Um Outro Olhar sobre os Nakshatras- Dhanistha

 

Dhanistha

O Nakshatra de Dhanistha ocupa a extensão entre 23º 20’ do signo Capricórnio e 6º 40 ‘ do signo Aquário. Situa-se astronomicamente na constelação Delphinus, o Golfinho, na qual se destacam as estrelas Alpha Delphini Beta Delphini Gamma Delphini e Delta Dephini.

A divindade protetora deste Nakshatra são os 8 Vasu, deuses da abundância e da riqueza. O regente astrológico é Marte. Dhanistha faz parte da trilogia que inclui Mrigasira e Chitra e é um Nakshatra de ambição, competição, conquista, estando em constante movimento. O significado do nome atribuído ao Nakshatra é «aquele de quem mais se fala», «o mais rico», «o mais famoso», «o que segue o ritmo» (do tambor). Trimukha Ganesha é também sagrado para este Nakshatra.

O símbolo de  Dhanistha é um tambor, por vezes também se encontra a flauta.

A pedra associada é  o Coral Vermelho.

A motivação primária de Dhanistha é dharma ou propósito.

O grupo ou Gana de Dhanistha é Rakshasa ou demónico.

A árvore sagrada de Dhanistha é a Acácia, cientificamente designada Acacia Ferruginea.

Dhanistha é um Nakshatra que orienta para alcançar o topo do saber, buscando a perfeição. Num nível menos elevado, representa a pessoa que procura subir na sociedade. Estas pessoas podem ter problemas alimentares associados a stress emocional, comendo compulsivamente para compensar em situações de stress e desequilíbrio emocional. Considera-se que Dhanistha e Shravana formam um par, ainda que não relacionados pelo nome, como acontece com outros Nakshatras.

A shakti ou poder associado ao Nakshatra é o de se elevar em abundância e riqueza material devido a associações com pessoas altamente colocadas. Elevam-se  de modo a estarem entre os melhores. Os nativos influenciados por este Nakshatra podem alcançar grande riqueza e honras sociais de status. Esta é também a «estrela da sinfonia», concedendo amor pela música e pelo ritmo.  O poder do Nkashatra dá pois abundância e fama.

Devido à influência de Marte, regente do Nakshatra, os nativos têm um temperamento frequentemente explosivo e isso causa discórdia nos relacionamentos pessoais, em especial no casamento.

Os nativos de Dahistha são em geral magros e têm uma figura alongada. Excecionalmente, também  podem ser robustos. São muito inteligentes e instruídos e são muito eficientes em qualquer trabalho que assumem.São espirituais ou religiosos e gostam de viver através do próprio esforço. São respeitadores dos outros e não gostam de os afrontar nem prejudicar a menos que não possam evitá-lo. Mas, quando são prejudicados, aguardam pela melhor ocasião para se vingarem.  Têm uma mente científica e dão bons historiadores e investigadores. Também podem desempenhar funções sigilosas, sendo bastante bons a guardar segredos. A inteligência e capacidades argumentativas fazem deles excelentes advogados e políticos, diplomatas, etc. São em geral os «administradores» dos bens da família. A partir dos 24 anos começam a ganhar dinheiro provavelmente numa profissão associada ao comércio.  A vida familiar apresenta alguns desafios, com os membros da família a causarem preocupações e problemas. Se Marte estiver forte no horóscopo, podem receber excelentes heranças, que incluem propriedade. A relação com os familiares do cônjuge pode ser difícil mas o cônjuge terá boas qualidades. Após o casamento, a situação financeira melhora.

Embora não cuidem muito dela, a saúde pode não ser boa. São propensos a sofrer de constipações e gripes, anemia, etc.. Quando estão doentes, retomam o trabalho à mínima melhoria.  Usualmente também não ficam muito tempo doentes.

As mulheres de Dhanistha são conversadoras, podem ter sucesso como leitoras e participantes em debates. Têm o dom da escrita, sendo boas contadoras de estórias. Também podem ter sucesso como escritoras de ficção. São felizes na vida doméstica. Gostam de vestir bem, apreciando as cores azul, rosa e púrpura. Gostam de antiguidades.

Nos homens, encontram-se dois tipos bastante diferentes quando Dhanistha está no Ascendente. Ambos, no entanto, são ambiciosos e otimistas. Têm também pescoço grosso e coxas pesadas.

1º Pada- 23º20’ até 26º 40’ do signo Capricórnio. Regência  do Sol, navamsa de Leão.  As fontes tradicionais não são muito lisonjeiras para as pessoas nascidas neste pada: o corpo não é bem formado mas é saudável. Comem muito. O corpo é pesado e cabeludo. Possuem uma propensão muito vingativa. Os homens são caçadores e gostam de armas de fogo. Têm erupções cutâneas frequentes e são propensos a cortar-se. Possuem pouco ou nenhum respeito pelas mulheres, preferindo estar na companhia de outros homens. Podem ser homossexuais. Não levam o casamento a sério, tendo inúmeros relacionamentos extraconjugais. Gostam de grandes empreendimentos, são arrogantes e orientados para a luta. Podem cometer crimes como rapto segundo algumas fontes. Podem não ter filhos, ou sofrer diversos abortos. Aos 5 anos a saúde pode ser afetada e podem ter algum acidente por volta dos 10 anos. Aos 12 podem sofrer ferimento por arma. Algumas fontes referem, no entanto, que terão longa vida, morrendo no verão.  De modo geral estes nativos adoram estar no centro das atenções, são inteligentes, autocentrados, interessados pela carreira dramática (ator/atriz), pela política, por ocuparem posições de autoridade. Estas pessoas podem escolher carreiras associadas com a beleza, a arte e a moda, flores e perfumes, tudo o que tem ligação com os prazeres dos sentidos.  Esta porção do Nakshatra inclina a pessoa para a realização de grandes conquistas no plano material. Combina as energias do Sol, de Marte e de Saturno nesse sentido. Este pada não é  favorável ao  casamento pois é demasiado agressivo. Planetas neste pada podem conduzir a pessoa ao sucesso e fama de algum modo. Lua e Marte dão bons resultados neste pada.

