Novo Trânsito de Júpiter 2018-2019

Trânsito de Júpiter 2018-19

Segundo a astrologia Jyotish,  cuja referência é o Zodíaco Sideral  que considera a verdadeira posição dos planetas, Júpiter entrará no signo Escorpião, para mais um ano à volta do Zodíaco, no próximo dia 11 de outubro. Este será um trânsito diferente porque Júpiter vai entrar em movimento retrógrado  a partir do dia 23 de abril mas depois de ter iniciado, entre 29 de março e 23 de abril, um trânsito no signo Sagitário, onde vai permanecer praticamente estacionário no início deste signo. Durante quase um mês, Júpiter transitará no signo Sagitário e no Nakshatra Moola, regressando ao signo que é o seu trânsito «normal», Escorpião, em movimento retrógrado, até ao dia 4 de novembro de  2019, altura em que volta a entrar no signo Sagitário para um novo trânsito.

Neste trânsito de outubro de 2018 a 4 de novembro de 2019 Júpiter transitará , como referimos, pelo signo Escorpião e temporariamente no início de Sagitário e pelos Nakshstras de Visakha- 4º pada- todo o Nakshatra de Anuradha, e Jyestha e temporariamente no 1º pada do Nakshatra Jyestha.

Durante a primeira fase deste trânsito, quando Júpiter transitar pelo Nakshatra Vishakha entre 11  e 27 de outubro de 2018 , no 4ª pada, alguma contenção pode ser necessária no plano emocional. Este pada, com regência da Lua,  é conhecido por poder levar a extremos emocionais , que podem ser muito intensos e nos quais é fácil haver algum descontrolo na procura  de vingança perante  ofensas recebidas. A presença da energia de Júpiter , no entanto, ajuda a reagir com sabedoria e a usar a intuição muito forte que este pada confere para aprender a ir além das respostas mais agressivas e impetuosas aqui presentes. Durante estes dias, portanto, podem registar-se, a nível social e  individual comportamentos que precisam de ser controlados.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Anuradha entre 27 de outubro e 27 de dezembro de 2018 oferece uma oportunidade para aprender a usar a energia fria de Saturno, seu regente, para desenvolver acordos e estruturas que sejam capazes de restaurar todas as forças e energias em conflito. É o período mais calmo deste trânsito de Júpiter. Esta energia ajuda a formar acordos, a negociar, planificar, racionalizar, gerir de forma justa e legal todas a forças em conflito. E a atuar de forma legalmente justa para o bem comum e da sociedade. Este período é útil em especial para objetivos que sejam, não apenas pessoais mas  que também contribuem para o «bem comum». É um bom período para estabelecer acordos e alianças a todos os níveis.

