Não podíamos terminar esta série de artigos sobre os óleos essenciais sem falar de alguns óleos de transporte, começando pelo óleo de amêndoas doces.
Este óleo é muito apreciado nas regiões mediterrânicas e no Sudeste da Ásia desde há muitos séculos, onde tem sido usado para favorecer a saúde da pele e do coração. Este uso intuitivo é hoje comprovado pelo estudo fitoquímico que revela a riqueza deste óleo em sais minerais e vitamina E.
As amêndoas existem na variedade doce e amarga sendo que as amendoeiras selvagens produzem em geral amêndoas amargas. Estas possuem um glicósido, cianido, que se transforma, depois de processado, num ingrediente tóxico.
Deste modo, embora o óleo de amêndoas amargas tenha algumas qualidades terapêuticas interessantes e que podem ser úteis desde que o óleo seja usado externamente. Mas não deve ser ingerido pois pode ser muito perigoso.
Quanto ao óleo de amêndoas doces, obtido a partir dos frutos da árvore Prunus amygdalus variedade doce, obtidas por cultivo seletivo durante muito tempo, o seu uso não oferece perigo. Este óleo é usado também em culinária.
As gorduras não saturadas, associadas à fibra, vitaminas e minerais do óleo de amêndoas doces contribuem para reduzir o mau colesterol.
As suas propriedades antioxidantes e anti inflamatórias são também bem conhecidas. As primeiras amendoeiras chegaram à Europa e USA apenas no séc. XIX. Pela sua natureza não tóxica e altamente saudável, o óleo de amêndoas doces pode ser ingerido e é considerado um óleo de transporte, isto é, um óleo que serve para diluir outros óleos para que estes sejam usados de forma segura.
A primeira qualidade a salientar é a característica hipoalergénica deste óleo, que permite a sua aplicação mesmo em bebés. É um excelente óleo de massagem para crianças, após o banho.
A vitamina E contida no óleo de Amêndoas doces é um potente anti oxidante e mantém a pele saudável e macia, protegendo-a dos danos dos raios solares. Pode ser usado para remover a maquilhagem mesmo na zona perto dos olhos podendo ser aplicado num pedaço de algodão, deixando estar 2 minutos e depois remove-se com outro pedaço de algodão.
Também pode ser usado como esfoliante caseiro: simplesmente misture um pouco de açúcar com óleo de amêndoas doces, massajando suavemente com movimentos circulares no rosto e retire com água morna abundante. Este preparado ajuda a remover as células mortas e impurezas.
Pode ser usado uma vez por semana. O óleo de amêndoas doces é bom para a limpeza da pele, penetrando profundamente na pele, desobstruindo os poros. A sua riqueza em vitamina E ajuda a reduzir a acne.
Dizem os peritos que o óleo de amêndoas doces ajuda a remover as olheiras e os papos debaixo dos olhos. Para o efeito, aplique na área todas as noites um pouco de óleo. Resultados são visíveis, segundo dizem, num período de 2 semanas.
O óleo de amêndoas doces também pode ser usado para alívio de queimaduras solares, aplicando sobre a zona vermelha para alívio rápido. Para aclarar as zonas da pele que ficaram queimadas pode juntar uma colher de chá de mel com algumas gotas de limão e de óleo de amêndoas doces e aplicar na zona, esfregando suavemente com os dedos. Deixe ficar por uma hora e depois lave com água.
O óleo de amêndoas doces pode também ser usado para aliviar irritações da pele causadas por dermatite de contacto que causam inflamação na pele. O teor em zinco do óleo de amêndoas doces torna-o apropriado para aliviar estas irritações sem causar efeitos secundários.
O teor em vitamina E do óleo de amêndoas doces ajuda também a reduzir rugas finas e a atenuar os sinais do envelhecimento pois contribui para reparar os danos na camada de colagénio da pele.
Em aromaterapia usa-se o óleo de amêndoas doces para induzir relaxamento muscular quando existem dores. O óleo deve ser aquecido até ao ponto em que é minimamente suportável e massajado na zona dolorosa.
Depois molhe uma toalha em água quente e coloque sobre a área massajada, deixando estar meia hora ou uma hora. As dores são aliviadas e a fadiga muscular desaparece, pois o óleo de amêndoas elimina as toxinas.
Para a saúde do cabelo e prevenção da sua queda, os peritos aconselham o seguinte tratamento: aquecer uma colher se sopa de óleo de amêndoas doces e aplicar no escalpe até ser absorvido, à noite, após o banho. Deixar ficar durante a noite.
Comer algumas amêndoas diariamente também ajuda a manter a saúde do cabelo. Em alternativa, pode misturar algumas gotas de óleo de amêndoas doces à salada, ou ao batido. Também pode colocar na palma das mãos algumas gotas de óleo de amêndoas e, depois de lavar o cabelo, esfregar as palmas das mãos com o óleo e aplicar em todo o cabelo, deixando-o secar naturalmente. O cabelo fica mais brilhante e «manejável».
Uma gota de óleo de amêndoas doces aquecido pode ser colocado nas unhas para as fortalecer , esfregando gentilmente até à cutícula. Aplique nas unhas uma vez por semana para ter unhas mais fortes.
O óleo de amêndoas doces e as amêndoas são bons para a saúde do coração. Este óleo é uma gordura monoinsaturada que é boa para a saúde cardíaca. Comer algumas amêndoas todos os dias ajuda a saúde do coração.
Desde há muito tempo que, no sudeste da Ásia, se acredita que as amêndoas doces e o seu óleo são bons para o cérebro, para a memória e as atividades cognitivas. Sabe-se hoje que o óleo essencial de amêndoas doces auxilia as funções neurológicas, sendo assim um auxiliar muito importante da saúde cerebral.
Também pode usar-se o óleo de amêndoas doces para limpar os ouvidos do excesso de cera. Basta aquecer uma colherzinha de óleo e deitar nos ouvidos, esperando depois que a cera seja eliminada naturalmente.
Assim, constatamos que o óleo de amêndoas doces, para além de «transportar» os princípios ativos de outros óleos, que ajuda a diluir, tem também propriedades que justificam o seu uso independente e um pleno direito a constar nas listas dos óleos essenciais.