Óleo Essencial de Funcho

óleo essencial de Funcho

O Funcho é uma planta herbácea comum, nativa do Mediterrâneo e que se encontra espalhada por todo o mundo. Tem o nome científico Foeniculum Vulgare .  Esta planta por vezes confunde-se com o anis, com o qual é aparentada pois pertence à mesma família, tal como a salsa, os cominhos e a cenoura. O Funcho tem largo uso culinário, ao mesmo tempo que tem sido usado desde a antiguidade  para fins medicinais e como refrescante bucal (as sementes). Os antigos romanos mastigavam Funcho antes das batalhas para ficarem mais fortes e vigorosos. O óleo essencial é obtido por destilação a vapor das sementes esmagadas de Funcho.

Os componentes bioquímicos da planta justificam os seguintes fins medicinais:

Antissético-  o óleo essencial usado nas feridas e cortes previne a infeção, incluindo, segundo os peritos, a infeção pelo tétano, sendo considerado útil para uso após cirurgias e feridas grandes.

Antiespasmódico-  o seu efeito relaxante nos nervos, músculos, intestinos e sistema respiratório ajuda em caso de contrações  e espasmos, dando alívio da dor e atenuando os sintomas.

Aperitivo- ajuda os movimentos peristálticos do intestino sendo útil,  desse modo, em situações de obstipação e permitindo limpar os intestinos. Tem sido referido que o óleo essencial de Funcho cura a obstipação. Possui ainda efeitos carminativos, isto é, promove a libertação de gases e alivia em caso de indigestão e dor abdominal, ao mesmo tempo que previne a formação de gases. Adicionalmente, também possui propriedades vermífugas, consideradas eficazes a destruir os vermes intestinais e outros parasitas do intestino. Possui igualmente propriedades laxantes suaves, podendo ser tomado regularmente, segundo os peritos. Ajuda também a proteger o estômago, estimulando o funcionamento de todas as secreções. Os entendidos afirmam que ajuda a prevenir úlceras e infeções no estômago. O mesmo acontece com o baço: o  óleo essencial de Funcho tem ação tonificante sobre o baço e protege-os de infeções.

O óleo essencial de Funcho tem propriedades  diuréticas, aumentando o fluxo de urina e a sua quantidade, promovendo a excreção de substâncias indesejáveis como ácido úrico, sais de bile, água acumulada nos tecidos e outras toxinas. Baixa a pressão sanguínea , limpa os rins e, segundo dizem, auxilia na perda de peso pois reduz a gordura. As pessoas que não sofrem de excesso de acumulação de água deverão beber mais água quando usam este óleo essencial para não desidratarem.

Para as mulheres com problemas no ciclo menstrual, as propriedades emenagogas do óleo essencial de Funcho ajudam a regularizar os períodos e aliviam dores de cabeça e abdominais associadas. Os peritos consideram que este óleo essencial é também útil para prevenir a menopausa precoce.  Também tem qualidades galactagogas, isto é, ajuda a aumentar a quantidade e qualidade do leite para as que estão a amamentar pois promove o aumento da secreção de estrogénios. Porém, não deve ser usado  durante a gravidez e, quando a amamentar,  aconselhamos a não usar o óleo sem antes consultar  ao seu médico  ou terapeuta.

Estimulante- este óleo essencial promove a atividade do sistema nervoso e do cérebro em particular, o sistema endócrino e digestivo ajudando, por isso, a superar estados de fadiga e/ou depressão. Tem também um efeito tónico e depurativo  atuando como um desintoxicante dos sistemas digestivo, excretório, respiratório e nervoso e purifica o sangue, libertando-o de excesso de ureia e outras substâncias potencialmente tóxicas.

Expetorante- o óleo essencial de Funcho atua no sistema respiratório aliviando a congestão do trato respiratório e promovendo a libertação de mucos. É considerado eficaz no tratamento de tosses crónicas devidas a infeções virais.

É ainda apontado o efeito útil deste óleo essencial  para  atenuar as rugas da pele, no tratamento de picadas de insetos, para acalmar pequenas irritações na pele e ainda como auxiliar de manutenção da saúde do sistema linfático.

Funcho

Como Usar o Óleo Essencial de Funcho

Apesar de todos os seus benefícios e de ser considerado um óleo seguro,  deve respeitar escrupulosamente as instruções fornecidas na embalagem ou recomendadas pelos peritos. Deve evitar-se o uso demasiado frequente (como em todos os óleos essenciais) e em altas dosagens pois isso pode produzir efeitos narcóticos, alucinações, convulsões, vómitos e náuseas. As pessoas que sofrem de epilepsia não devem usar este óleo essencial. A presença do componente Trans Anethole faz  aumentar a produção da hormona estrogénio e, se isso estimula a produção de bom leite nas mulheres a amamentar, é prejudicial na gravidez. Mulheres com cancro de mama ou tumores no útero não deverão usar este óleo essencial. Todas as pessoas que tenham um histórico de convulsões devem evitar o uso deste óleo. As crianças também devem evitar o uso deste óleo.

Antes de usar este óleo essencial não se esqueça de testar a sua aplicação, colocando um pouco na pele do braço e aguardando até ao dia seguinte para ver se não existe reação alérgica. Esta é rara mas não impossível. Não deve ser usado perto dos olhos, nem no nariz ou ouvidos.  Dilua o óleo essencial de Funcho em outro óleo de transporte como óleo de coco, amêndoas doces, etc..

Para reduzir o desconforto de dores menstruais ou perturbações digestivas, coloque  1 gota de óleo essencial numa colher de chá de óleo de amêndoas doces e massaje no abdómen ou na sola dos pés.

Para o mal estar digestivo pode adicionar 1 ou 2 gotas de óleo de Funcho a um copo pequeno de água morna ou chá  de camomila ou hortelã pimenta e beber.

Coloque 1 gota na palma da mão  e inale , para aumentar a energia geral.

Podem colocar-se 3 a 4 gotas no difusor  e inalar o aroma para usufruir dos benefícios do óleo.

Diz-se que 1 gota de óleo essencial de Funcho misturada com uma colher  de água ou chá e colocada na língua ajuda a ultrapassar o desejo por doces. Alguns aconselham colocar 1 gota de óleo de Funcho na escova dos dentes e escovar os dentes para o mesmo efeito. Adicionalmente, também combate as bactérias da boca.

Para ajudar o sistema respiratório, pode colocar uma gota de óleo de funcho num copo de água ou chá morno e beber.

Para uso sobre a pele, diluir 1 ou 2 gotas em  5 ml de óleo de coco ou amêndoas doces e massajar.

Para efeitos relaxantes, pode-se misturar 1 gota de óleo essencial de funcho com 1 ou 2 gotas de óleo essencial de Alfazema e misturar numa colher de sopa de óleo de amêndoas, massajando o pescoço e o peito  com esta mistura.

Propriedades Metafísicas do Óleo Essencial de Funcho

Este óleo essencial está associado a cura, proteção e purificação. Diz-se que ajuda a tomar decisões em situações de dificuldade, purifica o envoltório áurico de influências externas, ajuda a aumentar a persistência e perseverança. É considerada uma das fragrâncias angélicas. Ajuda nos assuntos do mundo físico, mantendo as funções da mente estáveis. Ajuda a manter-se enraizado e a compreender as lições da alma na existência terrena. No mundo antigo era usado para afastar os maus espíritos.

Deixe um comentário