Óleo Essencial de Palissandro (Pau Rosa)

óleo essencial de Pau rosa capa

O Palissandro é uma árvore da Amazónia muito conhecida no Brasil, da família das Lauráceas, designada cientificamente por Aniba Rosaeaodora. No Brasil esta árvore tem o nome de Pau Rosa e é uma árvore de grande porte, que pode crescer até uma altura de 40 m. É também uma árvore muito apreciada no Paquistão e na Índia e possui lindas flores com um aroma muito agradável. Esta árvore é altamente apreciada como madeira decorativa, o que conduziu ao abate de muitas destas árvores para obter madeira para móveis e outros objetos de decoração, colocando em risco a sua sobrevivência, razão pela qual existem restrições ao seu abate na atualidade .

O óleo essencial de Pau rosa  é obtido a partir da madeira, por destilação a vapor. O aroma desta planta entra na composição do famoso perfume Channel 5.

Infelizmente, o corte indiscriminado de árvores de Palissandro no passado faz desta árvore uma espécie em perigo de extinção pelo que  o uso deste óleo deverá, sempre que possível, ser substituído por outros com propriedades similares. Se mesmo assim desejar comprar este óleo essencial, não se esqueça de comprar apenas marcas que certifiquem uma origem responsável e que respeite as regras a observar perante espécies da biodiversidade que estão ameaçadas. A legislação obriga a que, por cada árvore cortada, seja plantada uma nova.

O óleo de Palissandro tem um aroma doce e floral, ligeiramente picante. Tem o efeito de melhorar o humor e aliviar sintomas de depressão, sendo por isso bastante usado em Aromaterapia. Ajuda a superar sentimentos de tristeza e de fracasso e eleva o estado de espírito permitindo levar por diante as tarefas do dia -a- dia com mais ânimo e alegria. Os peritos aconselham o seu uso para combater a ansiedade em situação de exames, responsabilidades profissionais novas, etc.

O óleo de Palissandro tem também algumas propriedades analgésicas, embora não muito fortes, aliviando ligeiras dores de cabeça, dores de dentes, musculares e nas articulações, etc..

Tem também propriedade antisséticas, aliviando a comichão causada pelas picadas de insetos e ajuda a proteger e a curar pequenos cortes e abrasões na pele.

O aroma deste óleo essencial é também desodorizante. Ajuda também a prevenir infeções por bactérias.

O óleo de Palissandro é um estimulante cerebral ,ajudando a manter o estado alerta da consciência e melhorando o funcionamento da memória, ao mesmo tempo que previne o surgimento de dores de cabeça.

Outra propriedade deste óleo é a inseticida: mata piolhos, mosquitos, pulgas, insetos da cama, formigas. Pode ser esfregado na pele para afastar os mosquitos, servindo de repelente.

Tem uma ação estimulante sobre o organismo e as funções metabólicas, aumentando a secreção de hormonas, enzimas e os processos da digestão. Ajuda em caso de náuseas  e vómitos.

Também ajuda  a manter a pele mais saudável e com aspeto mais jovem. Atenua as rugas, ajuda a tratar a acne e outros problemas de pele.

árvore de Pau rosa em flor

Como Usar o Óleo Essencial de Palissandro

Este óleo essencial é reconhecido  pelos peritos como não tóxico e não irritante, não causando, segundo estes, sensibilização. Assim, é considerado seguro. Apesar disso, e tendo em conta as diferenças individuais, aconselhamos que faça o teste habitual, numa pequena área do braço, colocando uma porção do óleo diluído e esperando 24 horas antes de usar o óleo em zonas mais amplas da pele. Também não deve ser usado por mulheres grávidas ou a amamentar. Não ingira este (nem qualquer outro) óleo essencial.

Para alívio da depressão e melancolia, dores de cabeça, constipações, tosse, náuseas, pode colocar 3 gotas no queimador e inalar o aroma do óleo. Em alternativa pode colocar 3 gotas num copo de água e vaporizar usando um recipiente com spray.

Pode misturar 2 gotas ao óleo de massagem e massajar na pele, para alívio dos sintomas referidos acima, para  levantar o estado de humor e aliviar o stress. Pode ,alternativamente, adicionar 10 gotas à água do banho para o mesmo efeito. Pode igualmente usá-lo no duche: depois de ter o corpo bem molhado, coloque 5 ou 7 gotas nas mãos, esfregue bem as mãos com o óleo e passe em todo o corpo molhado. Pode passar por água depois disso passado um ou 2 minutos.

Pode adicionar 1 ou 2 gotas ao creme ou loção do corpo para estimulação das células e regeneração dos tecidos, rejuvenescer a pele e alisar algumas rugas.

3 gotas no queimador ajudam também a repelir insetos do ambiente e, se usado no vaporizador sobre superfícies que alojam insectos, mata-os e ajuda a obter um cheiro refrescante.

Coloque 1 ou 2 gotas num óleo de transporte como 5ml de óleo de Amêndoas doces e aplique com um cotonete ou algodão numa área da pele ferida ou que precise de curar.

tronco de Pau rosa

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Palissandro

Este é considerado um óleo ideal para a meditação pois ajuda a atingir um estado de consciência de tranquilidade numa elevada vibração espiritual e promove sentimentos positivos. Acalma igualmente os nervos, induzindo sentimentos de paz e de compaixão. Leva a ver a beleza inerente na realidade à nossa volta. Possui uma vibração feminina e ajuda a equilibrar a feminilidade no âmago do ser.

A vibração do óleo de Palissandro ajuda a sentir conexão com a Natureza e a sentir-se enraizado nesta e também enraizado na energia da Terra. Ajuda igualmente a conectar-se de forma positiva com os outros e com a energia de compaixão do próprio coração, levando a amar-se a si mesmo e aos outros.

 

Deixe um comentário