Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Caranguejo Sol Capricórnio

personalidade básica Ascendente Escorpião Lua Caranguejo Sol Capricórnio capa

A pedido dos leitores hoje analisamos a personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Caranguejo Sol Capricórnio, composta pelos elementos Água e Terra.

O Ascendente no signo Escorpião indica uma personalidade reservada e secreta, introvertida e difícil de conhecer pois aplica uma boa parte de esforço em esconder a sua interioridade- leia-se: emoções, fragilidades- dos outros. Estas pessoas aprendem desde cedo, intuitivamente, que revelar aos outros a dimensão emocional na sua nudez crua só pode ser uma desvantagem  que revela as suas vulnerabilidades. Por isso aprendem a colocar um ar impassível e neutro, pois preferem atacar a ser vítimas.

O signo Escorpião é um signo profundamente emocional mas é também aquele no qual o nativo assume controlo sobre si dominando as emoções. Esta capacidade de não se deixar controlar pelas emoções à medida que estas surgem, quanto mais não seja quando está perante os outros é um passo muito importante na descoberta de si mesmo porque é só quando o ser humano aprende a controlar o súbito emergir de raiva, impetuosidade, dos atos impensados e impulsivos é que pode começar a descobrir outras facetas em si mesmo, geralmente escondidas para os que vivem apenas no plano físico. A transformação que tantas crises provoca, associada a Escorpião refere-se a esta vitória  do indivíduo sobre uma parte de si mesmo, que reflete e pensa e, depois, escolhe e decide o que fazer. É uma dura batalha e longo o caminho para chegar à vitória e esta  nunca é garantida pois o apego às emoções é difícil de superar.

Os nativos com o Ascendente em Escorpião são igualmente complexos e parece que veem todas as experiências agradáveis ou positivas como tendo também sempre uma parte de sofrimento e de dor.  Na sua imagética, tal como acontece com o animal que dá nome ao signo e cuja partilha sexual corresponde com frequência à morte do indivíduo (a fêmea fecundada come o macho logo a seguir) a desconfiança em relação ao outro é a palavra de ordem para garantir a sobrevivência. E, portanto, estas são pessoas sempre na defensiva e que não confiam em ninguém;  por isso, também não se revelam totalmente a ninguém podendo ter muitos segredos, hábitos secretos que não partilham com o parceiro de vida e espaços/objetos/tesouros (em sentido literal ou metafórico) que permanecem apenas conhecidos por si próprios.

Dito isto, estas pessoas têm uma constituição física muito forte, uma presença magnética, insinuante, uma inteligência acima da média e um humor muito próprio, sarcástico, que faz parte da sua estratégia de segurança: menosprezar os outros para provar que eles próprios não têm insegurança nenhuma. É claro que se precisam de  provar isso é porque, no fundo, sabem que têm fragilidades e que elas podem colocar a sua segurança em risco.  A estratégia maioritária destas pessoas parece ser, no entanto, «atacar antes que me ataquem», fragilizar o outro antes que este tenha hipótese de o fragilizar. A relação afetiva com os outros, sobretudo quando as suas emoções revelam atração forte pelo outro é sempre uma batalha de domínio sobre o outro: Parece que, para estes nativos, há apenas duas alternativas possíveis: dominar ou ser dominado; por detrás de uma aparência de amor  ou de paixão pode esconder-se uma verdadeira ameaça. E tomam a dianteira para a neutralizar.

Quando ao Ascendente Escorpião se associa a Lua no signo Caranguejo  esta personalidade torna-se mais suave e amigável, é introvertida mas aberta aos que ama, embora possa permanecer igualmente fechada para todos os que não são identificados como «família» ou «amigos».

Quando a Lua está em Caranguejo, o nativo sente grande apego pela sua família e linhagem, pela comunidade ou grupo social com o qual se identifica. O lar, a Terra, as propriedades da família são em grande parte o seu mundo e a sua identidade e pode ser gratificante viver neste meio resguardado e bem conhecido. Estas pessoas podem ter uma verdadeira paixão pela investigação de tesouros, objetos perdidos, podendo ser excelentes colecionadoras de objetos raros. São afetuosas com a família mas podem reagir com frieza ou mesmo vingança quando o seu amor não é devidamente apreciado e retribuído. Podem esconder durante muito tempo sentimentos de «agravo» e, numa ocasião propícia, fazem a pessoa «pagar por isso». Nem Caranguejo nem Escorpião esquecem facilmente embora seja mais fácil a Lua em Caranguejo perdoar do que ao Ascendente Escorpião que dificilmente confiará novamente em quem o traiu uma vez. Mas esta é também uma personalidade capaz de criar um sentimento de intimidade que dificilmente outras conseguem superar, sendo capaz de proporcionar grande conforto emocional aos que ama e contanto que  o alvo do seu afeto não cometa «traição». O amor facilmente se transforma em ódio nessa situação.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 9ª casa, Esta é uma belíssima colocação e, se a Lua estiver brilhante no nascimento, protege o horóscopo de outros fatores menos positivos.  Esta é uma posição que favorece tanto o pai como a mãe, que são pessoas com sentido ético e moral irrepreensível , gostam de fazer boas ações, regem a sua vida por princípios elevados  e alcançam fortuna e riqueza, sendo felizes e tendo vida longa. O nativo também é beneficiado podendo receber orientação dos pais que será benéfica, sendo também afortunado e tendo boas oportunidades na vida. Será sábio e idealista e pode fazer muitas viagens que lhe trarão sabedoria e prazer. O propósito de vida destes nativos é também muito forte.