2º Pada- 26º 40’ a 30º do signo Capricórnio- Regência de Mercúrio navamsa de Virgem. Segundo as fontes clássicas, este também não é um pada com qualidades muito lisonjeiras: o corpo não é bem formado mas é saudável. Comem muito. O corpo é pesado e cabeludo. Possuem uma propensão muito vingativa. Os homens são caçadores e gostam de armas de fogo. Têm erupções cutâneas frequentes e são propensos a cortar-se. Possuem pouco ou nenhum respeito pelas mulheres, preferindo estar na companhia de outros homens. Podem ser homossexuais. Não levam o casamento a sério, tendo inúmeros relacionamentos extraconjugais. Gostam de grandes empreendimentos, são arrogantes e orientados para a luta. Podem cometer crimes como rapto segundo algumas fontes. Podem não ter filhos, ou sofrer diversos abortos. São crédulos. Alcançam riqueza. Têm coxas grossas e pescoço largo, podem ter icterícia e muitas febres até aos 20 anos. Aos 25 anos podem sofrer doença severa. Mas viverão muito tempo e morrerão no verão. Estas pessoas podem envolver-se nos serviços, podem tornar-se ativistas ambientais, trabalhar na área da saúde ou da justiça, por ex., como advogados. Todas as áreas da comunicação, da escrita e do discurso lhes são favoráveis bem como o trabalho nos media, como o cinema, a rádio, a fotografia, a administração de negócios e empresas, trabalhos artesanais, etc.. Este pada é flexível e ajuda a alcançar sucesso onde a pessoa desejar. Mas também não é favorável para p casamento devido á mutabilidade de Mercúrio, o regente deste pada e que causa instabilidade. Os nativos são dotados de excelente coordenação entre as mãos e a mente, o que pode ajudar uma carreira no desporto ou para tocar  instrumentos musicais.

3º Pada- 0º a 3º 20 ‘ do signo Aquário- Regência de Vénus, navamsa de Balança. Os nativos homens têm um pescoço pesado e estômago grande (ou seja, são vorazes a comer). São generosos, têm excelente caráter e são amantes de música.  Convivem com atores e atrizes. São corajosos , amáveis  e verdadeiros. Devido aos excessos na alimentação têm problemas severos de estômago por volta dos 22 anos .Podem ficar hospitalizados por um período grande. Precisam de controlar a dieta. Não obstante viverão uma vida longa e morrerão no verão. Estes nativos são bons a fazer acordos e compromissos, a negociar e a fazer contratos, podendo também ser bons comerciantes. Dão-se bem também como cuidadores, prestadores de serviços, na exploração agrícola, na gestão de serviços que fornecem infraestruturas de segurança, etc. Este é um pada otimista, feliz, social, amigável  e orientado para atividades de grupo. É um bom pada para a harmonia conjugal. Também é o pada mais refinado de Dhanistha. Os nativos são inclinados para a música, as belas artes, o saber espiritual.

4º Pada- 3º 20’ a 6º 40’ do signo Aquário- Regência de Marte navmsa de Escorpião. Os nativos homens têm um pescoço pesado e estômago grande (ou seja, são vorazes a comer). São generosos, têm excelente caráter e são amantes de música.  Convivem com atores e atrizes. Terão dois casamentos. Pelo menos dois filhos nascerão.  Podem possuir uma marca na mão esquerda. Podem envolver-se em relacionamentos extraconjugais.  Sofrem perigo de queimaduras aos 5 anos e de veneno aos 12. Aos 28 anos correm risco de ferimentos causados por ladrões.  Terão longa vida e morrerão no verão.  Estas pessoas gostam de estar no controle, interessam-se por assuntos misteriosos ou confidenciais. Podem ser manipuladores. Podem ter uma carreira política, envolver-se na indústria do entretenimento, nas artes performativas, em atividade associadas ao jogo, a atividades que lhes permitam brilhar, estar no centro do palco e serem famosos. Façam o que fizerem, não perdem a tendência para algum segredo. A energia marciana deste pada ajuda o talento criativo  especialmente na representação dramática e na música, dando bom sentido do ritmo. Embora não sejam, em geral, vingativos, o pada não ajuda a harmonia conjugal devido à excessiva agressividade. Ajuda no entanto a prosseguir uma carreira atlética desportiva.

Mercúrio , Vénus e Rahu  dão bons resultados nas partes do Nakshatra que ocupam o signo de Aquário. Já a presença de Saturno neste Nakshatra  retarda o sucesso e nega a felicidade no casamento.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.