Um Outro Olhar Sobre os Nakshatras- Uttara Ashadha

O Nakshatra Uttara Ashada ocupa a extensão entre 26º 40’ do signo Sagitário e 10º do signo Capricórnio. O nome do Nakshatra significa «o último invencível».

Astronomicamente situa-se no círculo das estrelas, na constelação de Sagitário destacando-se as estrelas Ascella e Pelagus(Zeta Sagitarii e Sigma Sagitarii).

O símbolo deste Nakshatra são as pernas de uma cama (significando segurança, descanso, paz) ou a presa de um elefante (significando a remoção de obstáculos).

A divindade protetora do Nakshatra são os dez  Vishva devas. O regente astrológico é o Sol.

Uttara Ashada pertence ao grupo (Gana) Humano.

A árvore sagrada para este Nakshatra é a árvore «Jaka» com a designação científica artocarpos heterophyllus.

A pedra associada a Uttara AShada é o Rubi.

A shakti ou poder associado a este Nakshatra é o de alcançar vitória que não será desafiada (por isso se diz última vitória). Trata-se de alcançar uma vitória que nunca será perdida. Esta vitória é alcançada em cooperação com outros em grandes grupos ou organizações em aliança com outros. Os nativos do Nakshatra alcançam o sucesso devido ás conexões alargadas com outros.

A motivação primária é moksha, salvação, libertação espiritual.

Os nativos de Uttarashada são competitivos e aspiram  alcançar grandes realizações mas têm consciência social , são humanitários e não discriminam os outros por diferenças culturais, sociais ou pessoais. Para as pessoas com o Ascendente em Uttara Ashada, o Sol , regente do Nakshatra, desempenha funções importantes, em relação a matérias escondidas ou ocultas por alguma razão. Simbolicamente, o Sol nestas natividades «lança luz sobre algum aspeto que estava na total escuridão» (porque era ignorado, não manifestado, etc.) na vida destas pessoas.

Os nativos com o Ascendente na parte que está no signo Sagitário (1º pada) envolvem-se em actividades e interesses de carácter filosófico e humanista, são carismáticos e alcançam bastante visibilidade, podendo associar-se a celebridades, pessoas muito visíveis na vida social. Os que têm a influência dos 3 padas seguintes, situados no signo Capricórnio, são orientados para uma organização social regida por princípios que podem estar ligados ao esoterismo , misticismo ou ocultismo e  podem defender teorias ou doutrinas que levam a sociedade aberta a persegui-los ou oprimi-los. Estas pessoas podem estar sujeitas a mudanças bruscas, por vezes de caráter catastrófico, revoluções políticas ou desastres naturais que mudam radicalmente a identidade social e pessoal. Podem fundar organizações hierarquizadas nas quais ocupam o centro e que têm, em geral, alguma vitalidade apenas enquanto a pessoa está na sua gestão. Mas, se a atividade for atacada por algum grupo ou entidade sobre a qual não se possa alcançar vitória, o nativo abandonará essa atividade na qual não pode ganhar. Porém, o Sol neste Nakshatra é auto-orientado e não muda o sentido dos seus objetivos, o que pode conduzir a perseguição política ou mesmo exílio quando o nativo vive em sociedades menos democráticas.

Os que nascem na porção de Sagitário gostam de viajar pelo mundo, interessam-se pelo ensino superior, pela religião, pelas teorias que permitem ter uma visão abrangente acerca das coisas. Os nativos das porções do signo Capricórnio são, por sua vez, motivados pelo oculto e passam por processos transformativos súbitos e mesmo catastróficos, acontecimentos traumáticos, que levam à  cura. Têm segredos e relacionamentos escondidos, efetuam ações disfarçadas, etc. São adeptos dos mistérios e podem passar por situações de mudança súbita e radical nas condições de vida, no corpo (cirurgia), na situação social e profissional.

As mulheres de Uttara Ashada têm uma natureza social forte, gostando de se associar em organizações ou grupos. Têm boa disposição e são boas gestoras e organizadoras. Escrevem e falam de forma fluente e logicamente coerente. São esposas devotadas.

Os homens de Uttara Ashada têm bom carácter, são honestos , com disposição amável, inteligentes e sensatos. São estimados e apreciados pelos outros com quem entram em contacto. São tolerantes e gostam de ajudar. Em situações de necessidade são bons conselheiros e também bons amigos. A amizade destas pessoas mantem-se pela vida fora.

Homens e mulheres são altos. A cabeça é larga, o nariz tende a ser comprido. Os olhos são brilhantes e vivos.  A aparência geral é agradável, são delicados no falar e nos modos. O rosto exprime honestidade.  Têm gostos simples embora refinados, não gostando de ostentação nem de pompa, mesmo quando têm dinheiro. Respeitam os outros e são reservados, não sendo fáceis de conhecer à primeira vista.

