Aromaterapia e Óleos Essenciais

Óleo Essencial de Wintergreen (Gaultéria)

óleo essencial de Wintergreen capa

 

óleo essencial de wintergreen

O óleo  essencial de Wintergreen é largamente conhecido e muito popular em algumas partes do mundo pelas propriedades terapêuticas que aliviam as dores nas articulações, nos músculos e ossos,  reumatismo, artrite, etc.  Mas é também altamente tóxico e deve ser usado com muito cuidado pois pode ser mortal, embora seja usado  também na indústria para aromatizar doces, pastas dentífricas, etc.

O arbusto com este nome, (Gaultheria Procumbens na sua designação científica) belíssimo com as suas bagas vermelhas, é nativo da América do Norte , acreditando-se que foram os «índios» norte americanos que descobriram as  virtudes terapêuticas deste óleo essencial. Este é extraído por destilação a vapor das folhas da planta.

O óleo de Wintergreen é fácil de encontrar pois é usado como remédio popular em muitos locais para alívio de dores num largo espetro. Isto deve-se em boa parte à sua ação analgésica que, quando o óleo é esfregado numa zona dolorosa, suprime a dor ao atuar sobre as terminações nervosas. Ao mesmo tempo aumenta a circulação sanguínea aquecendo a área atingida. Possui um cheiro forte mas, na opinião da maioria das pessoas, agradável e lembrando doces.

O óleo essencial de Wintergreen atua  não apenas como analgésico mas também induz relaxamento, aliviando a tensão e o stress.

O óleo essencial de Wintergreen tem a capacidade  de penetrar na pele e nos músculos, estimulando a circulação  do sangue nessa área  que aquece e, ao melhorar a circulação sanguínea, atenua as dores causadas pelo reumatismo. Ao mesmo tempo, previne a acumulação de toxinas e ácido úrico, causadores da artrite. Consegue penetrar pela pele  até à corrente sanguínea e ajuda a libertação do ácido úrico através da urina.

O efeito relaxante do Óleo de Wintergreen também auxilia em caso de asma e diversos tipos de espasmos, tanto no sistema respiratório como digestivo, nervoso e muscular. Segundo os peritos, alivia também as convulsões e cãibras musculares.

O facto de este ser um óleo altamente tóxico e mesmo mortal se usado sem cuidado pelos seres humanos, faz com que mate muitos tipos de micróbios, vírus e bactérias como por ex., o staphilococus aureus. Assim, nunca deve ser usado sobre feridas abertas nem deve ser ingerido de modo nenhum, apenas podendo ser aplicado- depois de devidamente diluído num óleo de transporte– na pele,respeitando-se escrupulosamente os conselhos de utilização.

As propriedades adstringentes deste óleo essencial são úteis para manter a firmeza muscular, pois o óleo ajuda a contrair os músculos e também os vasos sanguíneos prevenindo hemorragias.

Quando misturado com água, pode esfregar-se na zona abdominal para ajudar a libertar o excesso de gases.

wintergreen em flor

Como Usar o óleo Essencial de Wintergreen

Antes de usar este óleo essencial, tenha em mente que um dos seus componentes o Methylo Salycilato é altamente tóxico. Nunca deverá ser ingerido. Uma simples colher de chá  deste óleo essencial ingerida pode matar uma  criança e um pouco mais do que isso um adulto. Assim,  todas as precauções gerais que mencionamos nos nossos artigos devem ser tidas em conta  com cuidados redobrados quando se trata deste óleo essencial: uso interno proibido, mesmo muito diluído; não deve ser usado por mulheres grávidas ou a amamentar nem por crianças; não deve ser usado nas mucosas, no nariz, olhos ou boca; não deve ser usado em feridas abertas.  Também não deve ser usado por pessoas com epilepsia nem por pessoas sensíveis ao ácido acetilsalicílico (aspirina). Antes de usar  este óleo pela primeira vez, aplique uma gota misturada com óleo de transporte numa zona do braço e aguarde até ao dia seguinte para ver se não forma reação alérgica. Não deve ser usado com muita frequência. Deve ser afastado das crianças pois o seu cheiro faz lembrar os doces e estas podem inadvertidamente ingeri-lo e morrer. Quando ingerido, este óleo pode causar danos irreparáveis no fígado e nos rins.

A melhor zona para usar este óleo de forma segura é nos pés.

Para aliviar a tensão e dor muscular, use uma gota de óleo essencial em 200 ml de  óleo de coco e massaje na zona afetada. Pode massajar a parte de trás do pescoço e os ombros para o mesmo efeito e para alívio de dores de cabeça.

Pode juntar 1 gota à água do banho para aliviar dores musculares e aliviar a tensão e o stress.

1 gota no difusor ajuda a levantar o humor e alivia o stress.

Wintergreen arbusto

Uso Metafísico do Óleo Essencial de wintergreen

Segundo a tradição, o óleo essencial de Wintergreen tem efeitos de cura  e  proteção de energias negativas quando estas deliberadamente procuram prejudicar a pessoa.

Este óleo tem afinidade com os sentidos físicos (cheiro, gosto, tato e audição). Parece ter a propriedade de aumentar os sons, razão pela qual tem sido usado em cerimoniais e rituais nos quais o som tinha ou tem  um papel relevante. Também se diz que eleva as vibrações energéticas do indivíduo. Segundo a tradição, esta elevação da frequência energética permite o despertar espiritual promovendo a autoconsciência e a autoestima.

error: Content is protected !!