Eclipse Lunar mais Longo do Século XXI

eclipse lunar total mais longo do séc. XXI

Amanhã por volta das 20.47, hora de Lisboa, começará a ser visível o eclipse lunar total mais longo do século, o que faz dele um fenómeno raro, acentuado pelo facto de se dar a menos de um grau de distância de Marte, na constelação de Capricórnio e num período em que Marte está mais perto da Terra, o que apenas ocorre de 15 em 15 anos.

Este eclipse lunar total ocorre na fase da Lua Cheia, em que o Sol e a Lua estão alinhados em perfeita oposição, com a Terra no meio. A criação de uma zona de sombra total- chamada umbra- e de uma zona parcial de sombra- designada por penumbra- causada pela sombra da Terra, quando está alinhada com o Sol, faz com que a Lua, ao atravessar essa zona, sofra o eclipse, que é total quando atravessa a «umbra» e se vai tornando parcial ao atravessar a zona de «penumbra». Mas a Lua amanhã não ficará totalmente invisível,  uma vez que a luz , ao entrar em contacto com a atmosfera da Terra é refratada, como uma espécie de lente que «devolve» uma luz avermelhada à superfície da Lua, iluminando-a e tingindo-a de «vermelho ocre».

Durante cerca de 3 horas e 55 minutos, a Lua passa por este fenómeno de eclipse, em que o aspeto mais relevante talvez seja a conjunção Lua Marte que ocorre neste ponto. E acrescenta-se  a esta configuração também Ketu, que está a cerca de 2º de Marte, em conjunção e com o qual a Lua também fará conjunção exata. Marte está muito forte, está exaltado e também está retrógrado. A conjunção com a Lua dá determinação , coragem, iniciativa, bravura mas também impaciência e irritabilidade, frustração, agressividade, sendo uma influência que pode ser emocionalmente desconfortável a nível pessoal.  A conjunção entre Marte e Ketu é reconhecida como uma das mais potencialmente violentas pois Ketu acrescenta um fator de imprevisibilidade à energia combativa de Marte. Sendo a Lua cheia, que dá origem a este eclipse lunar total uma lua de «colheita» (ao contrário da Lua nova que é uma Lua de semente e germinação, a preparação para a manifestação de um novo ciclo) esta lunação pode ter o efeito de uma irrupção súbita de eventos que surgem como resultado das ações iniciadas no último ciclo de lunação, especialmente quando toca pontos sensíveis no horóscopo, como planetas , o Ascendente, etc. Este pode ser um momento de libertação de «débitos» anteriores, tal como pode também, para outras pessoas, surgir como um momento de iluminação espiritual, permitido por Ketu e pela Lua. Porém, tanto a Lua como Ketu têm uma forte ligação com o passado por isso será de esperar que todos os que têm pontos importantes do horóscopo em contacto com esta tripla conjunção que coincide com um eclipse lunar total tenham alguma experiência realmente significativa, seja no plano material e físico, seja no plano mais espiritual. Há também uma propensão para eventos que causam ferimentos, sangue, cortes , quando Marte e Ketu estão em conjunção  no signo Capricórnio, o que aconselha a cuidados extra.

Note-se que vários astrólogos atribuem aos eclipses um papel fundamental como «marcadores» especiais de novos acontecimentos, ciclos e eventos que são «marcos» na vida individual e coletiva.

Amanhã aproveite para visualizar este raro fenómeno. Escolha uma zona pouco habitada onde tenha acesso ao «horizonte» e sinta o mistério e a fascinação que atinge o ser humano perante este espetáculo raro do «desaparecimento temporário da luz branca da Lua, que ficará tingida de vermelho durante algumas horas.

Segundo o observatório astronómico, o eclipse atinge a máxima intensidade por volta das 21 h 22 minutos e até ás 22 h 14 minutos. Continuará, no entanto, a ser visível  como eclipse parcial até cerca da meia noite e meia.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.