Personalidade básica

Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião Sol Virgem

Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião Sol virgem

 

Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião Sol virgem

Analisamos mais uma personalidade básica a pedido dos leitores, a Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Escorpião Sol Virgem, composta pelos elementos Água e Terra.

O Ascendente no signo Escorpião indica em geral uma excelente vitalidade física , com resistência às doenças e recuperação rápida de ferimentos e doenças, Há também, a nível psicológico, uma grande capacidade de enfrentar obstáculos, dificuldades e mesmo situações trágicas, mais forte do que para a maioria pois estas pessoas são capazes de manter a calma e a serenidade em situações dramáticas  podendo por isso ser de grande utilidade para ajudar outros quando alguma calamidade ou desastre – natural ou  produzido pelo homem- ocorre. Enquanto muitos outros ficam em pânico e perdem totalmente a calma, estes indivíduos mantêm o sangue frio e são capazes de fazer o que é preciso para resolver a situação e ajudar no que no for necessário.

Este traço da personalidade tem também outra faceta menos fácil (sobretudo para os outros): é que estas pessoas não conseguem aguantar uma vida plácida e serena, que consideram «não natural» e precisam de sentir a adrenalina das mudanças que acontecem inesperadamente  e reviram tudo pois sentem o impulso interno para se rejuvenescerem através desses processos de transformação. Deste modo, quando não há, à sua volta, nada que gere por si só algum turbilhão emocional ou outro, podem, inconscientemente, provocá-lo elas próprias, através da discórdia com os outros, por ex..  Uma forma de viverem esta necessidade interior de «estar constantemente no limite», de se colocarem em situações de perigo- físico ou emocional- é envolverem-se em profissões em que são colocados nessas situações: como médicos ou membros de equipas de salvamento , emergências ou dos bombeiros e proteção civil, médicos das urgências , etc. Estar «entre a vida e a morte», seja literalmente seja como alguém que presta cuidados àqueles que estão nessa situação tem um efeito catártico na psique destas pessoas, ajudando-as a libertarem-se da tensão que se vai gerando quando as suas vidas se tornam muito monótonas e rotineiras.

A personalidade de Escorpião é muito subjetiva  e faz do segredo uma parte essencial da vida destas pessoas. Sentem atração por tudo o que é misterioso, oculto , secreto e, quando a sua vida não tem nada de muito relevante que as leve a guardar segredo, tendem a criar essa atmosfera secreta mesmo quando não há razões aparentes para isso. Esta atmosfera de segredo e de «coisas escondidas» faz-lhes falta para se sentirem em equilíbrio com a vida. Por isso, guardam sempre segredo de muitas coisas na sua vida e  nem os que têm um relacionamento mais próximo com eles conhecem uma boa parte desses segredos. Estes incluem partes da sua vida, da família e, inevitavelmente também, posses e riqueza. Nunca deixam que os outros saibam exatamente  o que possuem ou quem são.

Por difícil que possa parecer a outros, estes nativos sentem-se em segurança quando têm que enfrentar situações de turbulência de algum tipo, precisam disso para se poderem renovar ciclicamente, num ritmo em que a vida e a morte se entrelaçam também nos processos psíquicos e os fazem sentir-se fortes e com vontade de superar novos desafios.

Quando, ao Ascendente Escorpião se associa a Lua também no signo Escorpião, temos uma personalidade que não apenas passará por ciclos de mudança brusca ou inesperada em termos psicológicos mas esses processos- porventura traumáticos- afetarão também o corpo físico e a vida em geral , podendo haver mudança nas circunstâncias do desenvolvimento da vida terrena em maior número do que para a maioria.

A Lua em Escorpião é dita «debilitada» mas nem todos os investigadores aceitam esta classificação, pois há quem rejeite  que a  Lua tenha um signo de debilitação. Outros porém, aceitam esta designação, apesar de referirem que isso não significa nem menor inteligência (a Lua significa a  mente) nem capacidade de vencer na vida e atingir grande sucesso. E isto é confirmado pelo facto de grandes personalidades da cultura e da História terem tido esta posição da Lua e, mesmo assim, atingiram a notoriedade. Mas a Lua em Escorpião é capaz de se fixar em comportamentos que são opostos à natureza amável e carinhosa da Lua, como o facto de esta Lua ser capaz de fortes sentimentos de vingança, ao ponto de ir até ao máximo da crueldade que é possível num ser humano. Quando se sente traída pode congeminar vinganças terríveis e apenas parará quando estas se concretizarem, aconteça isso no imediato ou daí a muito tempo quando for mais propício. E, neste intento, não há dúvida de que é difícil de bater Mas, se receber aspetos de outros planetas benéficos, estes desejos de vingança extremos provavelmente não se manifestam ou serão bem mais fracos.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada no Ascendente. Esta é uma excelente posição para o regente da casa da sorte pois indica que a pessoa nasceu com sorte. Também dá ao nativo uma disposição menos pessimista ou fatalista do que é habitual em Escorpião. Pode haver uma disposição espiritual ou religiosa e a pessoa tem uma consciência clara do seu propósito de vida. Esta posição favorece igualmente a saúde, o sucesso geral e dá capacidade para se erguer na vida pelo próprio mérito e esforço. A relação com o pai pode ser muito próxima e positiva. Os antigos diziam que estas pessoas nascem sábias e granjeiam respeito por causa disso.

