Um Outro Olhar sobre os Nakshatras- Shatabisha

Nakshatra Satabisha

O Nakshatra Shatabisha ocupa a extensão entre 6º 40’ e 20º do signo Aquário. O nome do Nakshatra significa «estrela da sorte das coisas escondias». Também se traduz por «as cem flores» e «os 100 seres que curam». Astronomicamente localiza-se no círculo das estrelas na constelação de que se destaca a estrela Gamma Aquarii (Sadachbia), uma das 4 estrelas guardiães dos céus: é a vigilante do Céu do Nordeste. Segundo algumas fontes, é toda a constelação de Shatabisha de 100 estrelas que tem esse estatuto de vigilante.

A divindade protetora do Nakshatra é Varuna, o protetor das águas cósmicas e Deus da medicina. Dá aos nativos a aptidão para curar. Simboliza o homem cósmico deitando sobre a humanidade as águas da cura. O regente astrológico é Rahu.

O símbolo deste Nakshatra é um círculo vazio simbolizando independência e autonomia. Por vezes também se vê uma flor de lótus.

O grupo ou Gana de Shatabisha é Rakshasha (demónico).

A motivação primária é Dharma, ou ação correta.

A pedra deste Nakshatra é Gomede.

A Árvore sagrada de Shatabisha é popularmente designada por «Mil estrelas» e cientificamente por Anthocephalus Cadamba.

A shakti ou poder de Shatabisha é o poder de curar. Os nativos de Shatabisha estão livres de doença e são firmes e estáveis.

Os nascidos sob infuência de Shatabisha respeitam as regras. Manifestam preferência por seres não humanos, ou estrangeiros, fora da lei, pelas classes mais baixas, bem como por todas as massas que se conformam com as regras existentes, ansiando por assumir a sua liderança e quebrar os tabus a que são obedientes. O objetivo é chegar ao topo das elites e destruir as barreiras que as separam dos menos favorecidos. São vocacionados para curar os outros embora sejam eles próprios propensos para a depressão e não alcancem muita felicidade na vida.  Dão- se bem em ambientes de pobreza, pouca instrução, aglomerados de pessoas que  manifestam paixões animais, ambientes de desespero, nos quais podem fazer a diferença e fazer-se reconhecer como alguém em quem podem confiar. Vivem confortáveis em ambientes selvagens e tropicais e gostam de estar perto de répteis, num estilo de vida algo selvagem.

Os nativos de Shatabisha podem enfrentar desafios quando casam cedo. São aventureiros e gostam de viajar.  Segundo Parashara este é um bom Nakshatra para fazer contratos envolvendo casas.

As mulheres com o Ascendente neste Nakshatra controlam as emoções, não se zangam facilmente, são respeitadas pelas outras mulheres. São ligadas à família e recebem o afeto dos mais velhos. Alcançam uma boa posição na comunidade.

os homens com o Ascendente em Shatabisha são calmos e não se impõem aos outros. São pensativos  e meditativos mas podem ter episódios de raiva. Vivem mais no plano mental do que no plano físico. Não são sociais, não ligando a conversa ocasional com outros e preferindo estar sozinhos.  São frugais na alimentação e moderados  nos hábitos em geral.

Os nativos de Shatabisha têm um corpo macio, testa larga, olhos bonitos nariz proeminente e abdómen  contraído.  São dotados de excelente memória. Têm um ar aristocrático, vivem segundo princípios e são capazes de dar a vida por aquilo em que acreditam.  Estes princípios são causa de confronto com os outros pois o nativo não abdica deles. São obstinados em relação às crenças  e não as alteram por motivo algum. Não são egoístas, prestando serviço aos outros de boa vontade. Têm bom coração embora não mudem de opinião depois desta estar formada. Na religião seguem a tradição. Quando são provocados reagem com fúria. São inteligentes e não gostam de ostentar os próprios talentos mas estes revelam-se sempre que falam com alguém.  Até aos 34 anos enfrentam problemas no campo profissional mas, após essa idade, pode ver-se progresso nesta área. São dotados para uma carreira na Psicologia e nas Artes curativas. podendo ser excelentes médicos.  Os que são próximos do nativo criarão muitos e constante problemas. Ainda assim, estas pessoas mantêm-se ligadas à família. Os irmãos podem ser causa de muito sofrimento. O pai não dá em geral benefícios mas há afeto e proximidade com a mãe. Em geral não têm (e não procuram) uma vida conjugal feliz. Isto não é culpa do cônjuge, que tem manifesta excelentes qualidades mas do nativo que tem em geral múltiplos relacionamentos sexuais escondidos. A saúde não é boa. São propensos a doenças urinárias, problemas respiratórios e diabetes. O gosto pelos relacionamentos sexuais também traz doenças sexualmente transmissíveis. Podem também ter problemas nos maxilares e sofrer de cólicas. São sensíveis ás gripes e constipações.

