Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião Sol Leão

personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião e sol Leão capa

Descrevemos hoje as características da personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião  Sol Leão a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade constituída pelos elementos Água e Fogo, contrastando o secretismo e reserva do elemento Água com a exuberância e exibicionismo do elemento Fogo.

Quando o Ascendente está colocado no signo Escorpião  o nativo é saudável e tem uma constituição forte, a menos que o seu regente, Marte, esteja aflito no horóscopo. Estes nativos são reservados por natureza, reprimidos e, por vezes mesmo «torturados» mas transparecem habitualmente uma aparente serenidade e mesmo indiferença perante o que os rodeia. Trata-se apenas, no entanto, de uma estratégia de «camuflagem» dos seus sentimentos e emoções. Estas pessoas vivem intensamente no plano psicológico, emocional e psíquico em geral. E sentem-se fragilizadas a esse nível, necessitando de esconder o mais possível esta parte do seu ser para que os outros não adivinhem os seus «pontos fracos».  Marte, o regente do seu Ascendente, é bravo e corajoso para enfrentar todos os perigos no plano externo e pode tornar estes nativos rudes em muitas ocasiões, agressivos e manipuladores das emoções dos outros. Mas nada pode contra o sofrimento emocional e os nativos de Escorpião parecem ter nascido com a consciência profunda de uma «ferida» aberta no fundo do seu ser e que os torna frágeis porque tal ferida é resultado da interação com os outros, sejam estes quem forem.

Tudo isto forma uma personalidade muito complexa nos nativos de Escorpião, levando a que, ao longo da vida, escavem na «ferida simbólica» que os habita para renascerem sarados emocionalmente. É um processo desgastante e sem garantia de sucesso. Mas a melhor aposta destas pessoas é continuar a repetir o mesmo padrão emocional causador das suas fragilidades até que este seja totalmente «desmontado» e superado. Todos os nativos de Escorpião têm lições importantes a aprender, relacionadas com o simbolismo de se aventurar pelo desconhecido, neste caso o desconhecido do seu próprio ser, descer fundo no interior do seu próprio sofrimento e renascer através dele. Não é um percurso fácil mas é talvez o que traz recompensas mais profundas quando chega a bom termo.  A vida encarrega-se de os colocar uma, e outra vez, perante o «abismo» de todos os seus medos e hesitações, sem qualquer rede aparente mas, quando renascem de cada crise, sentem-se renovados e mais fortes. Com o tempo, os mais determinados aprendem o valor do sofrimento e de tudo o que parece arrastar a alma para o fundo da noite pois isso testa a real força e determinação para vencer.

Não é fácil conhecer nem viver com nativos com forte dominância do signo Escorpião. São demasiado esquivos para se abrirem e demasiado desconfiados para aceitar um gesto de bondade ou de altruísmo, tomando-o como manifestação escondida de interesse próprio mas, para todos os que dão consigo numa relação com uma pessoa com estas características, é certo que faz parte do seu próprio desenvolvimento um relacionamento deste tipo e o esforço de fazer o que se pode para ser bem -sucedido. E estas pessoas têm um lado fascinante, magnético, a sua inteligência, força e encanto (quando de bom humor) vai compensando os momentos mais tensos e de falta de harmonia que também se fazem sentir muitas vezes.

Quando, ao Ascendente Escorpião se associa a Lua também em Escorpião, isso não é bom para o horóscopo em geral pois a Lua está no signo de debilitação e, a partir da 1ª casa, atinge todo o horóscopo e também o campo dos relacionamentos, a sorte individual, a autoestima e autoconfiança, etc. Uma Lua debilitada na 1ª casa torna o nativo instável mental e psiquicamente, com fraca autoimagem, pessimista, etc. Dado que a Lua representa a mãe, a relação com esta poderá ter sido complicada ou, em alguns casos, mesmo inexistente.  A mãe poderá ser o «catalisador» do sentimento simbólico de «ferida emocional» de que falámos atrás. A Lua em Escorpião é desconfiada, rancorosa, amarga e pessimista e impele o nativo para comportamentos de vingança, sobretudo se Marte estiver fraco no horóscopo. A pessoa é  muito reservada e não fala dos seus assuntos pessoais a ninguém. Pode adotar comportamentos sarcásticos em relação aos outros ou tentar compensar as suas fragilidades emocionais sendo cruel para os outros. Haverá fortes dificuldades de relacionamento próximo, especialmente  no que se refere ao casamento pois quanto mais se sentirem envolvidas emocionalmente com alguém, mais estas pessoas «fogem» de uma relação, boicotando sistematicamente todo o bom relacionamento possível com a pessoa que lhes suscita tais sentimentos. Em termos básicos, quanto mais gostarem de alguém mais fazem tudo o que podem, sem se controlar, para afastar essa pessoa (sofrem para que o outro não as faça sofrer).

