Um Outro Olhar sobre os Nakshatras- Hasta

Nakshatra Hasta capa

Hasta, o 13º Nakshstra, fica colocado entre 10º e 23º 20’ do signo Virgem .Astronomicamente fica colocado na constelação Corvus, da qual fazem parte as estrelas, Alpha, Beta, Gamma, Delta  e Epsilon Corvi.

A árvore sagrada para o Nakshstra Hasta é Spondias Indica vulgarmente conhecida como «Manga Selvagem», um fruto comestível usado na alimentação para animais.

O regente planetário de Hasta é a Lua. A divindade protetora do Nakshstra é Savitri ou Savitar, um deus solar, do grupo  Aditya (aquele que tem «mãos de ouro»).

Hasta pertence ao grupo (Gana) Deva. O seu símbolo é a mão que produz artefactos, habilidosa e «fabricadora».

A pedra associada a Hasta é a Pérola natural (não resultante de cultura).

Hasta simboliza tudo o que é feito de forma hábil pelas mãos: desenhar, escrever com letra bonita, desenhar mapas, fazer ferramentas, instrumentos musicais, pintar, gravar, esculpir, manipular e medir, tocar um instrumento musical, construir artefactos para  escrever e enviar mensagens , construir instrumentos com tecnologia que permite atividades como a agricultura, os transportes,  etc..

A shakti ou poder de Hasta é o poder de manifestar o que se pretende e colocá-lo nas mãos. Assim, tudo o que pode ser feito com as mãos ou segurado pelas mãos é privilégio deste Nakshstra, em especial todas as «artes» manuais.

Sendo um Nakshstra  que ocupa um signo com regência de Mercúrio e tendo por sua vez o Nakshatra regência da Lua, a sua natureza é  profundamente mental ainda que prática. A sua  motivação é no entanto Moksha, ou procura da salvação.

Os nativos de Hasta são artesãos, artistas. escritores professores, trabalhadores na área da saúde, realizam trabalho voluntário relações públicas, são conselheiros, vendedores, trabalhadores em redes de comunicação, vendas, são organizadores, etc.

Homens e mulheres são responsáveis na realização das tarefas parentais. São talentosos a ensinar as crianças mais novas , em casa ou como professores.  Promovem a passagem de informação cultural de uma geração para a outra ajudando desse modo a manter estável tudo o que é costume ou convenção. Não aprofundam a reflexão sobre os padrões culturais apenas ajudam a mantê-los de forma estável. Não questionam os costumes nem as tradições. Não gostam de inovar e sentem-se confortáveis a repetir os modos tradicionais de fazer as coisas. E têm um gosto marcado por instruir os jovens nos modos tradicionais, podendo de resto tomá-los como aprendizes de uma «arte» que pratiquem.

Estes nativos podem igualmente ser dotados nas artes associadas ao mar , ligadas a algum aspeto da exploração marinha e podem gostar de viver na costa junto à água.

Gostam de ambientes seguros e abrigados, gostam de estar em casa e de ter ritmos repetitivos no dia -a -dia.  Gostam de defender os velhos costumes e tradições, as normas culturais vigentes. Protegem o lar preventivamente de todo o tipo de mudança radical, o que inclui fenómenos da natureza ou ladrões, razão pela qual têm em geral muros e portões na sua propriedade.

Podem cuidar dos mais frágeis, dos mais velhos  e das crianças da família. Não são muito orientados para ajudar os que precisam, no espaço mais alargado da sociedade, concentram-se na família e no lar.  No relacionamento com o parceiro de vida, tendem a ter um estilo maternal não reconhecendo igualdade de papéis entre os parceiros. A necessidade de constantemente instruir o parceiro, nutri-lo, cuidar dele, faz com que este seja muitas vezes uma espécie de «filho». O casamento  destas pessoas pode melhorar após a meia idade quando os valores de companheirismo são mais importantes do que a «paixão»  da juventude. Além do mais, nesta idade os parceiros precisam realmente de cuidados pois são mais frágeis, pelo menos fisicamente.

Geralmente, estas pessoas fazem tudo o que podem para manter o casamento, a menos que o parceiro seja infiel, podendo mesmo permanecer casados em caso de distância ou frieza do parceiro. Não gostam de mudar e tendem a considerar que a família, tal como foi constituída pelo casamento, deve manter-se. Sofrem consideravelmente  com o divórcio.