A Lua está colocada na 9ª casa. Está muito bem colocada tanto por casa como por signo pois está no próprio signo. O nativo tem sorte, sobretudo se nasceu na fase brilhante da Lua. Sentirá bem- estar e, se receber bons aspetos pode acumular muita riqueza e influência, pois terá a sorte do seu lado. Estas pessoas identificam-se com os valores tradicionais e podem ser religiosas ou filosóficas ou, simplesmente, espirituais.  Podem gostar de desenvolver atividades relacionadas com a religião e a espiritualidade ou fazer ações de caridade e voluntariado regularmente. Haverá proximidade com o pai e a mãe e benefícios através deles, tanto materiais como espirituais.  Ao longo da vida, haverá benefícios recebidos de mulheres. Quando o cônjuge é mulher, esta será atraente e terá uma personalidade bondosa, generosa e  espiritual. O nativo poderá fazer muitas viagens ao longo da vida para países distantes. Terá muita sorte resolvendo os problemas que surgirem sem grande esforço.  conhecerá grande prosperidade e alcançará muita sabedoria .

Quando, ao Ascendente Escorpião e Lua Caranguejo se associa o Sol no signo Capricórnio, um signo de Terra que se liga harmoniosamente com o elemento Água, vemos que um fator importante de inteligência e orientação prática anima esta personalidade.  O Sol no signo Capricórniosigno oposto de Caranguejo  revela muitas vezes um dualismo entre a expressão do Sol e da Lua, entre a generosidade e espiritualidade da Lua e a ambição material , o desejo de riqueza e status do Sol. Esta personalidade tanto pode ser amável como fria e distante, podendo passar de um registo para o outro com grande rapidez.

O Sol no signo Capricórnio é antes de mais socialmente orientado, deseja conquistar os privilégios que a sociedade dá aos que mais se destacam. Quer ter uma posição no seio dessa sociedade que os outros admiram ou invejam e pode trabalhar muito para lá chegar, de forma gradual e segura. Os três elementos básicos desta personalidade revelam que esta é conservadora, não gosta de inovar nem de encontrar imprevistos que fiquem fora da sua capacidade de controlar. Gosta de organizar e estruturar o que já existe  e essas aptidões fazem toda a diferença quando se aspira a papeis de liderança. É capaz de imparcialidade e objetividade quando desempenha funções de liderança sobre outros, sendo naturalmente atraída para os que nasceram nas camadas menos elevadas da sociedade. O Ascendente no signo Capricórnio mostra preocupação com a justiça social e estas pessoas são capazes de desempenhar papeis de regulação social que melhorem as condições de vida dos menos favorecidos mas também são em geral um pouco egoístas e procuram beneficiar-se a si mesmas  em tudo o que fazem, por vezes com alguma astúcia, o que é favorecido pela colocação do Ascendente no signo Escorpião.

O Sol rege a 10ª casa e está colocado na 3ª casa. Esta posição do Sol indica que o nativo depende de trabalho árduo para alcançar sucesso na carreira. Há, no entanto, que ter em conta que a Lua é forte e indica sorte. Porém, só uma análise profunda do horóscopo permitirá avaliar o quanto será necessário haver esforço para se atingir o sucesso na carreira. Esta posição também mostra que o sucesso nesta área vai evoluindo com o tempo, de forma gradual e lenta. O nativo pode ter uma carreira de tipo literário, ou na área das artes como a música, dança, representação dramática. A carreira da pessoa pode estar de algum modo ligada aos irmãos. Poderá ter que fazer muitas viagens no âmbito profissional.

O Sol está colocado na 3ª casa. Sendo um maléfico natural, o Sol dá bons resultados na 3ª casa, uma casa upachaya. Esta personalidade é corajosa e gosta de correr alguns riscos, ainda que controlados, atendendo á posição no signo Capricórnio. Será determinada e motivada para vencer. Estes nativos fixam objetivos e perseguem-nos ao longo da vida.  Poderá haver pouca felicidade na relação com irmãos, se existirem. A perseverança para se manter no caminho que leva aos objetivos pretendidos é um dos fatores do sucesso destas pessoas, ainda que este possa demorar a chegar. O nativo deseja alcançar uma posição pública de destaque e um status elevado e trabalhará para esse objetivo.

Globalmente, esta é uma personalidade que poderá ter que aprender a integrar os elementos emocionais com os de natureza mais prática e material, podendo ter sucesso tanto no plano material como psicológico e espiritual. Talvez tenha que escolher, em algumas situações, entre o plano da família e o da carreira.

2 comentários em “Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Caranguejo Sol Capricórnio”

  1. Existe outra personalidade básica que não encontrei: ascendente virgem, lua touro e sol áries. Pode analisar ?

Os comentários estão fechados.