A 3ª e mais longa fase deste trânsito de Júpiter  contempla o trânsito pelo Nakshatra Jyestha, que tem regência astrológica de Mercúrio, de quem Júpiter é inimigo pelo qual Júpiter vai transitar não uma mas duas vezes para os sois primeiros padas e 3 vezes para o 3º e 4º padas de Jyestha. Assim, entre  27 de dezembro e 29 de março, Júpiter transitará  em movimento direto por todos os padas do Nakshatra, fazendo uma breve incursão pelo Nakshstra Moola entre 29 de março e 23 de abril. No dia 23 de abril volta a entrar no signo Escorpião, transitando em movimento retrógrado pelo 4º pada de Jyestha até 31 de maio e pelo 3º pada entre 31 de maio e 27 de junho, dia em que regressa ao movimento direto e transita agora no 3º pada de Jyestha mais uma vez e depois também em movimento direto no 4º pada entre 17 de outubro e 4 de novembro, altura em que volta a entrar no signo Sagitário e no Nakshatra Moola, 1º pada para um novo trânsito anual. O trânsito pelo Nakshatra Jyestha é mais subversivo do que o trânsito pelo Nakshatra de Anuradha. Neste período, a informação, na sua produção  e divulgação pode assumir um papel muito importante na transformação e despertar das consciências, provocando a mudança através da criação de choque na opinião pública. Segredos, procedimentos escondidos do grande público podem emergir à luz do dia e causar turbulência, forçando formas mais verdadeiras de compreensão do mundo e atuação dos que tem responsabilidades políticas e sociais. Há uma particularidade, no entanto, que deve ser notada em relação a Jyestha pois os seus padas são controlados por Saturno e Júpiter, o que dá um significado especial a este trânsito. Júpiter rege o 1º pada, enquanto Saturno rege o 2º e o 3º e Júpiter rege o 4º pada. Embora nem Júpiter nem Saturno estejam em aspeto mútuo neste novo trânsito de Júpiter, estas duas energias interligam-se , a partir de movimentos opostos: o trânsito de Júpiter pelos padas que rege é um período de expansão franca do conhecimento, de abertura a novas formas de saber, de compreender, de desenvolvimento  de novas formas de conhecimento. Os períodos em que Saturno tem a regência, são períodos em que a tendência é para estruturar, organizar, legalizar e uniformizar a informação existente, sendo menos abertos ao surgimento de  diferenças de opinião e novos conhecimentos. Há um reforço da autoridade em torno dos que detêm a hierarquia nas áreas do saber. Esta oposição nos modos de atuar de Saturno e Júpiter deve ainda ter em conta o facto de Saturno ser uma energia amiga de Mercúrio, enquanto o mesmo não acontece em relação a Júpiter, havendo por isso resistência à mudança, o que pode tornar os processos de transformação emergentes neste período mais traumáticos e difíceis.

Sendo um planeta que expande e «projeta» para a frente, Júpiter irá permitir a vinda à superfície de segredos, informação secreta e oculta, a compreensão intuitiva de realidades obscuras, complexas, filosóficas, compreensão do papel das convulsões sociais, tragédias, catástrofes, guerras, dos ciclos da vida, etc. Júpiter facilita a penetração da mente nestes temas e também nos aspetos mais escuros da realidade, sombrios, conotados com o  «mal» em todas as suas facetas. Muitos dos assuntos que, geralmente, não queremos pensar e não gostamos de pensar serão trazidos ao de cima e analisados a uma nova luz. Isso permitirá processos de cura profunda em relação a crenças estagnadas, conceções irrealistas acerca da realidade, etc., embora nem sempre se façam sem sofrimento ao longo do processo.

Novas oportunidades de cura física, psíquica e espiritual podem surgir quando Júpiter transita pelo signo Escorpião.  O significado dessa cura dependerá da casa onde se encontra Júpiter no mapa natal e das casas que rege, bem como dos aspetos que forma com outros planetas.

Durante este trânsito de Júpiter pelo signo Escorpião haverá um foco importante no desejo de levantar todos os véus que ocultam parcelas importantes da verdade. Haverá um impulso forte para «ir mais fundo» na descoberta e investigação do que tem estado escondido ou se tem mantido secreto. E muitos desses segredos serão desvelados, de acordo com os significados de Júpiter e Escorpião no horóscopo pessoal.  Uma coisa é certa, estes processos de «revelação» de segredos contribuirão para a cura profunda de alguma área de vida que tem sido recalcada por medo, por incapacidade enfrentar o «desconhecido» dentro de cada um.  Revelar esses segredos é, em grande parte, revelar uma parte importante da identidade e dos valores que realmente conduzem a nossa vida.

Ao transitar pelo signo Escorpião Júpiter abre a mente para aceitar os aspetos da vida que, em geral, preferimos ignorar e que conotamos com a dor, o sofrimento, a escuridão e o mal, fazendo-nos perceber que estes também podem ter um papel importante no crescimento e na evolução, por muito que nos custe a aceitar. A verdade é que as  experiências traumáticas podem ajudar-nos a adquirir mais sabedoria, ajudam-nos a «adensar» a compreensão da realidade, retirando-nos de uma posição dualista  linear e a perceber que, na verdade, esse dualismo é aparente e que a realidade é uma só, embora com formas de manifestação diferentes.  A todos custa aceitar que o sofrimento e a dor  tenham que coexistir com a alegria e a felicidade mas  sabemos que  a aprendizagem essencial da vida precisa também dos obstáculos, dos momentos de crise para podermos crescer e mudar o nível do nosso desenvolvimento humano  a todos os níveis. As lições de Escorpião podem ser dramáticas- e Júpiter vai expandi-las e aumentar o seu alcance-  mas, no fundo, nenhum de nós saberia viver num estado sempre igual de «felicidade» por muito agradável que possa parecer á primeira vista.

