Óleo Essencial de Pau -Santo

óleo Essencial de Pau Santo

O óleo de Pau- Santo é extraído da árvore conhecida como «Pau -Santo», cientificamente designada Bursera Graveolens nativa da América central e do Sul. A madeira desta árvore é considerada sagrada por várias culturas e é queimada em diversas cerimónias e rituais, afirmando-se que o fumo da madeira ao queimar, com um aroma muito forte , afasta os «maus espíritos». O óleo essencial de Pau -santo extrai-se por destilação a vapor que extrai as resinas e o óleo da planta. Este tem efeitos benéficos para a saúde tendo sido usado pelos antigos Incas em cerimónias e rituais espirituais, para afastar energias negativas.

Segundo os peritos, o óleo de Pau-santo é útil para aliviar dores musculares, níveis elevados de stress e ansiedade, problemas do sono, infecções no trato respiratório, problemas de pele, artrite, etc..

A percentagem elevada de limoneno (89%) que é anticancerígeno ajuda, segundo os peritos, a prevenir o surgimento de cancro e o uso do óleo em aromaterapia, colocando umas gotas no difusor e inalando o óleo de forma regular, aumenta a quantidade de substâncias antioxidantes o que, por sua vez, ajuda a prevenir doenças crónicas.

Para além das propriedades antioxidantes, o óleo de Pau- Santo é também anti inflamatório,  dando alívio em situação de dores nas articulações dores de cabeça, problemas gastrointestinais.

O óleo de Pau -Santo é um desintoxicante e também um estimulante do sistema imunitário. Para este fim pode ser inalado ou aplicado de forma tópica, sobre a pele (sempre diluído pois este óleo é extremamente forte e nunca deverá ser usado sem diluir).

Os componentes do óleo de Pau -Santo atuam sobre o sistema límbico no cérebro, reduzem a ansiedade e o stress e permitem relaxar.

A acção sobre o sistema nervoso acalma espasmos de origem nervosa e outras desordens associadas com o sistema nervoso. Induz o sono, nos que têm dificuldade em dormir e melhora o estado geral do humor. Também acalma dores de origem nervosa de carácter crónico.

Na pele, o óleo essencial de Pau -Santo ajuda a inibir a destruição da elastina e, desse modo, promove o aspeto jovem da pele durante mais tempo. Ao mesmo tempo, as qualidades antioxidantes ajudam a neutralizar as manchas de envelhecimento.

Os efeitos sedativos tornam este óleo num bom auxiliar do sono: uma gota diluída em 5 ml de óleo de transporte massajado no peito ajudam a adormecer de forma tranquila e sem interrupções.

Os peritos referem que o efeito sobre o sistema imunitário faz do óleo essencial de Pau- Santo um agente eficaz na prevenção de alergias sazonais, ao mesmo tempo que inibe a libertação de histaminas no corpo.

Desde há milhares de anos que queimar pedaços de madeira de Pau- Santo tem sido feito para limpar a casa e a própria energia subtil dos indivíduos. O Uso do óleo para o mesmo efeito é igualmente eficaz sobretudo porque limpa bactérias e vírus  ao mesmo tempo que, na casa,  limpa superfícies e o espaço de maus odores.

O óleo de Pau- Santo pode também usar-se como repelente de insetos, especialmente dos mosquitos.

Árvore Pau- Santo

Como Usar o Óleo Essencial de Pau- santo

Este é um óleo extremamente forte pelo que nunca deverá usar-se sem ser diluído. Como habitualmente, faça um teste com uma pequena porção do óleo e aplique no braço (diluído!) deixando ficar por pelo menos 24 horas para ver se não faz reação alérgica. Mulheres grávidas e a amamentar não devem usar este óleo essencial. Nunca deverá ser ingerido internamente pois pode causar vómitos e náuseas, dores fortes de estômago, irritações na pele. Este óleo destina-se a ser usado apenas externamente, em aromaterapia, num difusor. Embora raros, há casos de pessoas que são alérgicas ao óleo essencial de Pau -Santo.

Os peritos aconselham usar o óleo numa proporção de uma parte de óleo essencial e uma parte de óleo de transporte.

A melhor forma de usar este óleo é inalando o seu aroma a partir de um difusor, onde pode colocar 2 gotas de óleo essencial. Pode igualmente colocar na palma da smãos 2 gotas diluídas com 2 gotas de óleo de coco e esfregar gentiment eas mãos, aproximando-as depois do nariz para inalar.

Pode também misturar 2 gotas em 5 ml de óleo de transporte como amêndoas doces jojoba ou coco ou óleo de massagem e aplicar nas zonas musculares doridas.

Para ajudar a relaxar, a dormir ou aliviar o stress, use no difusor ou massaje no peito 1 ou 2 gotas em óleo de transporte. Também pode massajar nas têmporas, atrás do pescoço ou na sola dos pés a mesma mistura para os mesmos efeitos.

madeira de Pau- santo

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Pau Santo

O óleo de Pau- Santo é considerado eficaz para enraizar  na energia da Terra, ajudando a sintonizar com a fonte essencial da energia terrestre. Liberta energias negativas como emoções de raiva, medo, etc. Os peritos consideram que é útil na meditação para ajudar a focar o espírito. É considerado semelhante, na capacidade de limpeza energética, ao óleo de Cedro e de Sálvia.

Os antigos Incas queimavam a madeira de Pau Santo para fins de purificação, limpeza energética e  invocação de proteção. Segundo estas tradições, o óleo de Pau- Santo traz amor e boa sorte.

2 comentários em “Óleo Essencial de Pau -Santo”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário