Um Outro Olhar sobre os Nakshatras-Shravana

O Nakshatra Shravana ocupa a extensão entre 10º e 23º 20’ do signo Capricórnio.  Astronomicamente  inclui as estrelas Altair- alfa Aquilae; Alshain- beta-Aquilae; Tarazed- gamma Aquilae.

O nome deste Nakshatra significa «a árvore debaixo da qual se abrigam os cavalos» e está metafisicamente ligado ao «ouvir», o ouvir do xamã, em relação aos seres espirituais. Shravana forma um par com Dhanistha e é também um dos 3 Nakshatras com regência da Lua (os outros são Rohini e Hastha).

A divindade protetora deste Nakshatra é Vishnu, preservador do universo. Também se costuma associar a deusa Saraswati ao Nakshatra, de forma secundária. O regente astrológico, como referido acima, é a Lua.

O símbolo deste Nakshatra é uma orelha e também a marca de 3 pegadas lado a lado, de alguém que coxeia, alusivo a uma história mitológica envolvendo Vishnu.

A árvore sagrada deste Nakshstra é a Madar, ou Flor da Coroa, cientificamente Calotropsis Gigantea.

A pedra associada a este Nakshatra é a pérola natural.

Pertence ao grupo (Gana) Deva ou divino.

A motivação primária é Artha, a procura de riqueza.

A shakti ou poder associado a este Nakshatra é o poder de ouvir, e este ouvir reporta-se à capacidade para ouvir os sons cósmicos sagrados, como «Om» e a flauta de Krishna, além de outros sons celestiais e, através desse poder, estabelecer conexões com os outros.  significa também o desejo de ouvir os outros dizer bem de si, ou seja, de alcançar uma boa reputação. Os nascidos neste Nakshatra têm grande preocupação com o que os outros dizem a seu respeito. Dão muita importância à opinião dos outros e têm o cuidado de não gerar má reputação perante os outros.  Quanto mais planetas houver neste Nakshatra (incluindo nas divisionais) mais estas pessoas se esforçam por ter uma reputação pública irrepreensível ,dando-lhe um valor muito elevado na sua vida

Os nativos  de Shravana têm mentes muito inteligentes e a capacidade para apreender outros mundos, a natureza espiritual e outras culturas.  Todos os que têm profissões em que o «poder de ouvir» é fundamental, são favorecidos por este Nakshatra: psicólogos e psiquiatras, trabalhadores sociais. tradutores linguísticos, conselheiros espirituais, advogados, todo o tipo de intérpretes, incluindo psíquicos, etc. Os que trabalham na área da segurança como os espiões e os diplomatas têm igualmente o favor do Nakshatra.

Segundo Parashara, este Nakshatra é favorável para atividades ligadas à saúde e à cura, para novas instalações (um novo lar), para realizar cerimónias sagradas, etc.

Estando ligado ao ouvir, Shravana significa aprender pelo ouvir.

As mulheres de Shravana têm natureza bondosa e força de caráter. Gostam de ser caridosas e benevolentes para com os outros. São calmas e encorajam frequentemente os outros, que vêm muitas vezes pedir-lhes auxílio, e este é-lhes prestado.  Têm gosto estético apurado, sendo boas na decoração e no design, especialmente de espaços interiores. A natureza intuitiva, protetora, afeiçoada aos costumes e hábitos, seguindo o modelo parental da Lua  é visível na expressão destas pessoas.

Os homens de Shravana também denotam a natureza do regente- a Lua- são generosos e têm bom coração, mostrando-se compassivos para com os que têm menos sorte do que eles. Partilham quando é necessário o que têm com essas pessoas  Conseguem acumular bens e riqueza sem ser à custa dos direitos ou sofrimento de outros.  A natureza deste Nkashatra constata-se  no facto de muitos filantropos e trabalhadores sociais terem Shravana no Ascendente.  Podem também ser praticantes religiosos empenhados.

Os nativos de Shravana, homens e mulheres, são fisicamente atraentes. A altura é, em geral, baixa. Há também muitas vezes um sinal no rosto, de natureza peculiar, algo que rompe com a harmonia dos traços do rosto. Alternativamente, pode haver um sinal preto entre os ombros.

Estas pessoas falam de forma suave e são honestas em tudo o que fazem.  Gostam de limpeza à sua volta, não gostando de pessoas que vivem em ambiente pouco limpo e não hesitando em dizer-lhes isso de forma franca. Seguem um conjunto de princípios que os orientam na vida.  São bons anfitriões.