Na maioria dos casos, segundo a tradição, estas pessoas têm um sinal preto no rosto ou junto à cintura. São fiéis à palavra dada e honestas nos acordos que estabelecem. São sinceras, não enganam os outros nem os prejudicam de forma voluntária.  No entanto não confiam completamente em ninguém a não ser excecionalmente. Mas, quando confiam, são totalmente abertas com essa pessoa. Não gostam de dar a conhecer os estados emocionais aos outros. Do mesmo modo também não são rudes com os que são menos delicados com eles, não penalizando os outros por pensarem de maneira diferente. Não exprimem má vontade para os outros e, quando reconhecem que estão enganados, rapidamente admitem o erro. Precisam de receber elogios e cumprimentos pelas coisas que fazem, ficando infelizes quando isso não acontece. Devem escolher cuidadosamente os parceiros com quem trabalham pois uma má escolha a esse nível põe em causa o sucesso dos empreendimentos. Têm que assumir muitas  responsabilidades cedo na vida.

Uma das características deste Nakshatra é que os nativos adoram ser elogiados e lisonjeados. Também gostam  que os outros olhem pelas suas necessidades e bem estar. Segundo a tradição, também são preguiçosos. Mas são cautelosos a tomar decisões,  ouvindo os conselhos de pessoas de confiança antes de tomar decisões importantes.

A partir dos 38 anos alcançam sucesso e prosperidade. A infância costuma ser boa mas, mais tarde, enfrentam  problemas. Entre os 28 e 31 anos, costumam acontecer mudanças importantes  na vida familiar. O casamento é feliz, o cônjuge tem boas qualidades. Mas pode haver preocupação com a saúde dele.. Já os filhos podem ser uma fonte de infelicidade e preocupação.  A saúde destas pessoas é normal mas podem ter problemas de estômago e respiratórios e pode haver falta de visão.

1º Pada – 26º 40 a 30 º do signo Sagitário- Regência de Júpiter, navamsha de Sagitário.  Os nativos gostam de música, podem ter múltiplos parceiros, herdam riqueza e propriedades do pai. Têm dentes grandes. Não se dão bem com a família. Têm problemas de saúde por volta dos 5 anos de idade mas vivem até idade avançada. Têm excesso de peso. A educação é média. Muitos são polícias e militares. São trabalhadores árduos, honestos, cumprem as suas funções com honestidade. São bons cidadãos, mostram consideração pelos outros. Gostam de se aperfeiçoar a si mesmos. Têm muitos amigos . gostam de conhecer os segredos amorosos dos outros. São corretos, confiantes e expansivos. São otimistas e têm fé nas suas capacidades e conhecimentos. Este é um pushkara navamsha e vargottama pada de modo que os planetas aqui colocados dão bons resultados tanto no plano material como espiritual. O Sol, Júpiter, Marte e Ketu são muito fortes neste pada. Júpiter dá os melhores resultados .

2º Pada- 0º a 3º 20’ do signo Capricórnio- Regência de Saturno navamsha de Capricórnio- Os nativos têm muitas posses, são honrados e instruídos. Gostam muito do cônjuge e dos filhos. Têm disposição alegre. São avarentos mas fingem ser caritativos.  Podem dar uma queda aos 10 anos e sofrer ferimentos aos 12 mas viverão até idade avançada. Têm tendência para estudar ocultismo e gostam muito de ler. Mas são rígidos nas ideias religiosas. São pessoas de ação, levando a cabo os planos e ideias organizadas  de acordo com os seus próprios interesses.  Trata-se de se expressarem a si mesmos no mundo externo através das suas realizações. Focam-se nos objetivos e podem ter sede de poder e de influência no mundo.  Saturno e Marte são os planetas que melhores resultados produzem e dão segurança e autoconfiança ao nativo.

3º Pada- 3º 20’ a 6º 40’ do signo Capricórnio – Regência de Saturno, Navamsha de Aquário–  Os nativos deste pada têm a parte de baixo do corpo magra e são mais volumosos da barriga para cima. Não gostam de climas frios que também podem afetar a saúde. Por volta dos 20 anos sofrem de febre alta e contínua por um período longo de tempo. Por volta dos 35 anos, a parte esquerda do corpo pode sofrer queimaduras mas a pessoa vive até idade avançada. Têm tendência para estudar ocultismo e gostam muito de ler. Mas são rígidos nas ideias religiosas. Estas pessoas focam-se nas posses, acumulando tanto posses materiais como conhecimento. São muito apegados à família. Os planetas neste pada dão bons resultados desde que o nativo trabalhe para concretizar os seus objetivos envolvendo  outros, O trabalho em equipa é necessário para este pada dar bons resultados. Rahu, Saturno e Mercúrio dão bons resultados neste pada. Saturno produz os melhores resultados. .

4º Pada- 6º 40’ a 10 º do signo Capricórnio- Regência de Júpiter navamsha de Peixes. Os nativos têm muitas posses, são honrados e instruídos. Gostam muito do cônjuge e dos filhos. Têm disposição alegre. São avarentos mas fingem ser caritativos.  Podem dar uma queda aos 10 anos e sofrer ferimentos aos 12 mas viverão até idade avançada. Têm tendência para estudar ocultismo e gostam muito de ler. Têm boa vitalidade física, fazem pequenas viagens de modo frequente, são corajosos e filantropos. Enfrentam um conflito permanente entre o domínio material e espiritual que procuram equilibrar. Mas os objetivos materiais prevalecem sobre os espirituais. Os planetas aqui colocados dão energia para levar a cabo os próprios objetivos. A Lua, Marte e Saturno são os que dão melhores resultados.