Óleo Essencial de Coentros

 

óleo essencial de coentros

Falamos, neste artigo, das propriedades do óleo essencial de coentros.

Os coentros são usados universalmente para dar sabor à comida mas têm também  muitas propriedades positivas para a saúde: na sua composição há 11 componentes de óleos essenciais, seis tipos  de ácidos incluindo o ácido ascórbico ou vitamina C, vitaminas e minerais.

Assim, da próxima vez que usar esta humilde planta para aromatização culinária, pense que, em vez de a deitar fora quando a refeição está pronta, será boa ideia consumi-la por inteiro pois beneficia a sua saúde.

Os Coentros ou Cilantro Coriandrum Sativum L. têm sido usados em todo o mundo como condimento, guarnição alimentar ou decoração, desde a América e Ásia à Europa usando-se tanto as folhas como  as sementes para esse efeito. O óleo essencial é obtido a partir da destilação ao vapor das folhas e também pode ser destilado a partir das sementes.

Quanto às suas propriedades terapêuticas, estas são numerosas:

O Cineol e o ácido linoleico têm propriedades anti reumáticas e anti artríticas e ajudam a desinchar os membros inflamados com esses problemas, sendo também útil em outros processos inflamatórios da pele.

As propriedades desinfetantes, antifúngicas, desintoxicantes, antisséticas e anti oxidantes  são úteis em caso de Eczema, secura da pele e infecções fúngicas.

Os ácidos presentes no óleo essencial ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue e nas paredes das veias e artérias, ajudando a combater a arteriosclerose e problemas cardíacos. Ao mesmo tempo, ajuda a elevar os níveis de bom colesterol, sendo por isso um auxiliar precioso no combate e prevenção destas doenças.

Alguns componentes deste óleo  e da planta ajudam a digestão e o bom funcionamento do fígado e dos intestinos, prevenindo a diarreia e  ajudando mesmo a cura desta, quando é de origem fúngica ou microbiana. Têm também uma ação positiva em caso de vómitos e náusea.

O consumo de coentros está também associado à redução de pressão arterial, havendo indícios fores  de que tem  uma ação positiva nos doentes com hipertensão.

O citronelol, outro componente deste óleo essencial, tem uma ação antissética podendo usar-se para ajudar a curar úlceras ou feridas na boca. Além de refrescar o hálito, ajuda a curar mais rapidamente essas feridas ,

O conteúdo elevado  em ferro ajuda a combater os estados de anemia, fortalece os ossos, aumenta a força e a energia, ao mesmo tempo que melhora as funções cognitivas.

Vários estudos têm a afirmado as propriedades antialérgicas do óleo essencial de Coentros ajudando, nas épocas mais propensas a ataques alérgicos, a minimizar os efeitos destes. É útil em caso de alergia no contacto com plantas, insetos ou comida.  Ajuda  também a prevenir  a infeção por salmonelas através da comida.

O seu teor rico em cálcio contribui decisivamente para  a saúde dos ossos e  a manutenção de um esqueleto forte. É também um bom auxiliar da digestão pois os seus componentes aromáticos ajudam a secreção das enzimas digestivas.

Alguns estudos apontam que o uso dos coentros na alimentação de forma regular ajuda a combater a dispepsia. O seu alto teor em Vitamina C fortalece o sistema imunitário.

Tem sido referido também o seu efeito positivo no combate dos transtornos menstruais, por regular os ciclos menstruais e reduzir a dor associada.

A vitamina A e os componentes antioxidantes,  vitamina C e fósforo, ajudam a combater problemas de visão, previnem a degeneração macular e reduzem o stress sobre os olhos.

O betacaroteno presente na planta ajuda as pessoas com idade mais avançada a manter a qualidade da visão. Do mesmo modo, os componentes desinfetantes e antimicrobianos  ajudam em caso de conjuntivite.

O efeito estimulante sobre o sistema endócrino ajuda a secreção de insulina pelo pâncreas, útil para os que sofrem de diabetes. A regulação da glicose é assim mais fácil, evitando picos súbitos no sangue.

Coentros

Como Usar o Óleo Essencial de Coentros

Como norma geral, antes de usar este ou outro óleo essencial, teste a sua aplicação numa zona do braço e aguarde para ver se não causa irritação cutânea. Não use nos olhos, ouvidos ou nariz. Respeite as instruções no frasco de compra.

Pode usar uma gota do óleo para dar sabor à comida, se gosta do sabor, e usufruir assim dos seus benefícios.

Pode misturar uma ou duas gotas com líquido ou água  e beber diariamente quando está a fazer uma dieta de limpeza de toxinas.

Pode usar uma ou duas gotas de óleo essencial de coentros com uma pequena quantidade de óleo de amêndoas doces  ou de coco e aplicar em irritações ligeiras na pele.

Dilua 2 gotas de óleo de coentros com uma colher de sopa   de óleo de coco e massaje a planta dos pés para ajudar a desintoxicar o corpo.

Pode misturar uma gota de óleo essencial de Coentros com 5 gotas de óleo de amêndoas doces ou de coco  e massajar suavemente as têmporas para aliviar a dor de cabeça.

Pode igualmente misturar algumas gotas na água do banho para estimular o poder natural de cura.

Note que, para ter os benefícios descritos, deve usar um óleo extraído pelos processos naturais de destilação a vapor. Existem óleos sintéticos no mercado que são mais baratos mas não têm as mesmas propriedades dos óleos naturais.

coen

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Coentros

Este óleo essencial está associado à criatividade, otimismo, imaginação, entusiasmo e amor.  Possui as propriedades metafísicas de cura e de amor.

Segundo os entendidos, a sua fragrância impulsiona para a ação compassiva, generosa, otimista. Considera-se ainda que a sua ação faz com que as mudanças sejam feitas de forma suave, em sintonia com a unidade universal.

Considerada uma fragrância angélica, simboliza um novo ciclo de vida, sendo por isso útil quando se pede orientação para iniciar um novo emprego ou quando se pensa fazer uma mudança substancial em alguma área de vida. É considerada uma essência feminina, encorajadora e  suavemente estimulante.

Deixe um Comentário a sua opinião conta