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 1ª casa. Esta é considerada uma das melhores posições no horóscopo mas, no caso presente, isso é dissipado pelo facto de a Lua estar no signo de debilitação. e, a menos que receba bons aspetos, arruína a sorte da pessoa, torna-a pessimista e melancólica, sem fé e sem acreditar verdadeiramente em alguma coisa, com uma visão distorcida da realidade e do seu propósito de vida, sentindo ressentimento por tudo o que acha que merecia ter e a vida não lhe deu. Indica uma infância triste , má relação ou ligação com a mãe, talvez falta do amor materno, seja qual for a razão, tendência para se querer vingar de tudo o que «a vida lhe tirou» e devia ser seu por direito. O propósito de vida não é visto com  iluminação nem  entusiasmo  e a saúde pode ficar fragilizada com esta Lua também fraca. Esta pessoa pode ter dificuldade em perceber que a sua visão do mundo é distorcida e pouco objetiva e tende a ser cínica em relação à vida em geral.

A Lua está colocada na 1ª casa. Como referimos, esta pode ser uma excelente posição quando a Lua é forte mas é complicada quando a Lua está debilitada. O facto de a Lua estar fraca ameaça o sucesso de todos os bons aspetos do horóscopo. A capacidade de alcançar sucesso material e reconhecimento ficam reduzidas, a saúde e a constituição vital também ficam diminuídas e, em consequência a felicidade, bem estar, sucesso geral na vida  também ficam ameaçados. A mãe pode ser doente e o pai pode estar também diminuído por alguma razão. Estes nativos são ainda muito autocentrados e podem adotar comportamentos muito indulgentes e negativos para a saúde, como abusar de substâncias aditivas, álcool e medicamentos, etc.. As mulheres podem sofrer de perturbações menstruais. Estas pessoas têm dificuldade em encontrar alguma coisa positiva que as faça querer levantar em cada dia e encarar com entusiasmo as tarefas do quotidiano. Isto pode ser alterado é claro, se houver outros planetas benéficos na 1ª casa, não demasiado próximos da Lua para não sofrerem  o impacto da sua debilitação ou se houver aspetos de planetas benéficos para a 1ª casa. Em alguns casos, em indivíduos mais desenvolvidos espiritualmente, poderá haver uma espécie de conversão espiritual  que conduz a uma serenidade interior posterior às tempestades da vida.

Quando ao Ascendente em Escorpião e Lua no signo Escorpião se associa o Sol no signo Leão, este pode ser um fator de iluminação na vida destas pessoas, o fator capaz de as retirar de uma espécie de abismo fundo e de as trazer  de novo para a luz, para a  claridade da confiança e do otimismo criativo. Com efeito, o Sol é entusiasticamente feliz e otimista, forte e autoconfiante, procurando centrar-se no plano divino criativo para inspirar outros. O Sol pode dar um «empurrão» interno a esta personalidade levando-a a procurar realização numa carreira na qual possa brilhar de modo único, mostrando a sua inteligência, criatividade  e demais talentos. O prestígio e a autoridade alcançados no plano profissional podem ajudar a «curar» as feridas desta personalidade levando-a a reconquistar a confiança em si mesma e o sucesso que acha que merece.  O Sol em Leão está a construir a sua própria identidade e esta personalidade precisa exatamente de «uma nova pele» para se revestir e este Sol pode ter esse efeito na vida destas pessoas. Desse modo, ao adquirir na vida pública e profissional o prestígio, respeito e admiração dos seus pares, esta personalidade sai do «fundo do poço» da sua autopiedade e começa novamente a orgulhar-se de si própria e do que pode fazer. Uma nova autoimagem e autoestima estão prometidas pela presença do Sol no signo Leão.

O Sol rege a 10ª casa e está colocado na 10ª casa. Um Sol poderosamente colocado na 10ª casa onde tem força direcional ( Dig Bala)  e está colocado além do mais no próprio signo que rege é o antídoto ao pessimismo do Ascendente e, sobretudo da Lua debilitada. Sendo mais forte, o Sol pode  prevalecer, a partir dos vinte e tal anos, superando os aspetos negativos desta Lua e resgatando o nativo de uma situação estagnada para uma nova dimensão de ser na qual este pode desenvolver-se de forma positiva, ainda que muito do secretismo desta personalidade se possa manter e mesmo que muitos dos objetivos e motivos do nativo possam ser muitas vezes centrados nos seus próprios interesses. Poderá mesmo assim beneficiar os outros pois o Sol é o brilho de alguns raios individualizados que, pela sua própria natureza brilham também sobre os outros.

O Sol está colocado na 10ª casa. Esta é uma excelente posição para o Sol, tanto mais que este está no seu próprio signo sendo muito forte aqui. Esta posição do Sol permite alcançar uma posição de topo em alguma instituição e um cargo executivo pelo qual a pessoa pode liderar outros.  Pode atingir poder considerável embora tenha sempre a tendência para o gerir «nos bastidores» podendo atuar de forma agressiva e vingativa contra os oponentes, dada a posição do Ascendente e da Lua. Carreiras ligadas ao poder são extremamente atraentes para estas pessoas embora possam escolher cargos menos visíveis para o público mas cujas decisões têm grande poder de influência. Esta posição do Sol indica mais uma vez dificuldades na relação com a mãe mas é boa para o relacionamento com o pai e indica um pai que pode ter influência e riqueza. O próprio nativo poderá alcançar riqueza mas deverá ser avaliado o horóscopo para confirmar, devido à influência da Lua. Esta posição do Sol também aumenta a autoconfiança dos nativos.

Globalmente, esta é uma personalidade básica feita de contrastes, complexa, indicando algumas dificuldades na vida mas não impedindo uma margem de sucesso, tanto material como espiritual.

Deixe um comentário