Um Outro Olhar sobre os Nakshatras- Jyeshta

Um Outro Olhar sobre os Nakshatras Jyeshta capa

O Nakshatra de Jyeshta ocupa a extensão entre 16º 40’ e 30 º do signo Escorpião.

Astronomicamente, localiza-se no círculo das estrelas, numa constelação cuja estrela principal é Antares, (Alpha scorpii).

A divindade protetora deste Nakshatra é Indra. Indra é o chefe guerreiro dos deuses, aquele que aprisionou o dragão. O regente astrológico é Mercúrio.

O símbolo do Nakshtra Jyeshta é um talismã circular ou brinco e um guarda chuva. O brinco (ou talismã circular) simboliza o disco de Vishnu e o guarda chuva simboliza proteção e status.

Jyeshta pertence ao grupo (Gana) Rakshasa (demónico). A sua motivação primária é artha (riqueza).

A pedra associada ao Nakshtra Jyeshta é a Esmeralda.

O poder associado ao Nakshtra Jyeshta é o de vencer pelo seu mérito e esforço, sem a ajuda de outros, o poder de se erguer, conquistar e ganhar coragem durante a batalha. Os nativos procuram atingir o máximo sucesso, a posição mais elevada mas fazem-no sozinhos, como indivíduos. Jyeshta significa «sénior»,  o mais velho tal como acontece com a estrela principal da constelação de Escorpião, Antares. Os nativos de Jyeshta dão-se deste modo melhor sozinhos na procura de sucesso. Este Nakshtra tem um grande potencial criativo, ainda que algo problemático pois o ciúme e a traição costumam mostrar a sua presença. Antares é «rival de Marte», por isso é o mais velho, o mais certo, e também o que combina poder e a excelência de ser o mais proeminente, experiente, o melhor e mais certo acompanhado de certo perigo (causa inveja e leva a possível traição).

A árvore sagrada do Nakshatra Jyeshta é o Pinheiro (Pinus).

Parashara associava várias atividades que podem realizar-se de forma auspiciosa neste Nakshtra: enfrentar os inimigos e opositores de forma frontal, efetuar ações para subjugar os opositores, pedir desculpa, trabalhar com metais, óleo quente e na arquitetura.

Sendo um Nakshatra de Mercúrio, Jyeshta torna os nativos faladores, dando-lhes o tom confiante e seguro de quem domina pela palavra (tenha ou não razão). Estas pessoas são capazes de argumentar de acordo com os seus interesses e reivindicar a sua razão em qualquer situação. Têm a predisposição para serem os «primeiros» e o mesmo se passa em relação às opiniões, não aceitando que outros tenham razão em vez deles. Assim, dão-se melhor na posição «sénior» que toma as decisões e, na família, para florescerem, precisam de ser o mais velho ou filho único, caso contrário lutam incessantemente até conseguirem sobrepor-se aos outros para serem vistos como «o primeiro». Adotam sempre um tom de forte afirmação e convicção, embora possam mudar de opinião num outro momento qualquer. Mas, quando lutam por uma posição, assumem-na como a verdade única do momento.

Jyeshta pertence à trilogia de Nakshtras de Mercúrio ( com Aslesha e Revati) . Assim, estas pessoas têm capacidades inatas para a comunicação, podendo dar-se bem em qualquer atividade em que organizem, anunciem, escrevam, conversem, desenvolvam trabalho lógico, façam negócios, vendas, relações públicas, expliquem, usem ferramentas tecnológicas, em especial de comunicação.  No entanto, atendendo a que, se Mercúrio é neutro em relação a Marte, regente do signo Escorpião, Marte é inimigo de Mercúrio, os nativos de Jyeshta podem ter problemas em fazer passar mensagens alternativas, a menos que Mercúrio esteja forte no horóscopo. Mas são excelentes a motivar outros pelo uso da palavra, sempre que a palavra tem por objetivo levar a alguma ação.

As mulheres de Jyeshta são orgulhosas e autossuficientes, independentes e capazes. Se não tiverem nascido numa família abastada, elas próprias se erguerão, adquirindo riqueza pelo próprio esforço.  Quando isso acontece a família torna-se dependente dela e ela torna-se o chefe de família. É cuidadosa e poupada em matéria de dinheiro. Tem orgulho em si própria por ser capaz de chegar bem alto sem ajuda e por tudo o que consegue alcançar. Atingirá uma posição elevada e será muito respeitada e considerada.