A Lua está colocada na 1ª casa. Dado que a Lua tem tanta importância como o Ascendente, deve analisar-se o seu estado no nascimento, sendo que uma Lua brilhante é muito mais benéfica do que uma Lua minguante ou a aproximar-se da Lua Nova. Neste caso,  estando na 1ª casa isso é ainda mais importante,  Segundo a tradição a Lua na 1ª casa  prejudica todo o horóscopo, reduzindo a vitalidade física e podendo reduzir a longevidade (isto no entanto deve ser confirmado por outros fatores no horóscopo e não apenas por este). Há o perigo de estas pessoas procurarem situações nas quais se colocam em perigo, para além de que tendem a ser pessimistas e rancorosas e podem ter pouca estabilidade mental. A tendência para complicarem tudo na sua vida diminui a possibilidade de se sentirem felizes. A relação com a mãe pode ser difícil, a mãe tem muitas vezes comportamentos inesperados , revela instabilidade emocional ou pode ser doente (por vezes morre cedo). Com esta Lua há pouca auto estima e confiança em si mesmo e uma vida conjugal pouco feliz, sobretudo devido à desconfiança, tendência  para o ciúme, para esperar o pior do cônjuge.

Quando, ao Ascendente Escorpião e Lua em Escorpião se associa o Sol no signo Virgem  a tendência para entrar em conflito facilmente, para discutir e argumentar acentuam-se devido à tendência do signo Virgem para a crítica constante e para o perfecionismo. Mas dá também o equilíbrio de uma mente prática, ajudando a situar-se num horizonte de serviço capaz de usar a excelente intuição dada pela Lua em Escorpião na resolução de problemas de ordem vária.

O Sol no signo Virgem  indica o ideal de prestar serviço altruísta aos outros , de contribuir de algum modo para melhorar a vida dos seres mais frágeis e vulneráveis. Dá, no entanto, uma disposição muito crítica que pode soar a frieza quando dirigido a outros mas a pessoa é igualmente crítica consigo própria. A racionalidade de Virgem pode, neste caso, ser útil para racionalizar um pouco a tremenda intensidade das emoções desta personalidade, transmutando alguma dessa força emocional em compreensão racional  que, se for bem dirigida, ajuda a atingir o equilíbrio interior e a paz consigo próprio (a).  A prestação de algum tipo de serviço (por ex. na área da saúde, da defesa ambiental, da defesa dos direitos dos que mais sofrem , incluindo os animais) pode dar um sentido de propósito a estas pessoas levando-as a dedicar a sua vida a uma causa meritória, que acaba por ajudar a sua transformação pessoal da forma mais positiva.

O Sol rege a 10ª casa e está colocado na 11ª casa. Esta é, classicamente, uma excelente posição para a carreira e para a acumulação de riqueza. . É também uma posição que favorece a realização dos maiores desejos e ambições, embora, estando no signo Virgem, isso implique trabalhar numa área em que os mais vulneráveis da sociedade serão beneficiados. A pessoa tem amigos influentes e bem colocados que ajudam a vida profissional e os ganhos. Se houver algum irmão mais velho este (ou esta) pode ajudar na carreira. O Sol aqui dá também inteligência , bons investimentos  e felicidade a partir dos filhos.

O Sol está colocado na 11º casa. Esta é uma das melhores posições do Sol. Favorece todo o sucesso material  ganhos, benefícios materiais.  É uma posição que ajuda a realizar todas as ambições e desejos e permite alcançar riqueza. Também dá bons princípios e tendência para fazer boas ações que são benéficas para a sociedade ou para quem mais precisa. A pessoa pode atingir uma elevada posição mas mantém a integridade moral. Quando o Sol está colocado na 11ª casa a pessoa está envolvida em ganhar dinheiro e pode ganhar de diversas fontes. Pode atingir uma posição elevada na carreira e na sociedade.  Se tiver inimigos- e é muito provável que os tenha- levará a melhor sobre estes. As amizades em altos cargos dão-lhe apoio sempre que necessário e terá também muitas oportunidades para aumentar o seu sucesso e posses. Também pode ganhar bastante a partir de investimentos. Mas esta posição do Sol não favorece grandemente o número de filhos, que serão poucos. Esta posição do Sol indica também sucesso material e riqueza para o pai. As condições de vida do nativo melhoram com o passar do tempo.

Globalmente esta é uma personalidade básica que terá boas oportunidades de sucesso material, tendo no entanto que trabalhar a sua dimensão emocional e a identidade, através de um conjunto de processos cíclicos de mudança e transformação.

error: Content is protected !!