1º Pada- 6º40’ a 10º do signo Aquário- Regência de Júpiter, Navamsa de Sagitário. Os nativos têm compleição morena. São inventores ou advogados. Têm uma família pequena. São honestos, verdadeiros, diretos no caráter. Providenciam o que é preciso para os dependentes. São ligados ao cônjuge e aos filhos mas obtêm pouca felicidade do cônjuge, o que acaba por conduzir a separação. Gostam de viajar para fins educacionais. Têm gostos caros. Falam pouco e não são socialmente populares. Zangam-se com facilidade. Mostram muito respeito pelos mais velhos. Este pada é o mais otimista e filantropo e os nativos podem deixar-se levar pelo entusiasmo, nem sempre de forma muito positiva, pois nem sempre escolhem as melhores causas. São capazes de chegar ao fanatismo para defenderem as ideias em que acreditam.

2º Pada- 10º a 13º 20’ do signo Aquário. Regência de Saturno, Navmsa de Capricórnio. Este é o pada mais prático e revela capacidades de organização em todas as atividades materiais. Planetas colocados neste pada indicam grande ambição que poderá ser excessiva. Os nativos têm compleição morena. São inventores ou advogados. Têm uma família pequena. São honestos, verdadeiros, diretos no caráter. Providenciam o que é preciso para os dependentes. São ligados ao cônjuge e aos filhos mas obtêm pouca felicidade do cônjuge, o que acaba por conduzir a separação. Gostam de viajar para fins educacionais. Têm gostos caros. Falam pouco e não são socialmente populares. Zangam-se com facilidade. Mostram muito respeito pelos mais velhos. São otimistas e filantropos mas os nativos podem deixar-se levar pelo entusiasmo, nem sempre de forma muito positiva, pois nem sempre escolhem as melhores causas. São capazes de chegar ao fanatismo para defenderem as ideias em que acreditam.

3º Pada- 13º20’ a 16º 40’ do signo Aquário- Regência de Saturno, Navamsa de Aquário. Este pada revela o lado mais filosófico e visionário do Nakshatra. Os nativos podem ter perceção e capacidade inventiva para criar algo útil para o futuro. Também podem revelar rebeldia e excentricidade nos comportamentos. Os nativos têm compleição morena. São inventores ou advogados. Têm uma família pequena. São honestos, verdadeiros, diretos no caráter. Providenciam o que é preciso para os dependentes. São ligados ao cônjuge e aos filhos mas obtêm pouca felicidade do cônjuge, o que acaba por conduzir a separação. Gostam de viajar para fins educacionais. Têm gostos caros. Falam pouco e não são socialmente populares. Zangam-se com facilidade. Mostram muito respeito pelos mais velhos. São otimistas e filantropos mas os nativos podem deixar-se levar pelo entusiasmo, nem sempre de forma muito positiva, pois nem sempre escolhem as melhores causas. São capazes de chegar ao fanatismo para defenderem as ideias em que acreditam. Os planetas colocados neste pada dão bons resultados no plano material.

Pada- 16º 40’ a 20º do signo Aquário- Regência de Júpiter- Navamsa de Peixes. Este pada pode atuar de forma positiva ou menos positiva pois dá a propensão para se agarrar a ilusões e fantasias. Quando atua de forma favorável tem um poder de expansão, de cura e compaixão. Quando atua de forma menos positiva devido a alguma aflição, torna a pessoa instável e pouco fiável e propensa a adições por substâncias tóxicas.  Pode ser positivo para atividades que dependem de uma boa imaginação e capacidade visionária como a arte, o cinema, a fotografia.

Os planetas que dão melhores resultados quando colocados no Nakshatra Shatabisha são Mercúrio, Vénus e Rahu. Saturno não está aqui mal colocado mas torna a personalidade mais melancólica.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: