Aromaterapia e Óleos Essenciais

Óleo de Coco

leo de coco capa - Óleo de Coco

 

óleo essencial de coco

O óleo de coco está na moda. O seu uso na alimentação como gordura saudável tem-se expandido e cresce cada dia, com nutricionistas e publicações sobre saúde e alimentação a enaltecer os seus méritos. Estudos vários comprovam que se trata efetivamente de um alimento dos mais saudáveis  para o ser humano. É por isso considerado um superalimento.

Os ácidos gordos que compõem o óleo de coco – Caprílico , Cáprico e Láurico, conhecidos pela sigla MCFA- estão presentes na percentagem de 62% sendo a gordura restante gordura saturada saudável.

A gordura do coco é fácil de digerir e não é de imediato armazenada como sucede com outras gorduras. É processada pelo fígado, sendo transformada em energia no imediato em vez de ser armazenada. Quando aquecida a altas temperaturas, não perde as suas propriedades benéficas.

Mas, terapeuticamente, o óleo de coco tem também muitos benefícios:

Estudos mostram que este óleo é benéfico para os que sofrem da doença de Alzheimer,  fornecendo uma fonte de energia alternativa ao cérebro, quando este não consegue, como sucede no caso desta doença, fabricar a sua própria insulina para processar a glucose de modo a que esta seja transformada em energia utilizável pelas células nervosas.

As gorduras saturadas do óleo de coco ajudam a prevenir a doença cardíaca, pois aumentam o colesterol saudável (HDL) e previnem a formação de «mau» colesterol. Também baixam os níveis de triglicéridos.

Os peritos apontam a capacidade de o óleo de coco ajudar a curar infeções no trato urinário e nos rins. A sua ação sobre as bactérias destrói a sua capa lipídica e mata-as,  sendo por isso um antibiótico natural. Toda esta ação contribui para o tornar  também um protetor do fígado. Estudos mostram que o óleo de coco pode mesmo matar a  famigerada bactéria helicobacter-pylori  que pode dar origem a cancro do estômago.

Alguns estudos mostram que o óleo de coco, extraído a frio (óleo virgem) é também um anti inflamatório, um tratamento natural da artrite.  O óleo de coco extraído pelo uso de calor médio também tem as mesmas propriedades e funciona como analgésico. Tem também sido considerado um preventivo do cancro e do seu desenvolvimento.

O ácido láurico do óleo de coco gera um ambiente hostil para as bactérias e os vírus, fortalecendo assim o sistema imunitário.

coco e leite de coco - Óleo de Coco

Estudos de 2004 mostram que os ácidos MCFA presentes no óleo de coco ajudam a melhorar as funções cerebrais e as funções da memória.

O óleo de coco não refinado é uma boa fonte de energia e tem a propriedade de aumentar o metabolismo. Os atletas podem melhorar a sua performance misturando uma colher de chá de sementes de chia, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de óleo de coco e tomar antes de fazer exercício. Note, entretanto, que convém deixar as sementes de chia nesta mistura algumas horas antes  pois estas incham e, se as ingerir antes de esse processo ter acontecido podem compactar no estômago e ter efeitos perniciosos.

O óleo de coco melhora a digestão, ajudando igualmente a absorção das vitaminas que são dissolvidas em gordura. Atua igualmente nos intestinos destruindo as bactérias prejudiciais e a Candida, que destrói os ácidos do estômago e causa indigestão e inflamação.

O óleo de coco é excelente para limpar a pele e tratar problemas da pele. As propriedades antioxidantes são também excelentes para curar a pele inflamada.

Para tratar problemas das gengivas e torná-las mais fortes pode aplicar uma colherzinha de óleo de coco:  espalhe pelas gengivas deixando estar 20 min 3 vezes por semana.

O óleo de coco é um tratamento natural para a osteoporose, fortalecendo a estrutura e a massa óssea ao mesmo tempo que reduz a sua perda.

O óleo de coco é benéfico também para os doentes com diabetes tipo II, pois previne a resistência , uma vez que os MCFA ajudam a equilibrar os processos de reação da  insulina nas células.

O óleo de coco é também uma estrela nos programas de emagrecimento pois ajuda a queimar gordura e calorias, ao mesmo tempo que diminui o apetite. Estudos indicam que ajuda a perder gordura na barriga. Vários fatores explicam esta ação: um dos componentes do óleo de coco, o ácido cáprico, ajuda a melhorar as funções da tiróide e estudos recentes mostram que os ácidos gordos do tipo MFCA contribuem para quebrar as células adiposas. Estes ácidos têm também outra particularidade que é a de contribuírem para a construção de tecido muscular.

Também é apontado o efeito positivo do óleo de coco no tratamento do cabelo, incluindo do problema da caspa: é possível fazer um condicionador caseiro com uma colher de sopa de óleo de coco e 10 gotas de óleo essencial de Alecrim e aplicar, deixando estar 3 minutos antes de enxaguar.

coqueiro 300x168 - Óleo de Coco

Uma outra propriedade muito relevante é a de ser um agente anti idade devido às propriedades anti oxidantes. Uma colher de sopa de óleo de coco misturada com frutos vermelhos é uma excelente forma de usufruir destas propriedades.

Por outro lado, as gorduras saturadas saudáveis do óleo de coco são uma ajuda para manter o equilíbrio hormonal. O mesmo efeito pode ser alcançado consumindo manteiga de coco ou água de coco.

O óleo de coco facilita a absorção de cálcio pelo organismo e, por essa razão, ajuda a manter dentes e gengivas fortes e parece haver evidência de que combate a formação de placa dentária.  As virtudes gerais do óleo de coco fazem deste um suplemento que aumenta a saúde geral do organismo e dos órgãos.

Por estas razões todas não é de admirar que este óleo seja um dos óleos de transporte mais escolhidos e usados para diluir os óleos essenciais usados na Aromaterapia.

error: Content is protected !!