Os homens de Jyeshta são superficialmente religiosos mas com alguma hipocrisia. Têm uma natureza sensível e algo escura. São cidadãos respeitáveis, cumpridores da lei e aparentam respeitar todas as regras da sociedade mas, no fundo, possuem falta de princípios morais. Aparentam ser suaves e muito cordiais, mas são apaixonados e perdem facilmente a calma. Porém, têm uma natureza secreta na qual concebem «esquemas» e engendram pensamentos que nunca revelam a ninguém, sendo manipuladores com a sua própria agenda escondida. Em suma, são uma coisa na aparência e outra bem diferente no âmago secreto do coração.

Segundo os clássicos, os nativos de Jyeshta são fisicamente atraentes e com bastante energia. A maioria dos nascidos neste Nakshatra tem algum defeito nos dentes.

Quanto ao caráter, têm mente clara e pensam bem, intelectual e logicamente, sendo faladores, de forma incessante. Perdem a calma com facilidade e são obstinados. Dificilmente aceitam conselhos dos outros preferindo agir como lhes apraz, sem considerar outras opiniões. A relação com a família pode não ser próxima. Alguns tornam-se dependentes de drogas e álcool ou adquirem outros hábitos aditivos, o que causa perda de reputação.

Ganham a vida pelo próprio esforço. Podem sair do local de nascimento cedo na vida. Podem mudar várias vezes de emprego ou profissão. Até aos 50 anos podem enfrentar vários obstáculos. Deste período, a idade entre os 18 e os 26 indica possíveis problemas que podem ser financeiros ou mentais. A partir dos 27 anos começam a adquirir mais estabilidade e, a partir dos 50 a sua vida é, em geral, estável.

De todos os Nakshatras , Jyeshtha é aquele que tem mais propensão para adotar estratégias de manipulação e controlo sobre os outros. Podem justificar isso considerando que foram «escolhidos» pela providência para liderar e fazer o máximo bem aos outros, identificando o que fazem com o «bem comum» (mesmo que seja apenas para o seu próprio interesse). Quando a Lua está colocada neste Nakshatra os nativos podem ser obsessivamente controladores em termos emocionais. As atividades de planeamento e de comunicação, são um exemplo deste tipo de controlo. Toda a sua atividade física, emocional e mental é objeto deste controlo, de modo que pouco sobra para a espontaneidade da expressão destes nativos. Procuram igualmente exercer controlo sobre os outros usando estratégias psicológicas e mentais de manipulação. Em todas as circunstâncias, acreditam que «sabem mais e melhor do que todos os outros.»

A ligação com os pais e irmãos pode ser limitada ou inexistente. O casamento é em geral feliz, mas pode haver alguns problemas de saúde do cônjuge ou separação, o que gera grande instabilidade mental.

A saúde destes nativos é boa, tendo as afeções normais.

1º Pada- 16º 40’ a 20º do signo Escorpião- Regente Júpiter, navamsa Sagitário. Os nativos são morenos, têm mãos e pernas fracas, são ciumentos, secretos, vingativos. Na idade de 7 ou 8 anos ou 27 ou 28 anos, podem ter bexigas ou podem ter um acidente com máquinas e magoar as pernas. A vida familiar é pouco feliz. Podem dedicar-se ao estudo de coisas secretas, misteriosas, magia. Viajarão por mar, terão poucos amigos. Serão muito influenciados pelo cônjuge. A vida familiar e os interesses da família são importantes para estas pessoas que também dedicam grande atenção aos aspetos financeiros. Conhecerão altos e baixos nesta área. Mostram entusiasmo em adquirir conhecimentos elevados e podem transmitir aos outros conhecimentos pensados para serem dados apenas a alguns. Este é o pada em que há maior generosidade de caráter. Estas pessoas gostam também de correr riscos e são muito protetoras em relação à família. O sol, Marte, Júpiter e Ketu dão bons resultados aqui, sendo que Júpiter está muito bem colocado, dando excelentes resultados. Os planetas colocados neste pada, segundo a tradição, afetam negativamente o bem estar dos irmãos.