As mulheres de Hasta têm bom caráter e uma boa natureza. Quando é preciso trabalhar para conquistar conforto, podem trabalhar na mais dura tarefa alegremente. Mas preferem preguiçar sempre que podem.  Fisicamente têm uma figura grande, com peito grande e tendem a comer demais. São alegres e perdoam facilmente quando lhes fazem mal. Tendem a sofrer de reumatismo crónico e hemorroidas.

Os homens são muito inteligentes, astuciosos, com sentido de humor. Gostam de socializar e de namoriscar sempre que podem. São boa companhia e estimados pelos outros. Mas nunca são muito atraentes fisicamente.

Segundo os clássicos, os nativos de Hasta são altos e de pele com tom  misto. Têm mãos pequenas,  em comparação com o corpo . Podem ter uma marca ou cicatriz na parte superior da mão direita ou ombro.

Têm uma natureza calma e um sorriso muito bonito que atrai os outros de forma magnética, deixando-os agarrados a si. Ganham facilmente a estima e o respeito do público.

São generosos, ajudando os que precisam sem esperar nada em troca. São honestos e não enganam os outros embora estes muitas vezes paguem isso com criticismo e oposição.

Estes nativos tanto podem estar no topo num momento como, no momento seguinte, podem estar na base mais inferior da sociedade, tanto na vida profissional  como  na sua disposição mental. Por isso não são nunca pobres nem ricos de forma permanente. Ganhar e perder  estão constantemente no horizonte embora recebam ajuda inesperada quando têm uma queda abrupta. O sucesso é, porém sempre moderado.

No trabalho, estas pessoas são disciplinadas e, normalmente, têm posições elevadas na carreira, ou são eles próprios empresários por sua conta.  São bons conselheiros, capazes de solucionar disputas entre outros.

Terão que assumir muitas responsabilidades antes de terem sucesso. Até aos 30 anos enfrentam muitas circunstâncias inesperadas em todas as áreas- família, educação, profissão. Entre os 30 e os 42 anos terão o melhor período, estabelecendo-se na vida e acumularão bastante riqueza financeira. Nos últimos anos de vida também terão grande sucesso nos negócios.

A vida familiar é razoável. No que respeita à saúde, há tendência para sofrer de constipações e resfriados.

Nativos do 1º Pada- 10º a 13º 20’ do signo Virgem- Regência de Marte. Os nativos deste pada têm muita energia e são muito dotados nas  atividades  e artes feitas com as mãos.  Têm talento para a Matemática, cirurgia, artes militares. São conservadores no que se refere à religião, gostam de estar em casa, têm bons princípios morais e são de confiança. Terão sucesso também  numa carreira ligada à gestão, finanças. O Sol e Marte são fortes neste pada.

Nativos do 2º Pada- 13º20’ a 16º 40’ do signo Virgem- Regência de Vénus. os nativos do 2º pada têm forte sentido prático. Têm talento artístico. Têm o mais forte sentido ético e moral de todos os padas do Nakshstra sendo muito honestos. Podem ter algum problema de dependência de substâncias tóxicas. Gostam de estar em casa. Terão sucesso também numa carreira ligada à gestão, finanças. Os planetas aqui colocados procurarão expressão material perfeita. Os planetas Mercúrio Vénus e Saturno dão bons resultados quando aqui colocados.

Nativos do 3º Pada- 16º 40 a 20º do signo Virgem- Regência de Mercúrio. Este pada favorece as atividades de negócios, comércio, colocando a carreira como o ponto fundamental do sucesso destes nativos. É o pada mais inteligente e empreendedor. Podem irritar-se facilmente. Têm inclinações artísticas e podem ser advogados e escritores. Gostam de viajar por avião e comboio, não gostam de viajar por mar. Apreciam carros e joias. Entre os vinte e seis e vinte e nove anos têm amores excêntricos que podem trazer escândalo por beberem demais. Quando Mercúrio está aqui colocado pode dar grande inteligência e capacidade de compreensão.

Nativos do 4º pada- 20º a 23º 20’ do signo Virgem- Regência da Lua. A vida familiar e a participação na comunidade são muito importantes para estes nativos. Estes  podem alcançar segurança e abrigo mas também tendem a ser desconfiados em relação a tudo o que vem de fora da comunidade a que pertencem. Podem trabalhar com produtos marinhos ou na indústria química. Podem também escrever ou publicar. Podem irritar-se facilmente. Têm inclinações artísticas e podem ser advogados e escritores. Gostam de viajar por avião e comboio, não gostam de viajar por mar. Apreciam carros e joias. Entre os vinte e seis e vinte e nove anos têm amores excêntricos que podem trazer escândalo por beberem demais. Apenas Júpiter forte pode dar bons resultados neste pada, em especial relativamente aos filhos.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário