Óleo Essencial de Vanilla (Baunilha)

óleo essencial de Vanilla capa

Como sabemos, a Vanilla é uma orquídea, mundialmente conhecida pelo seu uso na aromatização de doces, chocolates, pudins, etc. Mas é igualmente usada para fins terapêuticos.

O óleo essencial de Vanilla é extraído usando um solvente que separa uma substância resinosa retirada das vagens fermentadas da planta Vanilla Panifolia, a orquídea trepadora que produz as tão apreciadas vagens de baunilha. Estas não são fáceis de obter, de modo que, à venda, a maioria dos «aromas» de baunilha que encontramos no mercado são sintéticos e não provêm da planta referida. Esta orquídea crescia originalmente  no México e outros países da América Central, do Sul e das Caraíbas. Porém, a maior parte da Vanilla comercializada é hoje cultivada na Indonésia. Esta orquídea trepadora precisa de calor, humidade e uma altitude de cerca de 1500 m para crescer bem.  As flores têm também que ser polinizadas para produzir a vagem.

Algumas qualidades do óleo essencial de Vanilla explicam o seu uso também na área terapêutica:

As  propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e outras toxinas, fortalecem o sistema imunitário, favorecem o bom funcionamento do sistema nervoso e da memória, ajudam a prevenir a perda de visão e audição, a degeneração macular etc., para além de ajudarem a reparar as células e a repelir os insetos.

Estas propriedades antioxidantes  também  fazem deste óleo um  auxiliar anti –cancerígeno   pois ajuda a prevenir certos tipos de cancro como o do cólon e o da próstata e inibe o crescimento das células cancerígenas. As propriedades sedativas fazem-se sentir em todos os sistemas do organismo, que atua suavizando e  acalmando e reduz todos os processos inflamatórios, ao mesmo tempo que combate a febre e alivia a ansiedade. Este efeito calmante e relaxante faz-se sentir também no cérebro e nos nervos.

O uso do óleo essencial de Vanilla estimula a produção de hormonas como a testosterona e os estrogénios por isso é considerado um afrodisíaco que aumenta a líbido.

Tem também propriedades febrífugas, combatendo a febre e a inflamação.

A Vanilla, devido ao seu aroma e ao componente hydroxybenzaldheyde tem fortes propriedades antidepressivas. E, segundo os peritos, mesmo a Vanilla sintética consegue, pelo seu aroma, ajudar os que estão deprimidos, a melhorar o humor. E também promove um sono mais tranquilo e reparador, ajudando os que têm dificuldade em conciliar o sono.

Tem sido também referido o efeito de alívio das náuseas e a redução  dos gases intestinais pelo uso deste óleo essencial.

São referidas também propriedades de repelente de insetos, especialmente mosquitos.

A Vanilla é largamente utilizada na culinária como aromatizante, sendo uma dos aromas mais populares.

É também usada na indústria cosmética e de perfumaria.

Como Usar o Óleo Essencial de Vanilla

Embora não se conheçam efeitos secundários do óleo essencial de Vanilla, é aconselhável efetuar o teste normal adicionando uma gota do óleo de Vanilla a 3 gotas de óleo de jojoba e aplicando numa zona do braço; aguarde 24 horas para ver se não tem reação alérgica. Por precaução, mulheres grávidas ou a amamentar e crianças não devem usar este óleo essencial.

É de salientar que a maioria dos óleos de Vanilla encontrados à venda não são oriundos da planta referida mas são produtos sintetizados. O óleo verdadeiro de Vanilla é bastante caro pois não é fácil obter os frutos da planta em grandes quantidades. Quando o óleo é de origem vegetal normal, é preciso ter em conta também a concentração de Vanilina. A de uso culinário é bastante mais fraca, contendo em geral apenas 2%. Deve escolher-se uma variedade que contenha pelo menos 25% de extracto original. Ao contrário de outros óleos, o de Vanilina é diferente pois não é extraído por destilação a vapor mas é extraído com solventes como o álcool.

Em aromaterapia, o óleo essencial de Baunilha usa-se frequentemente  para aliviar o stress e relaxar. Para o efeito podem colocar-se 2 ou 3 gotas no difusor e deixar espalhar o aroma. Em alternativa, pode adicionar-se 2 gotas a uma bola de algodão e inalar.

Para alívio do stress também pode adicionar 5 gotas à água do banho. Ajuda igualmente a aliviar a fadiga e a ansiedade.

Pode adicionar-se 2 gotas ao shampoo para obter cabelos mais bonitos e sedosos. Também pode adicionar-se ao creme ou óleo de massagem e massajar na área abdominal para redução dos gazes ou no peito para reduzir os sintomas de tosse e resfriados.

Para combater os insetos e, ao mesmo tempo, usufruir dos benefícios do aroma do óleo essencial de Vanilla pode deitar 5 gotas num pequeno copo e  colocar num recipiente com spray, borrifando o ar à sua volta .

Para esfoliar o rosto pode adicionar 2 gotas de óleo essencial de Vanilla a 3 colheres de sopa de açúcar mascavado  e o  sumo de um limão. Mexa e aplique no rosto, massajando por alguns minutos. Retire com água morna e a seguir molhe o rosto com água fria para  uma limpeza profunda  da pele.

Para ajudar a dormir, pode colocar 2 ou 3 gotas de óleo essencial numa bola de algodão e colocar  esta bola junto da cama e do rosto.

Pode adicionar 2 ou 3 gotas ao seu óleo de massagens e usar no pescoço, pés estômago e no peito para relaxar e reduzir a ansiedade mas também para alívio de dores musculares e  como anti inflamatório.

Como Fazer Óleo de Vanilla em Casa

Não é difícil conseguir fazer o seu próprio óleo de Vanilla. Tudo o que precisa é de adquirir várias vagens de Baunilha, de preferência orgânicas, parti-las em pedaços, retirar as sementes e colocar os pedaços partidos num recipiente de vidro que feche hermeticamente. Cobrir os pedaços das vagens com óleo de jojoba ou de amêndoas doces e deixar estar pelo menos uma semana. Segundo os peritos, não é preciso filtrar o óleo. O aroma vai-se tornando mais forte com o tempo.

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Vanilla

A Vanilla tem associação com a água e com Vénus . Segundo a tradição, além de acalmar e relaxar, é considerada um poderoso instrumento para fortalecer o indivíduo, trazer boa sorte e, sobretudo, atrair  o amor para a vida da pessoa. O incenso de Vanilla tem a mesma finalidade, quando queimado e também é usado para melhorar as aptidões mentais. Segundo a tradição, queimar incenso de Vanilla aumenta a sensação de paz e de conforto.

Em conjunto com o óleo essencial de Canela, o óleo de Vanilla também é usado para atrair prosperidade e abundância, incluindo dinheiro.

Deixe um comentário