2º Pada- 20º a 23º 20’ do signo Caranguejo- Regência de Saturno, Navamsa de Capricórnio. Os nativos deste pada têm um sentido rígido de dever e de responsabilidade. Adotam comportamentos defensivos e desafiadores em relação aos outros. Podem ser vingativos, egoístas e avarentos. São materialistas. Estas pessoas são muitas vezes figuras de autoridade e  tendem a interagir com os outros de forma cruel . A aparência física e a disposição mental, incluindo o tom de voz, são maduros, algo arrogantes e focados nos objetivos a atingir, que levam o seu tempo, normalmente apenas veem os seus frutos na idade madura. Fazem as coisas num ritmo lento, cauteloso, embora firme e perseverante. O seu temperamento tende a ser cético, pessimista, melancólico não sendo raras as atitudes negativas. Fisicamente são morenos, têm mãos e pernas fracas, são ciumentos, secretos, vingativos. Na idade de 7 ou 8 anos ou 27 ou 28 anos, podem ter bexigas ou podem ter um acidente com máquinas e magoar as pernas. A vida familiar é pouco feliz. Podem dedicar-se ao estudo de coisas secretas , misteriosas, magia. Viajarão por mar, terão poucos amigos. Serão muito influenciados pelo cônjuge. Os planetas neste pada afetam negativamente o bem estar dos irmãos do nativo. Marte e Saturno são fortes neste pada, dando posição e autoridade .

3º Pada- 23º 20’ a 26º 40’ do signo Escorpião- Regência de Saturno, navamsa de Aquário. Os nativos deste pada possuem um sentido humanista, desenvolvendo comportamentos de proteção da sociedade e escolhendo profissões que permitem desenvolver isto. Dão-se bem a desempenhar funções que são benéficas para os mais desprotegidos e vulneráveis da sociedade. Podem ser ativistas de causas sociais e trabalhar arduamente em prol dos menos favorecidos socialmente para diminuir o fosso entre os que mais têm e os que nada têm. Podem ter alguns valores e ideias algo fora do comum, especialmente no que respeita à vida familiar. Gostam de investigar e conhecer, podendo ser cientistas, filósofos e místicos. Gostam de partilhar os conhecimentos com os outros. Fisicamente são morenos, têm mãos e pernas fracas. São ciumentos, secretos, vingativos. Na idade de 7 ou 8 anos ou 27 ou 28 anos, podem ter bexigas ou podem ter um acidente com máquinas e magoar as pernas. A vida familiar é pouco feliz. Podem dedicar-se ao estudo de coisas secretas, misteriosas, magia. Viajarão por mar, terão poucos amigos. Serão muito influenciados pelo cônjuge. Saturno, Mercúrio, Vénus e Rahu dão bons resultados neste pada. Os planetas colocados neste pada afetam adversamente o bem estar da mãe.

4º Pada- 26º 40’ até 30º do signo Escorpião- Regência de Júpiter, navamsa de Peixes. Este é um pada muito emocional, de tal modo que os nativos podem submergir nas próprias emoções. Podem tornar-se dependentes de substâncias aditivas, envolver-se através da imaginação em fantasias de tal modo que não conseguem distinguir a fantasia da realidade. Porém, também podem usar a criatividade da imaginação de forma positiva. Tendem a ser extremos: alguns podem pensar incessantemente nas suas desgraças, desmobilizando-se e caindo no pessimismo; outros, porém, podem mesmo sacrificar os seus interesses e bem -estar em prol da ação para melhorar as condições de vida da humanidade. Quando são espiritualmente desenvolvidos, defendem com afinco os direitos humanos e sociais e empenham-se na procura de conhecimento esotérico que ajude a libertação e a salvação. Têm muita aptidão para obter riqueza material, não sofrendo como os outros padas de um risco elevado de ter altos e baixos na área financeira, sobretudo quando Vénus ou Júpiter estão aqui colocados. A colocação de Saturno neste pada afeta negativamente os aspetos materiais mas dá bons resultados para o desenvolvimento espiritual. Marte não dá bons resultados neste pada. O gosto de correr riscos que caracteriza o Nakshatra tem aqui a máxima expressão pelo que este  é o mais autodestrutivo de todos. Fisicamente são morenos, têm mãos e pernas fracas, são ciumentos, secretos, vingativos. Na idade de 7 ou 8 anos ou 27 ou 28 anos, podem ter bexigas ou podem ter um acidente com máquinas e magoar as pernas. A vida familiar é pouco feliz. Podem dedicar-se ao estudo de coisas secretas, misteriosas, magia. Viajarão por mar, terão poucos amigos. Serão muito influenciados pelo cônjuge.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: