Trânsito de Júpiter 2018-19

Trânsito de Júpiter em Escorpião- Ascendente Caranguejo

jup4 - Trânsito de Júpiter em Escorpião- Ascendente Caranguejo
Trânsito de Júpiter em Escorpião Ascendente caranguejo

No próximo mês de outubro, mais precisamente no dia 11, Júpiter abandona o signo Balança entrando no signo  Escorpião. Por um período um pouco inferior a um mês, entre 29 de março e 23 de abril, permanecerá praticamente estacionário no começo do  signo Sagitário numa espécie de antecipação do seu trânsito seguinte anual.  Voltará a ficar em movimento retrógrado mas agora no signo Escorpião, entre o dia 31 de maio e 27 de junho. O trânsito pelo signo Escorpião terminará no  dia 4 de novembro de 2019.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo Escorpião, um signo amigo. Daqui, lança aspeto para os signos Peixes, Touro e Caranguejo, dois signos de água, cuja natureza emocional é prevalecente e um signo de Terra, cujo caráter pragmático pode ajudar a conter alguns excessos emocionais.  Porém, todos os signos de Água estarão implicados neste novo trânsito de Júpiter e, desse modo, a ênfase estará colocada nos processos de transformação, purificação, nutrição e cuidado, criatividade e imaginação, na necessidade de proteger e de ser protegido. A energia de Touro, sensorial e terrestre, tanto pode ajudar  a construir e acumular novos recursos como pode oferecer resistência aos processos profundos de mudança que irão ser ativados por este novo trânsito de Júpiter.

Pode ler o artigo sobre os efeitos gerais do novo trânsito de Júpiter, aqui.

Efeitos Gerais  do Trânsito de Júpiter em Escorpião-  Ascendente Caranguejo

A Lua, regente do signo Caranguejo, tem uma relação de neutralidade com Júpiter  que é amigo da Lua pelo que os efeitos deste trânsito são em geral   positivos. O Ascendente Caranguejo é um dos que mais beneficiará potencialmente do novo trânsito de Júpiter.

Neste novo trânsito Júpiter  transita na 5ª casa do horóscopo, uma casa relacionada com o karma trazido para esta vida, representando «poorvapunya», isto é, a recompensa por boas ações passadas ,relacionada também com a inteligência e a criatividade, com as crianças e os filhos, os estudos académicos, os ganhos especulativos e de «sorte» como o jogo,  os relacionamentos românticos, os novos projetos e, se estiver bem colocado no seu horóscopo, pode trazer-lhe bons resultados ao longo deste ano. Júpiter representa a expansão e o crescimento e, por isso, vai fazer crescer os significados associados com a 5ª casa, trazendo eventos felizes, a menos que esteja fraco no horóscopo.

Ao longo deste novo trânsito, as crianças e tudo o que as envolve pode ter um significado muito forte na sua vida e, se tem filhos, a educação destes e o desenvolvimento das  suas faculdades criativas e da inteligência ocuparão bastante o seu tempo e quererá seguir o percurso dos estudos, as atividades que desenvolvem , etc. Tenha cuidado para não exagerar nas atividades e estímulos a que quererá expor as suas crianças. Se não tem filhos, tê-los pode agora ser a sua máxima prioridade e, se já tem, talvez pense em ter mais um. Em alternativa, a sua mente, criatividade e imaginação estarão ao rubro levando-o(a) a criar algum novo projeto, tanto numa área artística como no envolvimento em instituições, sobretudo de caráter político , social ou humanitário. Quererá deixar «a sua marca» especial e única na concretização de alguma coisa que dê um sentido especial à sua vida. Novas ideias e valores e uma transformação profunda na sua identidade e nas causas com que se identifica estará a ocorrer ao longo deste ano. As atividades criativas em que se envolver terão o potencial de lhe revelar novas formas de compreensão de si e da realidade em geral. Olhará para as várias expressões da imaginação e criatividade humana  como uma forma de revelação da «verdade» e essa verdade, de caráter «poético» mais do que racional, pode ter um efeito de tremenda expansão na sua vida a todos os níveis. Basicamente, em termos simbólicos, a sua intuição poderá tocar as próprias raízes da essência da vida e do divino numa espécie de sublimação entre a beleza que consegue discernir nas coisas e uma emoção profunda,  que regenera e transmuta a sua personalidade e a consciência de quem é.  Compreenderá o papel dos vários agentes de transformação e dos ciclos de morte/renascimento  na cura profunda de todas as «feridas» que subjazem no fundo do seu coração desde que se conhece.

