Óleo Essencial de Noz Moscada

óleo essencial de Noz moscada capa

A noz moscada é uma especiaria muito popular, tendo tido um papel muito relevante em tempos passados, quando era trazida para a Europa e considerada a especiaria mais valiosa. a noz moscada é o fruto de uma árvore que atinge uma altura considerável e dá pequenas flores amarelas das quais resulta o fruto, coberto por uma polpa amarela que é usada para fazer geleia e compota. São precisas plantas fêmeas e machos para haver produção de fruto, demorando cerca de 6 a 9 anos para que comecem a dar fruto ( as plantas macho não frutificam, apenas fertilizam as plantas fêmea). Só atingem a capacidade plena de produção quando têm cerca de 20 anos.

Para além das suas virtudes para dar sabor a diversos pratos e doces, foi reconhecido valor medicinal a este fruto e, na corte de Isabel I era considerada eficaz no combate do terrível flagelo que foi a peste.

O óleo essencial de noz moscada é produzido a partir das sementes do fruto.  São muitas as propriedades medicinais atribuídas ao este óleo essencial:

Um dos benefícios mais apreciados é o de ajudar nas dores musculares e das articulações devido ao seu poder sedativo e anti-inflamatório. Assim, uma massagem com ´óleo essencial de noz moscada pode aliviar bastante as dores reumáticas, da artrite. ou lumbago.  Também é muito eficaz  para tratar as dores abdominais e a inflamação, aliviando em situação de inchaço nas articulações. Ajuda igualmente a aliviar as dores causadas por esforço muscular.

Este óleo essencial é um auxiliar muito eficaz do funcionamento do estômago e intestinos: faz passar a dor, remove o gás excessivo, traz alívio na indigestão, vómitos e diarreia. É considerado um estimulante do apetite. Ajuda a tratar infeções nos rins  e desintoxica o fígado libertando-o de toxinas. Ajuda a dissolver pedras do rim e combate as infeções dos rins, impedindo também a acumulação de ácido úrico.

Possui uma ação estimulante na circulação do sangue, aliviando também sintomas mentais de depressão. A sua ação relaxante equilibra tanto a mente como o corpo, ajuda a equilibrar o sistema hormonal, estimula o sistema cardiovascular e é considerado um bom tónico para o coração.

O aroma agradável do óleo de noz moscada ajuda a afastar o mau hálito e a manter a saúde da boca., aliviando dores de dentes e das gengivas. As propriedades antisséticas fazem dele um ingrediente apreciado no fabrico de sabonetes antibacterianos.

O óleo de noz moscada  tem efeitos muito eficazes no tratamento de constipações e outras doenças respiratórias e por isso é também um ingrediente habitual de muitos xaropes para a tosse.

A noz moscada é um tónico cerebral e atua muito positivamente em situações de cansaço mental e stress. Segundo alguns, este óleo essencial atua sobre os sonhos tornando-os mais vívidos. Melhora a concentração mental e reduz a ansiedade e a depressão..

Para além dos fins medicinais- este óleo essencial também é usado pela homeopatia e  medicina chinesa-  o óleo essencial de noz moscada entra na composição de cremes e cosméticos, sabonetes, ambientadores, como ingrediente em pastas dentífricas etc.. Também pode ser queimado como incenso acreditando-se que os antigos romanos o usavam dessa forma. Os gregos, por seu lado, usavam-no como tónico cerebral embora a noz moscada fosse rara e muito cara nos tempos antigos. Durante os tempos em que os marinheiros cruzavam os mares para ir em busca desta que era a especiaria mais valiosa, era habitual mastigarem um pouco de noz moscada para evitar ficar deprimidos durante as longas viagens por mar.

fruto de noz moscada

Como Usar o Óleo Essencial de Noz Moscada

Tal como referimos habitualmente, antes de usar este óleo pela primeira vez faça um pequeno teste, com 1 gota de óleo essencial misturada com 1 gota de azeite de oliveira e massaje numa pequena área do braço, aguardando até ao dia seguinte, antes de o usar de forma mais extensiva. Pessoas grávidas, a amamentar, com doenças crónicas,  epilepsia, etc. e as crianças não devem usar este óleo a menos que seja aconselhado pelo médico e só depois dos 12 anos.  Este óleo apenas deve ser usado externamente.

