Aromaterapia e Óleos Essenciais

Óleo Essencial de Tomilho

óleo essencial de Tomilho capa

 

óleo essencial de tomilho

O tomilho (thymus vulgaris) é uma planta aromática muito utilizada  como condimento culinário ,  tisanas etc. Para além disso, tem também uso medicinal devido ao seu óleo essencial, extraído por destilação a vapor das flores, ramos  e folhas frescas.

O óleo essencial de Tomilho é usado para melhorar a circulação sanguínea, embelezar a pele, fortalecer o sistema imunitário. A melhoria da circulação sanguínea permite uma oxigenação mais eficiente, o que também tem efeitos positivos sobre o coração. As propriedades antibacterianas e antifúngicas fortalecem o sistema imunitário, tanto a nível interno como externo. As propriedades antioxidantes, por sua vez, ajudam a prevenir os efeitos dos radicais livres.

Outra propriedade muito apreciada deste óleo é a de cicatrização que ajuda a desvanecer cicatrizes e marcas na pele, marcas de ferimentos e acne. Estas propriedades fazem deste um óleo popular para o tratamento da pele: também  ajuda a curar feridas, previne a inflamação e as propriedades antisséticas em conjunto com as antioxidantes ajudam a manter a pele com aspeto saudável e jovem.

O óleo essencial de tomilho é também anti espasmódico, aliviando contrações musculares e espasmos no trato respiratório, intestinos, músculos etc..

Atua eficazmente contra dores reumáticas, artrite e gota, segundo os peritos, pois melhora a circulação sanguínea e liberta toxinas através da sua função diurética.

As propriedades anti bacterianas inibem o crescimento de bactérias dentro e fora do corpo. São referidas melhorias nas infeções do intestino, órgãos reprodutores e uretra. As propriedades anti inflamatórias ajudam a superar as dores nas articulações.

Este óleo tem também uma ação tonificante sobre o sistema circulatório, coração, sistema digestivo, sistema nervoso, sobre a pele ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunitário. Protege a saúde do coração, ajudando o funcionamento das válvulas cardíacas, relaxa as artérias e as veias e os músculos cardíacos.  Porém, eleva a pressão arterial pelo que quem sofre de hipertensão deve evitar o seu uso.

Também tem uma ação carminativa atuando sobre os gases intestinais.

A função emenagoga ajuda a equilibrar a menstruação e reduz as dores.

O óleo essencial de Tomilho também é útil em caso de constipações e catarro, pois tem propriedades expetorantes, ajudando a curar as infeções do trato respiratório, descongestionando as vias respiratórias.

As pessoas que sofrem de Hipotensão também podem beneficiar do uso do óleo de Tomilho, que ajuda a regularizar a tensão baixa. Já as pessoas com Hipertensão devem evitar o uso deste óleo, pelo menos sem ouvir o especialista.

Outros benefícios que podem ser citados acerca do óleo de Tomilho são: a sua ação como estimulante do metabolismo, o que também aumenta os níveis de energia e reduz a sensação de fadiga; a ação anti desintoxicante que ajuda a limpar o fígado e também o seu uso em aromaterapia para alívio do stress.

tomilho flor

Como Usar o Óleo Essencial de Tomilho

Como referimos habitualmente, antes de usar o óleo essencial de Tomilho dilua uma gota num pouco de óleo de transporte e aplique numa zona do braço aguardando 24 h para ver se tem ação irritativa.  Considerado um óleo «quente», o óleo de Tomilho não deve ser usado puro, devendo ser sempre diluído. Não deve ser usado durante a gravidez nem aleitação e, se sofre de tensão alta (Hipertensão) não deve usar este óleo sem falar com o médico antes. Crianças também não devem usar este óleo. Note que algumas pessoas revelam ser alérgicas ao óleo essencial de Tomilho, fazendo uma dermatite na pele. Assim, se tem pele sensível, é melhor evitar este óleo essencial, a menos que seja indicado pelo especialista.

Para a saúde da pele, pode adicionar 2 gotas ao creme ou loção para o corpo .

Pode ingerir, segundo os peritos,  1 ou 2 gotas com uma chávena de chá no Inverno  para melhorar o sistema imunitário.

Pode adicionar 1 gota de óleo essencial de Tomilho a 5 ml de óleo de coco ou outro óleo de transporte e massaje no peito e nas têmporas para aliviar o stress. Pode, em alternativa, respirar o aroma do óleo colocando 1 ou 2 gotas no difusor.

tomilho - Óleo Essencial de Tomilho

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Tomilho

Este óleo essencial está associado ao equilíbrio e à coragem: na Idade Média, raminhos de Tomilho eram oferecidos aos cavaleiros antes do combate para estimular a sua coragem.  Em termos mais espirituais associa-se à cura, à purificação e ao amor.  A tradição afirma  que este óleo revela a verdade e equilibra a mente e o corpo. Está associado ao elemento Fogo que estimula a coragem  e nos revela tal como somos. É uma das fragrâncias angélicas, acreditando-se que fortalece e dá coragem quando isso é necessário para enfrentar os problemas da vida. Segundo a tradição, o elemento Fogo do óleo permite, quando é usado, apelar ao auxílio dos anjos para obter o seu apoio.

Usado no queimador ou difusor, o óleo de Tomilho purifica o ar  do lar. A tradição acredita que o uso deste óleo essencial (por ex., colocando algumas gotas na água do banho) atrai seres elementais da Natureza como as designadas fadas.

error: Content is protected !!