Óleo Essencial de Cenoura

óleo esencial de Cenoura

 

Neste artigo descrevemos as propriedades do óleo essencial de Cenoura.

Este óleo é extraído das sementes secas da cenoura selvagem que é uma planeta comum na Europa, onde é conhecido pelo nome popular de «Laço da Rainha Ana».

O nome científico é Daucus Carota  e o óleo extrai-se por destilação a vapor das sementes secas e também por vezes da planta seca.  Para além dos componentes químicos com propriedades antioxidantes, este óleo é também rico em Vitamina A e Caroteno, que protegem a visão.

Quanto aos seus benefícios para a saúde, podemos referir as qualidades antioxidantes que ajudam a manter a juventude da pele pela acção reparadora nos tecidos danificados pelos radicais livres. Exerce uma ação protetora sobe a pele, que resiste durante mais tempo aos sinais do envelhecimento e às rugas.

Também atua positivamente  sobre as articulações, que se mantêm mais flexíveis. Ajuda  igualmente a prevenir a degeneração da mácula e outros efeitos decorrentes do envelhecimento, ajudando a manter a saúde da visão por mais tempo.

Possui propriedades antisséticas, desinfetantes e antivirais. Quando aplicado externamente na pele (depois de diluído num óleo de transporte) ajuda a curar infeções da pele e também, segundo dizem, feridas abertas.

Ingerido (consulte o seu médico ou terapeuta antes de ingerir este ou outros óleos essenciais)  por exe., na comida, possui uma ação eficaz sobre as inflamações da garganta e da boca, do estômago e do cólon, intestinos e sistema urinário.

É considerado muito eficaz para curar feridas, irritações, úlceras, etc. Tem ainda sido usado em caso de infeções virais do sistema respiratório, sendo útil no tratamento da bronquite.

O Óleo essencial de Cenoura tem também sido usado como desintoxicante pela  ação desintoxicante sobre o sangue, músculos e órgãos como os rins e o fígado. Diz-se que é capaz de eliminar o ácido úrico do sangue ,o que é útil em caso de edema, gota, artrite e reumatismo.

Os peritos afirmam que estudos recentes revelam uma ação positiva sobre alguns tipos de cancro, sobretudo o da garganta, boca, estômago, fígado e rins.

O óleo essencial de Cenoura tem efeitos carminativos, isto é, ajuda a eliminar o excesso de gases no organismo.

O efeito depurativo indica que é capaz de purificar o organismo de toxinas, limpando o sistema circulatório, digestivo e excretório e  ajuda a melhorar o estado geral de saúde do organismo.

Este óleo é  um bom tónico, tanto externo, pela ação sobre os músculos como interno, atuando sobre o sistema digestivo incluindo o fígado e regulando as secreções digestivas.

Tem propriedades emenagogas, regulando a menstruação  e aliviando as dores associadas.

Usado em aromaterapia alivia a ansiedade e o stress. Pode para o efeito ser colocado no difusor ou ser inalado.

Usado topicamente na pele ajuda a adiar os efeitos do envelhecimento da pele mantendo-a com aspeto mais jovem.

flor de cenoura selvagem

Como Usar o Óleo Essencial de Cenoura

Em primeiro lugar, como deve fazer antes de usar qualquer óleo essencial pela 1ª vez, coloque uma pequena quantidade na zona do braço e aguarde 24 h para ver se há alguma irritação.

Este óleo não é considerado tóxico, no entanto, mulheres grávidas ou pessoas epiléticas não deverão usá-lo pois pode produzir efeitos adversos.

Nunca use este ou outro óleo sem o diluir num outro óleo de transporte como óleo de coco, de amêndoas doces, de girassol ou azeite.

Este óleo tem propriedades excelentes para a pele porém, depois de o usar não deve expor-se diretamente ao Sol por um período aconselhado de 72 horas pois alguns componentes produzem reação com a luz solar.

As pessoas epiléticas não devem usar o óleo em aromaterapia pois isso pode precipitar convulsões. .

Pode colocar 1 ou 2 gotas na comida para poder beneficiar dos bons efeitos a nível interno.

1 ou 2 gotas podem ser adicionadas a uma colher se sopa de óleo de transporte para massajar na pele. Alternativamente, pode adicionar-se à loção hidratante do corpo.

Podem colocar-se no difusor 2 gotas diluídas em uma colher de chá de óleo de transporte.

O aroma deste óleo não é muito agradável, por isso pode misturá-lo com outros óleos como Gerânio, frutos cítricos ou Cravinho.

planta de cenoura selvagem

Propriedades Metafísicas do Óleo Essencial de Cenoura

É considerado uma das fragrâncias angélicas e associa-se à fertilidade. Diz-se que , adicionado à água do banho ou massajando-se o baixo ventre  diluído com um óleo de transporte, ajuda a fertilidade.

No plano espiritual é usado para ajudar a visão espiritual.

Deixe um comentário a sua opinião conta