Apesar de ser muito apreciada como especiaria, a noz moscada pode ter efeitos muito tóxicos se for usada em altas doses, podendo causar alucinações e, em casos extremos, até a morte. O uso do óleo essencial é considerado seguro,   e o pó também desde que não ultrapasse, segundo os peritos, 5 gramas por dia. Qualquer dose superior pode causar efeitos tóxicos. Para evitar isso, deve usar-se tanto o pó como o óleo essencial de forma moderada.

Para tratar as aftas da boca e herpes, pode colocar uma gota ou duas num pedaço de algodão e passar o algodão sobre a afta ou herpes. Junte uma gota de azeite para evitar irritação da pele.

Para combater a exaustão mental e física dilua 2 ou 3 gotas de óleo de noz moscada em 5ml de óleo de transporte- azeite de oliveira, óleo de coco ou de amêndoas doces e massaje a coluna, pescoço e plexo solar. Não use porém durante períodos longos de tempo pois pode causar náuseas e vómitos e até mesmo convulsões.

Para relaxar os pés coloque 5 gotas de óleo de noz moscada num recipiente com água morna e mantenha os pés na água até esta arrefecer.

Para a saúde da boca e das gengivas, pode adicionar 1 gota à pasta dentífrica ou gargarejar com 2 gotas de óleo essencial em meio copo de água. Combate as aftas, dores de dentes, problemas das gengivas e remove o mau hálito.

Contra as verrugas, deite cuidadosamente uma gota de óleo essencial de Noz moscada evitando tocar na pele em volta para não a queimar ou irritar. O melhor será usar um cotonete para tocar na verruga com o óleo essencial.

Coloque no difusor 2 gotas de óleo essencial para espalhar no ar. Para além de refrescar o ar da casa, os efeitos antibacterianos, antifúngicos e antivirais desinfetam o ar e matam os micróbios.  Para o mesmo efeito desinfetante mas em si mesmo  pode colocar 2 gotas num pedaço de algodão e inalar. Isto também é eficaz para o combate dos problemas respiratórios  e a sensação de peso no peito, e limpa os brônquios e pulmões do muco e alivia os sintomas da tosse.

Podem colocar-se 2 gotas num inalador de viagem ou num frasquinho com um algodão embebido no óleo e inalar durante uma viagem para combater as náuseas e vómitos.

Usado no difusor o óleo essencial de noz moscada alivia o stress, a ansiedade e a depressão e aumenta a autoconfiança.

Para aliviar dores e sintomas digestivos, pode-se adicionar 2 ou 3 gotas de óleo de noz moscada a 5ml de óleo de transporte: coco, azeite, óleo de girassol, jojoba, etc.) e massaje na área dolorosa. Deve massajar-se no sentido dos ponteiros do relógio de forma suave até o óleo ser absorvido.

Para as dores reumáticas ou das articulações, massaje com a mesma mistura referida no ponto anterior em movimentos suaves  e circulares. Mantenha essa zona morna para o alívio ser mais rápido.

Pode também usar a mesma mistura para combater infeções na pele, aplicando na zona infetada duas ou três vezes por dia.

Árvore de Noz moscada

Propriedades Metafísicas do óleo Essencial de Noz Moscada

A noz moscada está associada á sorte, sendo tradicionalmente usada pelos jogadores de jogos de azar. Também se acredita que pode ajudar em situações em que uma decisão pode afetar muito a vida do nativo, como acontece num litígio em tribunal, sendo então usada uma noz moscada embrulhada num pano de cor púrpura para ajudar a atrair uma decisão benéfica para o nativo. De modo semelhante, acredita-se que usar uma noz moscada no bolso protege e traz sorte durante uma viagem.

Em suma, a noz moscada atua no plano material terreno, segundo a tradição.

Deixe um comentário