Óleo de Amêndoas Doces

 

óleo essencial de amêndoas doces

Não podíamos terminar esta série de artigos sobre os óleos essenciais sem falar de alguns óleos de transporte, começando pelo óleo de amêndoas doces.

Este óleo é muito apreciado nas regiões mediterrânicas e no Sudeste da Ásia desde há muitos séculos, onde tem sido usado para favorecer a saúde da pele e do coração. Este uso intuitivo é hoje comprovado pelo estudo fitoquímico que revela a riqueza deste óleo em sais minerais e vitamina E.

As amêndoas existem na variedade doce e amarga sendo que as amendoeiras selvagens produzem em geral amêndoas amargas. Estas possuem um glicósido, cianido, que se transforma, depois de processado, num ingrediente tóxico.

Deste modo, embora o óleo de amêndoas amargas tenha algumas qualidades terapêuticas interessantes e que podem ser úteis desde que o óleo seja usado externamente. Mas não deve ser ingerido pois pode ser muito perigoso.

Quanto ao óleo de amêndoas doces, obtido a partir dos frutos da árvore Prunus amygdalus variedade doce, obtidas por cultivo seletivo durante muito tempo, o seu uso não oferece perigo. Este óleo é usado também em culinária.

As gorduras não saturadas, associadas à fibra, vitaminas e minerais do óleo de amêndoas doces contribuem para reduzir o mau  colesterol.

As suas propriedades antioxidantes e anti inflamatórias são também bem conhecidas. As primeiras amendoeiras chegaram à Europa e USA apenas no séc. XIX. Pela sua natureza não tóxica e altamente saudável, o óleo de amêndoas doces pode ser ingerido e é considerado um óleo de transporte, isto é, um óleo que serve para diluir outros óleos para que estes sejam usados de forma segura.

A primeira qualidade a salientar é a característica hipoalergénica deste óleo, que permite a sua aplicação mesmo em bebés. É um excelente óleo de massagem para crianças, após o banho.

A vitamina E contida no óleo  de Amêndoas doces é um potente anti oxidante  e mantém a pele saudável e macia, protegendo-a dos danos dos raios solares. Pode ser usado para remover a maquilhagem mesmo na zona perto dos olhos podendo ser aplicado num pedaço de algodão, deixando estar 2 minutos e depois remove-se com outro pedaço de algodão.

Também pode ser usado como esfoliante caseiro: simplesmente misture um pouco de açúcar com óleo de amêndoas doces, massajando suavemente com movimentos circulares no rosto e retire com água morna abundante.  Este preparado ajuda a remover as células mortas e impurezas.

Pode ser usado uma vez por semana. O óleo de amêndoas doces é bom para a limpeza da pele, penetrando profundamente na pele,  desobstruindo os poros. A sua riqueza em vitamina E ajuda a reduzir a acne.

amendoeira

 

Dizem os peritos que o óleo de amêndoas doces ajuda a remover as olheiras e os papos debaixo dos olhos. Para  o efeito, aplique na área todas as noites um pouco de óleo. Resultados são visíveis, segundo dizem, num período de 2 semanas.

O óleo de amêndoas doces também pode ser usado para alívio de queimaduras solares, aplicando sobre a zona vermelha para alívio rápido. Para aclarar as zonas da pele que ficaram queimadas pode juntar  uma colher de chá de mel com algumas gotas de limão e de óleo de amêndoas doces e aplicar na zona, esfregando suavemente com os dedos. Deixe ficar por uma hora e depois lave com água.

O óleo de amêndoas doces pode também ser usado para aliviar irritações da pele causadas por dermatite de contacto que causam inflamação na pele. O teor em zinco do óleo de amêndoas doces torna-o apropriado para aliviar estas irritações sem causar efeitos secundários.

O teor em vitamina E do óleo  de amêndoas doces ajuda também a reduzir rugas finas e a atenuar os sinais do envelhecimento pois contribui para reparar os danos na camada de colagénio da pele.

Em aromaterapia usa-se o óleo de amêndoas doces para  induzir relaxamento muscular quando existem dores. O óleo deve ser aquecido até ao ponto em que é minimamente suportável e massajado na zona dolorosa.

Depois molhe uma toalha em água quente e coloque sobre a área massajada, deixando estar meia hora ou uma hora. As dores são aliviadas e a fadiga muscular desaparece, pois o óleo de amêndoas elimina as toxinas.

amendoas na árvore

Para a saúde do cabelo e prevenção da sua queda, os peritos aconselham o seguinte tratamento: aquecer uma colher se sopa de óleo de amêndoas doces e aplicar no escalpe até ser absorvido, à noite, após o banho. Deixar ficar durante a noite.

Comer algumas amêndoas diariamente também ajuda a manter a saúde do cabelo. Em alternativa, pode misturar algumas gotas de óleo de amêndoas doces à salada, ou ao batido. Também pode colocar na palma das mãos algumas gotas de óleo de amêndoas e, depois de lavar o cabelo, esfregar as palmas das mãos com o óleo e aplicar em todo o cabelo, deixando-o  secar naturalmente. O cabelo fica mais brilhante e «manejável».

Uma gota de óleo de amêndoas doces aquecido  pode ser colocado nas unhas para as fortalecer , esfregando gentilmente até à cutícula. Aplique nas unhas uma vez por semana para ter unhas mais fortes.

O óleo de amêndoas doces e as amêndoas são bons para a saúde do coração. Este óleo é uma gordura monoinsaturada que é boa para a saúde cardíaca. Comer algumas amêndoas todos os dias ajuda a saúde do coração.

Desde há muito tempo que, no sudeste da Ásia, se acredita que as amêndoas doces e o seu óleo  são bons para o cérebro, para  a memória e as atividades cognitivas. Sabe-se hoje que o óleo essencial de amêndoas doces auxilia as funções neurológicas, sendo assim um auxiliar muito importante da saúde cerebral.

Também pode usar-se o óleo de amêndoas doces para limpar os ouvidos do excesso de cera. Basta aquecer uma colherzinha de óleo e deitar nos ouvidos, esperando depois que a cera seja eliminada naturalmente.

Assim, constatamos que o óleo de amêndoas doces, para além de «transportar» os princípios ativos de outros óleos, que ajuda a diluir, tem também propriedades que justificam o seu uso independente e um pleno direito a constar nas listas dos óleos essenciais.

Deixe um comentário a sua opinião conta