Sentem facilmente compaixão pelos outros e procuram ajudar o máximo que lhes é possível. No entanto, não apenas não recebem o reconhecimento pelo bem que fazem como ainda são propensos a serem enganados pelos outros. Acreditam ,no entanto, na verdade e que esta triunfará.  As suas qualidades atraem a simpatia dos outros. Dão excelentes políticos mas não alcançam um sucesso enorme, embora também não sejam fracassados. Gozarão de um sucesso mediano na vida. Revelam grande maturidade e desejo de conhecer e aprender sempre.

Estes nativos são excelentes conselheiros e também são versáteis, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo e bem. Gostam de desempenhar funções de autoridade e, quando são elas investidos, brilham nessas funções. As muitas responsabilidades que lhes caem nos ombros fazem com que estejam sempre com falta de dinheiro.  Não são vingativos, nem mesmo em relação aos maiores inimigos.

Até aos 30 anos, segundo os clássicos, estas pessoas passam por diversas  mudanças mas, entre os 30 e os 45 anos, alcançam estabilidade. A partir dos 65 anos experimentam grande desenvolvimento económico e social.

O casamento será muito feliz e o cônjuge será dotado de excelentes qualidades. Mas o nativo nem sempre será fiel a esse cônjuge.

A saúde inclui alguns problemas de audição, na pele, reumatismo, problemas digestivos, etc.

No que se refere à carreira, este Nakshatra tem afinidade com produtos derivados do petróleo, engenharia, mecânica, tecnologia.

1º Pada- 10º a 13º 20’ do signo Capricórnio- Regência de Marte, navamsa de Carneiro – os nativos são ortodoxos em religião, indo em geral com frequência ao templo/igreja. São generosos, gostam de trabalhar na área social e apreciam a vida em família. Segundo os clássicos, têm mais que 2 filhos, têm boa saúde. Gostam de flores, de vestir boas roupas, de viajar, de estar na companhia do sexo oposto. Problemas nos órgãos reprodutores podem conduzir à necessidade de cirurgia. Têm grande capacidade de iniciativa, ambição na carreira, um pensamento lógico muito assertivo e inteligente. Marte dá  aqui os melhores resultados.

2º Pada- 13º 20’ a 16º 40 minutos do signo Capricórnio- Regência de Vénus, navamsa de Touro. Este é um pushkara navamsa, apoiando excelentes resultados materiais. Os nativos são ortodoxos em religião, indo em geral com frequência ao templo/igreja. São generosos, gostam de trabalhar na área social e apreciam a vida em família. Segundo os clássicos, têm mais que 2 filhos, têm boa saúde. Gostam de flores, de vestir boas roupas, de viajar, de estar na companhia do sexo oposto. Problemas nos órgãos reprodutores podem conduzir à necessidade de cirurgia. Estas pessoas têm grande tato, são diplomatas e corteses, pode haver grande sucesso para os que trabalham na indústria do entretenimento- cinema, música, etc. Os planetas neste pada concorrem para o sucesso e fama dos nativos.

3º Pada- 16º 40´a 20 º do signo Capricórnio- Regência de Mercúrio, navamsa de Gémeos. Os nativos são ortodoxos em religião, indo em geral com frequência ao templo/igreja. São generosos, gostam de trabalhar na área social e apreciam a vida em família. Segundo os clássicos, têm mais que 2 filhos, têm boa saúde. Gostam de flores, de vestir boas roupas, de viajar, de estar na companhia do sexo oposto. Problemas nos órgãos reprodutores podem conduzir à necessidade de cirurgia.. Esta parte do Nakshtra é a mais flexível e com maior  gosto de aprender, revelando grandes dotes no uso do discurso, argúcia e subtileza. São excelentes conversadores. Os nativos deste pada podem trabalhar na área dos media e da comunicação. Mercúrio e Saturno dão os melhores resultados.

4º Pada- 20º a 23º 20’ do signo Capricórnio- Regência da Lua, navamsa de Caranguejo. Os nativos deste pada têm uma atitude de respeito pela religião e pelos seus sacerdotes. O 20º ano de idade pode ser um ano de risco, segundo os clássicos. Os nativos são ortodoxos em religião, indo em geral com frequência ao templo/igreja. São generosos, gostam de trabalhar na área social e  apreciam a vida em família. Segundo os clássicos, têm mais que 2 filhos, têm boa saúde. Gostam de flores, de vestir boas roupas, de viajar, de estar na companhia do sexo oposto. Problemas nos órgãos reprodutores podem conduzir à necessidade de cirurgia. Este pada revela uma natureza capaz de criar empatia com largas camadas de pessoas. É o pada mais orientado para atividades que alcançam um público mais alargado. É favorável a todos os que têm empresas que oferecem serviços a um grande número , como hotéis , etc. Lua, Vénus, Saturno dão os melhores resultados.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.