Óleo Essencial de Rosa

 

óleo Essencial de Rosa

O perfume de Rosa é um dos mais apreciados, tal como as suas bels flores. O seu óleo acrescenta sempre uma nota de grande requinte aos cremes e cosméticos  sendo um ingrediente muito apreciado na alta perfumaria. O óleo puro de Rosa é muito difícil de encontrar devido ao preço proibitivo. São necessárias 12000 pétalas de rosa para produzir apenas 5ml de óleo essencial. Assim, no mercado encontra-se em geral o óleo já muito diluído apenas com cerca de 5% de óleo de Rosa.

O óleo essencial de Rosa é obtido por destilação a vapor  das pétalas frescas. Tem sido usado para tratar problemas de saúde e para tratamentos de beleza desde há milhares de anos. O óleo obtém-se a partir da variedade de Rosa Damascena  e contém princípios químicos que o tornam útil no tratamento da depressão.  A escolha desta variedade deve-se ao facto de ser a que tem um aroma mais forte, sendo esta, segundo se crê, a «rosa vermelha» original que é também a mais rica em óleo essencial. Estudos parecem comprovar que um tratamento de aromaterapia duas vezes por semana com óleo de Rosa misturado com óleo de Alfazema reduz a depressão pós parto e a ansiedade. Também melhora o estado de humor e aumenta a autoestima e a autoconfiança. Em suma, ajuda a fazer surgir sentimentos positivos e dá mais força para viver.

O óleo de Rosa possui efeitos anti inflamatórios e sedativos, ajudando em situações de febre, inflamações microbianas ou intoxicação alimentar.

As propriedades do óleo essencial de Rosa também o tornam útil para a pele: estudos indicam que o óleo de Rosa é um dos óleos com propriedades bactericidas mais fortes. Tem uma acção considerada muito eficaz no combate ao acne, matando a bactéria Propionibacterium acnes  que o produz. A razão pela qual o óleo de Rosa é adicionado a cremes e cosméticos para a pele é que aumenta a permeabilidade da pele, ajudando, desse modo, a pele a absorver maior quantidade de nutrientes.

Pode substituir as loções antisséticas quando há feridas, lavando-as com este óleo essencial. A sua aplicação tópica ajuda  a prevenir infeções nas feridas.

O óleo essencial de Rosa é também antiespasmódico, aliviando espasmos e cãibras musculares, nos intestinos, no trato respiratório. É igualmente útil em caso de convulsões.

É antiviral, formando um escudo de defesa em relação a muitos tipos de vírus. Contribui igualmente para curar bactérias no estômago, intestinos, cólon e trato urinário e, no plano externo, ajuda a curar  infeções da pele, ouvidos, olhos e feridas.

Tem propriedades adstringentes, ajuda a fortalecer gengivas e as raízes do cabelo, contrai os músculos, o intestino e a parede abdominal, corta o fluído do sangue quando há feridas, ajuda a prevenir a queda de cabelo  e dos dentes, etc..

Segundo os peritos, o óleo de Rosa ajuda a aumentar a líbido quando há problemas associados ao stress e ansiedade.

Tem uma acção purificadora, removendo ou neutralizando as toxinas. Os compostos antioxidantes ajudam a renovar a pele e a melhorar o aspeto de cicatrizes, estrias, marcas no rosto. Regula os ácidos no estômago e no sangue e ajuda os processos de digestão, prevenindo obstipação e mal -estar digestivo.

O óleo de Rosa é benéfico para o sistema hormonal, estimula as hormonas associadas á menstruação, regularizando os períodos. Também é reputado por facilitar o processo da menopausa.

O óleo de Rosa ajuda a manter a saúde do fígado, protegendo-o de infeções. Também é um bom auxiliar em  problemas de acidez, excesso de bile e  úlceras.

O óleo de Rosa tem propriedades laxantes, que ajudam a libertar toxinas do corpo.

Atua também como um tónico para os nervos, ajudando-os a manter-se saudáveis.

Como Usar o óleo de Rosa

Tenha em atenção os avisos de precaução habituais e, antes de usar este óleo essencial, faça o teste numa pequena superfície da pele, colocando um pouco de óleo de Rosa diluído e aguarde até ao dia seguinte para ter a certeza de que não causa reação irritante na pele. Evite usar o óleo muito concentrado pois o seu forte aroma, benéfico em muitas situações, quando concentrado pode causar dores de cabeça. Não deverá ser usado por mulheres grávidas nem a amamentar nem por crianças. Não use este óleo junto dos olhos,  no nariz ou nos ouvidos.

Para combater a ansiedade e a depressão que causam insónia, pode adicionar-se 5 gotas de óleo de Rosa a 5 gotas de óleo de Alfazema  e colocar no difusor antes de ir dormir.

Para combater a acne, adicione 1 gota de óleo de Rosa a 3 gotas de óleo de coco e embeba um cotonete nesta mistura, aplicando de seguida em cima da área afetada. Faça este tratamento 3 vezes por dia.

Para aumentar a líbido, pode adicionar 2 gotas de óleo de Rosa a 5 gotas de óleo de coco, jojoba ou azeite virgem de oliveira e esfregue atrás do pescoço. Em alternativa pode colocar duas gotas no difusor e colocá-lo no quarto de dormir.

 

Uso Metafísico do óleo Essencial de Rosa

O óleo essencial de rosa está associado ao contentamento, felicidade, paciência. A tradição atribui-lhe também as qualidades de cura e proteção.  simboliza  o amor incondicional e a capacidade de se dar, bem como conforto, harmonia  e bem estar. É uma das fragrâncias angélicas. É considerado o óleo da deusa do Amor, elevando as vibrações onde se encontra o seu suave aroma. Colocado no queimador ou difusor, faz surgir sentimentos de amor e generosidade para com todos os seres.

 

Deixe um Comentário a sua opinião conta