tremendo sucesso, numa total reviravolta da sorte. Quais são então as condições que permitem cancelar a condição de debilitação de um planeta? Tome nota:

duas condições que têm que estar presentes em simultâneo. Se estiver apenas uma dessas condições presentes não há cancelamento da debilitação, apenas as duas  presentes em simultâneo podem fazer isso- 1. O planeta debilitado está colocado numa casa kendra (1, 4, 7, 10) especialmente a 10ª; 2.

Há um planeta exaltado numa das casas regidas pelo planeta debilitado, ou um planeta exaltado está em conjunção com o planeta debilitado;  ou  um planeta está exaltado em conjunção com o regente da casa  de colocação do planeta debilitado ou ainda o regente da casa de debilitação do planeta avaliado está ele próprio exaltado.

Por ex., Júpiter está colocado na 7ª casa, debilitado no signo Capricórnio e Marte, que fica exaltado neste signo, está em conjunção com Júpiter. Num outro exemplo, a Lua está debilitada na 4ª casa no signo Escorpião.

Mas Júpiter está colocado no signo Caranguejo, que a Lua rege, estando exaltado neste signo, por isso a debilitação da Lua é cancelada.

Ou ainda Saturno está debilitado no signo Carneiro, na 1ª casa. Marte, o regente de Carneiro e dispositor de Saturno, está colocado no signo Capricórnio, na 10ª casa, exaltado, cancelando  assim o estado de debilitação de Saturno.

Na obra Catechism of Astrology, o Dr B. V. Raman refere 4 condições para o cancelamento da debilitação de um planeta:

Quando o regente do signo de colocação do planeta debilitado ou o regente do signo onde o planeta debilitado fica exaltado (por ex., Saturno fica debilitado em Carneiro e exaltado em Balança, assim, seria o planeta Vénus, regente de Balança) está colocado numa casa kendra a partir do Ascendente ou da Lua;

Quando o regente da divisão navamsa onde se encontra o planeta debilitado está colocado numa casa kendra ou trikona a partir da Lua e a Lua e o Ascendente correspondem a signos Cardinais (Carneiro, Caranguejo, Balança ou Capricórnio) ou quando o navamsa do Ascendente corresponde a um signo Cardinal.

Quando 2, 3 ou 4 planetas estão debilitados mas ocupam boas casas na D- 60 (Shastiamsha) ou na Navamsa- D9 ou estão exaltados na varga navamsa, a debilitação será cancelada.

Quando os planetas debilitados têm bom resultado na força Ashtakvarga estando bem colocados no conjunto de 7 cartas divisionais com destaque para a Hora -D-2 , (Saptavarga) a debilitação também é anulada.

Alguns investigadores da Astrologia Jyotish chamam no entanto a atenção para os facto de que as condições referidas pelo Dr. Raman  de facto reduzem as aflições causadas pela debilitação do planeta  mas não a conseguem reverter em boa sorte.

Assim, as condições referidas pelo Dr. B. V. Raman  não formam neecha banga Raja yoga, apenas cancelam a debilitação, não havendo «reviravolta da sorte».

As primeiras condições que  referimos não apenas cancelam os maus efeitos da debilitação como também trocam esses efeitos adversos por efeitos extraordinariamente positivos. Esta reversão recebe o nome de neecha bangha Raja yoga.

Assim, quando encontramos planetas debilitados  no horóscopo estes devem  ser bem avaliados para se determinar a possibilidade de cancelamento da debilitação.

As condições referidas pelo Dr. Raman são um pouco mais difíceis para os não experientes mas, após aprenderem a aplicar as regras mais simples estas também acabarão por ser dominadas, tanto mais que o software- incluindo o gratuito que aconselhamos, Jaganatha Hora, fazem todos os cálculos, apenas é preciso aprender a ler os relatórios disponibilizados.  Outro fator a considerar é a força dos planetas que podem cancelar a debilitação.

A simples condição de exaltação é insuficiente se o planeta exaltado estiver aflito pela conjunção ou aspeto de um  planeta maléfico.

Quando existe esta configuração no horóscopo, a pessoa experimenta os efeitos da debilitação antes de poder experimentar os efeitos positivos do seu cancelamento. Assim, apenas na segunda metade da  vida, após os 35 anos, será possível obter os bons efeitos do cancelamento da debilitação.

Os nativos com o cancelamento ativo do yoga conhecem, a partir dessa idade, fama, popularidade, reconhecimento social e obtêm riqueza, dando uma volta súbita na sua vida.  Tornam-se influentes e terão bastante poder.

Deixe um comentário a sua opinião conta