O signo Escorpião tem regência de Marte, que mantém uma relação energética amigável com Júpiter. Assim, ao contrário de muitos aspetos traumáticos que acompanharam o trânsito de Saturno por Escorpião, devido à relação de grande inimizade entre as energias de Marte e Saturno, o trânsito de Júpiter pelo signo Escorpião pode ser bastante positivo e produtivo, ajudando a sarar velhas feridas de todos os tipos  e a enfrentar com otimismo  os períodos de crise na vida e de mudança drástica que serão de esperar neste período. Assim, a habitualmente agressiva energia de Marte é canalizada para a sabedoria de Júpiter e usada de forma positiva e construtiva. ajudando as sociedades a transformarem-se e a inovarem e o mesmo em relação aos indivíduos. Na vida de cada um, novas oportunidades de transformar de forma profunda a sua vida irão surgir e essa transformação será para o melhor. Cada um terá a oportunidade de inovar e transformar. Apenas os que persistem em manter uma certa estrutura de vida, resistindo à mudança poderão ter dificuldades com este trânsito de Júpiter.  Para os que estão abertos à mudança este será um ano de renovação e de esperança, de criatividade e de ação efetiva para mudar o próprio destino e condições de vida.

A preocupação fundamental de Júpiter com a «verdade» pode, no entanto, assumir algumas formas de fundamentalismo pois Júpiter tem a tendência para a «pregação», para a assunção de um conceito de verdade  que, sob a influência de Marte, pode tornar-se dogmático e agressivo para os que não o aceitem. Assim, em alguns casos pode acontecer, sobretudo quando Júpiter e Marte não estão bem colocados no horóscopo, tendência para extremar posições e dificuldade em aceitar opiniões diferentes. A nível social pode ocorrer o mesmo com alguns grupos socais  a extremar posições ligadas a crenças e a valores, à religião, à importância da tecnologia etc.

A nível social, o trânsito de Júpiter pelo signo Escorpião força a transformação da consciência coletiva, o que pode acontecer de forma dramática gerando choques de identidade social e política.  A nível  individual  o mesmo processo força a renovação dos processos conscientes pela revelação das ‘«verdades» escondidas ou recalcadas no fundo de cada um e amargamente trazidas à luz. Mas, após o choque da mudança, há um sentimento positivo de renovação e de esperança, de mais otimismo geral em relação a si próprio e à vida.

As experiências ligadas a estes processos podem incluir situações de emergência médica, sexual , financeira,  conjugal, no plano individual. No plano social envolvem fatores de mudança social, económica  e política. Processos psicológicos individuais envolvem intenções escondidas de enganar, manipular, contaminar (em sentido literal ou simbólico) o ambiente em que se vive. Fatores extremos ambientais podem forçar também muitas mudanças e obrigar a processos de renovação como acontece nas catástrofes naturais que deixam desalojados, feridos, fazem desaparecer os recursos acumulados anteriormente, etc. Nas várias situações que podem surgir, a pessoa sente que o seu mundo desaba mas a energia de Marte é  orientada para regenerar de modo que também este aspeto será observado ao longo deste trânsito e novas oportunidades positivas irão surgir a seguir.

Para os que têm uma orientação espiritual, este será um período em que grandes mistérios se poderão revelar e preencher de forma profunda o significado das suas vidas.

Algumas áreas da ciência associadas a Marte podem expandir-se e novas descobertas podem  surgir, especialmente as relacionadas com a cirurgia e o uso da tecnologia, em especial no que se refere a técnicas de fertilização, recuperação da visão, transformação da identidade sexual, etc. A tecnologia informática e a engenharia são outras áreas que podem expandir-se de forma considerável com este trânsito de Júpiter no signo Escorpião.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.