A partir da 5ª casa, Júpiter lança aspeto para a 9ª, a 11ª casas e o Ascendente, colocando deste modo em ligação as duas casas da «sorte e fortuna» e todas as casas trikona. O aspeto para a 1ª casa  exige porém, contenção da indulgência alimentar pois, neste período, pode engordar mais facilmente. A gravidez, que é também uma «expansão» do corpo físico, é uma possibilidade caso o deseje e esteja nas condições necessárias. Este é também um ano em que Júpiter pode trazer um substancial aumento de rendimentos e das fontes de ganhar dinheiro (aspeto para a 11ª casa) ao mesmo tempo que também expande o seu círculo de amigos e círculo social, favorecendo a popularidade e a capacidade de influência social. Se fizer alguma viagem para lugares distantes, o que encontrar por lá poderá influenciar decisivamente os seus valores e princípios de vida. (aspeto para a 9ª casa).  Para alguns, pode ser o início de uma aventura num país estrangeiro para estudar e a estadia em país estrangeiro mudará decisivamente a sua vida. O pai, alguma figura de autoridade, ou que respeite pela sabedoria , como um professor, poderá ajudar a orientar a sua vida e também pode ajudar a encontrar alguma nova oportunidade ou aumentar as fontes de rendimento. A área financeira é um fator  que pode ser beneficiado este ano na sua vida estando indicadas novas fontes de rendimento e também um maior envolvimento na vida social da comunidade. Se, na sua atividade profissional, costuma lidar com um público alargado, durante este trânsito essa interação favorece muito o seu sucesso. Os que têm uma profissão artística, este ano poderão também conhecer uma expansão e  obter  mais reconhecimento do seu valor por parte do público.

Durante a primeira fase deste trânsito, quando Júpiter transitar pelo Nakshatra Vishakha entre 11  e 27 de outubro de 2018 , no 4ª pada, com regência da Lua as emoções podem tornar-se avassaladoras e pode ser difícil decidir  a partir de razões lógicas por isso será necessária alguma contenção da sua parte e evitar ser demasiado controlador(a). Sob o excesso das emoções, as pequenas coisas podem parecer ter mais importância e dar origem a respostas menos equilibradas em relação aos que lhe são próximos.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Anuradha entre 27 de outubro e 27 de dezembro 2018 , um Nakshatra com regência de Saturno, pode fazer nascer a necessidade de ajudar a comunidade, podendo ser um excelente período para organizar e planificar, para trazer ordem a todos os assuntos a partir de uma perspetiva de justiça e respeito por todas as partes. É um bom período para dar início a novos projetos profissionais e novas parcerias, que poderão ser duradouras. Neste período,  os relacionamentos novos que formar (ou contratos ou acordos) podem estabelecer bases seguras num novo ciclo da sua vida.

Entre 11 e 26 de novembro, quando transitar pelo 2º pada,  com regência de Mercúrio, pode obter ganhos substanciais através  da escrita,da comunicação, marketing e publicidade, investigação, atividade comercial, etc . É um pushkara navamsa o que significa que as suas iniciativas podem produzir ganhos materiais substantivos.

O trânsito pelo Nakshstra de Jyestha, cujos padas têm a regência de Saturno e Júpiter, mas cujo regente astrológico é Mercúrio, pode ser excelente para todas as atividades criativas e artísticas, investimentos financeiros, atividades académicas e desportivas, educação (das crianças em particular)   aquisição de novos conhecimentos , atividade de  ensino, investimentos financeiros. Se tem atividade profissional ligada á escrita, este trânsito pode ajudar o seu sucesso. Se tem filhos, este pode ser também um bom ano para obter sucesso em país estrangeiro. A sua inteligência pode brilhar bastante durante este trânsito e aliar-se à intuição e imaginação da Lua para produzir obras e projetos que terão um papel importante na definição da sua identidade. Ao mesmo tempo, porém, terá tendência para considerar que sabe mais do que todos os outros e isso pode tornar menos fácil o trabalho em equipa pelo que precisa de se disciplinar. O trabalho em pequenos grupos tende a dar excelentes resultados.

Durante 25 dias, entre 29 de março e 23 de abril, Júpiter transita no começo de Sagitário no Nakshatra Moola. Este é um Nakshatra de Ketu e o 1º pada tem regência de Marte. Este pada dá resultados positivos, contanto que Júpiter esteja bem posicionado no horóscopo. Este pode ser um período de profunda inspiração para compreender verdades profundas mas pode também seguramente ser um período em que você tende a fazer aquilo em que acredita sem querer saber das normas e das regras habituais da sociedade. Se ketu estiver a funcionar negativamente no horóscopo, então este pode ser  um período turbulento que pode trazer sarilhos potenciais e  perturbações à sua credibilidade profissional e social. Sendo  corregente de Escorpião, Ketu pode impulsionar processos de transformação profunda  a nível espiritual.

O curto período em que Júpiter vai transitar pelo Nakshstra Moola, no início do signo Sagitário, entre 29 de março e 23 de abril e em que transita pela 6ª casa é um período em que a sua atenção tende a desfocar-se dos pormenores à sua volta e a desinteressar-se pelo que acontece no ambiente de trabalho. Faça um esforço por se manter alerta, subordinados e dependentes poderão aproveitar para causar prejuízo ou ganhar vantagem.

Até 29 de março Júpiter transitará  em movimento direto por todos os padas do Nakshatra Jyestha, fazendo uma breve incursão, como referimos, pelo Nakshstra Moola entre 29 de março e 23 de abril. No dia 23 de abril volta a entrar no signo Escorpião, transitando em movimento retrógrado pelo 4º pada de Jyestha até 31 de maio e pelo 3º pada entre 31 de maio e 27 de junho, dia em que regressa ao movimento direto e transita agora no 3º pada de Jyestha mais uma vez e depois também em movimento direto no 4º pada entre 17 de outubro e 4 de novembro, data em que volta a entrar no signo Sagitário e no Nakshatra Moola, 1º pada para o trânsito anual seguinte.

error: Content is protected !!