óleo Essencial de Vetiver

óleo essencial de Vetiver capa

O óleo essencial de Vetiver é muito popular no subcontinente indiano, onde é conhecido pela designação de «Khus» ou «Khus Khus», onde é amplamente usado na indústria alimentar e nos perfumes.

O Vetiver é uma planeta herbácea com o nome científico Vetiveria zizanoides .  A planta tem um aroma considerado agradável e refrescante, embora, para algumas pessoas seja necessário aprender a gostar deste aroma,  que atua sobre o corpo e a mente. A erva seca e as raízes da planta são largamente usadas para refrescar o ar e afastar os insetos e são  colocados nos telhados, nas cortinas, etc., em casas rústicas.

O óleo essencial de Vetiver obtém-se por destilação a vapor das raízes. Para além da aplicação  terapêutica é muito usado na indústria de perfumaria, sabonetes e como aromatizante na indústria alimentar.

O óleo essencial de Vetiver é também muito apreciado na Aromaterapia, devido à característica que tem de arrefecer e suavizar, tendo por isso efeitos anti-inflamatórios, especialmente em caso de insolação, desidratação da pele, secura da pele causada pelos elementos (como o vento seco que sopra em certos locais do Sul da Ásia).

Os bons efeitos sobre a pele deste óleo essencial evidenciam-se também na propriedade que ajuda a cicatrizar e a atenuar marcas  da pele, ajudando também a renovação dos tecidos nas áreas afetadas. É também útil para «apagar» estrias da pele, como as causadas pela gravidez, marcas causadas por queimaduras, varicela, etc.; é excelente para combater a secura da pele e os seus efeitos

O óleo essencial de Vetiver tem propriedades antibacterianas, sendo eficaz no combate do staphilococus aureus e outras bactérias. Segundo os peritos, pode ser usado sobre as feridas externas ou tomado internamente para prevenir infeções. Nos países asiáticos com clima quente e húmido, este óleo pode ser um auxiliar precioso evitando muitas infeções perigosas  Ajuda também a reduzir o tempo de cura.

Os peritos afirmam que o uso do óleo essencial de Vetiver na alimentação e bebidas  tem efeitos afrodisíacos, atuando sobre a líbido.

Atua também como um tónico geral sobre o organismo, fortalecendo o sistema imunitário e o metabolismo e, segundo os peritos, tem um efeito geral de fortalecer e rejuvenescer. Os seus efeitos fazem-se sentir também no sistema nervoso, reparando os efeitos do stress e das emoções negativas.  É referido o seu efeito positivo no alívio de sintomas causados por desordens neurológicas, nos espasmos, etc.

Os efeitos sobre o sistema nervoso fazem com que também atue como um sedativo e ajude a combater a insónia, acalmando a  mente e fazendo cessar a ansiedade , raiva, etc.

Têm sido referidos benefícios do uso deste óleo para pessoas que sofrem de reumatismo, artrite, dores musculares. Também melhora a circulação sanguínea e ajuda a relaxar.

Vetiver planta

Como Usar o óleo Essencial de Vetiver

Embora este seja considerado um óleo não tóxico e muito seguro, é preferível efetuar o teste antes de usar pela primeira vez, colocando uma gota diluída numa pequena zona do braço e aguardar  24 horas para ver se não tem ação irritativa. Mulheres grávidas e a amamentar e crianças não devem usar este óleo. Não use o óleo nas mucosas do nariz ou interior dos ouvidos nem perto dos olhos.

Para melhorar o sistema imunitário e criar resistência à constipação e gripes pode adicionar 1 ou 2 gotas a uma chávena de chá ou outra bebida quente no Inverno.

Adicione 2 gotas a 5 ml de óleo de transporte como amêndoas doces, coco  ou jojoba e massaje no corpo para promover a circulação e  relaxar.

Coloque 5 a 10 gotas na água do banho para um banho de relaxamento. Também pode massajar nos pulsos e no pescoço para o mesmo efeito, umas gotas diluídas em óleo de transporte.

Para limpar a pele do rosto, adicione 1 gota de óleo essencial de Vetiver a 3 gotas de óleo de coco e passe no rosto, suavemente.

Pode colocar 2 ou 3 gotas no difusor pra queimar. Acalma a mente, refresca o ambiente e afasta os insetos.

Vetiver raízes

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Vetiver

Segundo a tradição, o óleo essencial de Vetiver tem funções de proteção e enraizamento. Acalma e centra a pessoa, quando esta enfrenta a adversidade. Diz-se que protege o sono e os sonhos  da negatividade. Segundo a tradição, promove o amor para todos.

Diz também a tradição que o óleo de Vetiver ajuda a atrair dinheiro e protege dos ladrões.

Deixe um comentário