Trânsito de Júpiter em Escorpião- Ascendente Sagitário

trânsito de Júpiter em Escorpião Ascendente Sagitário

No próximo mês de outubro, mais precisamente no dia 11, Júpiter abandona o signo Balança entrando no signo  Escorpião. Por um período um pouco inferior a um mês, entre 29 de março e 23 de abril, irá permanecer praticamente estacionário no começo do  signo Sagitário numa espécie de antecipação do seu trânsito seguinte anual.  Voltará a ficar em movimento retrógrado mas agora no signo Escorpião, entre o dia 31 de maio e 27 de junho. O trânsito pelo signo Escorpião terminará no  dia 4 de novembro de 2019.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo Escorpião, um signo amigo. Daqui, lança aspeto para os signos Peixes, Touro e Caranguejo, dois signos de água, cuja natureza emocional é prevalecente e um signo de Terra, cujo caráter pragmático pode ajudar a conter alguns excessos emocionais.  Porém, todos os signos de Água estarão implicados neste novo trânsito de Júpiter e, desse modo, a ênfase estará colocada nos processos de transformação, purificação, nutrição e cuidado, criatividade e imaginação, na necessidade de proteger e de ser protegido. A energia de Touro, sensorial e terrestre, tanto pode ajudar  a construir e acumular novos recursos como pode oferecer resistência aos processos profundos de mudança que irão ser ativados por este novo trânsito de Júpiter.

Para ler o artigo sobre os efeitos gerais do novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui. 

Efeitos Gerais  do Trânsito de Júpiter em Escorpião-  Ascendente Sagitário

Marte, regente do signo Escorpião, tem uma relação de amizade com Júpiter   e este é amigo de Marte pelo que os efeitos deste trânsito são em geral positivos.

Júpiter  rege a 1ª e a 4ª casas do seu horóscopo e vai estar a transitar pela 12ª casa.  A 1ª casa relaciona-se com a aparência física, a personalidade, a natureza individual; o propósito de vida e o sucesso geral, a  vitalidade e a saúde, a longevidade, a prosperidade , o status e a reputação que se podem  alcançar nesta existência bem como  a capacidade para realizar os seus desejos e ambições, a infância, o caráter moral, o  temperamento, a autoconfiança, a fama, o modo como os outros nos veem, a abordagem geral que fazemos da vida.  A 4ª casa representa a matriz onde se situam as raízes do indivíduo- numa família, cultura e comunidade- a casa e a terra onde nasceu e que sustenta a sua vida terrena. É também indicadora da mãe (para alguma discussão sobre os significados desta casa pode ler um artigo aqui); representa os bens herdados e propriedades familiares, a educação, o sentimento interno de contentamento ou felicidade e segurança emocional. É também a casa que indica o final da vida terrena, quando  «o pó volta ao pó» e, por analogia, representa o desejo de salvação e de repouso eterno. A 12ª casa é a casa do desapego em relação aos laços materiais e a transição entre a vida no plano material e o além espiritual e, tal como a 4ª, é também uma casa de «salvação», de busca da transcendência.  Durante este período, estes significados estarão em expansão na sua vida e, provavelmente, dedicará mais tempo ao cultivo da vida interior e a práticas espirituais, podendo sentir necessidade premente de momentos de retirada em relação aos eventos ruidosos do mundo exterior.

Quando transita por uma determinada casa do horóscopo, Júpiter expande os significados e assuntos relacionados com essa casa. Assim um aspeto que não deve descurar é que podem também aumentar as despesas, mesmo que isso se deva a mudanças no seu estilo de vida ou a atividades de caráter mais espiritual. Será difícil poupar, financeiramente falando, durante este novo trânsito de Júpiter.

Durante este trânsito a sua imaginação e faculdades intuitivas irão ser grandemente estimuladas e poderá sentir de forma muito vívida certas «verdades» espirituais. A sabedoria de Júpiter tende a espelhar-se na sua mente e na sua perceção ao longo deste período e talvez fosse de pensar em ter um caderninho de notas para  descrever algum sonho que lhe cause uma impressão mais forte. Você é potencialmente um canal privilegiado de sabedoria cósmica capaz de transformar as crenças e a noção de espiritualidade  se tiver o talento para comunicar – escrevendo ou falando- todas as intuições de sabedoria que sentir dentro de si. Sentirá o apelo dos espaços sagrados ou de «santuário» e talvez dê consigo  muitas vezes imerso (a) no pensamento, mais do que a prestar atenção ao que se passa no mundo externo. A verdade profunda sobre a realidade torna-se facilmente apreendida e terá a oportunidade de, com estas experiências, ajudar os outros a compreender melhor os fundamentos da realidade. Regenerar o saber profundo acerca da realidade na sua essência espiritual é um dos efeitos potencialmente mais fortes deste trânsito de Júpiter para o seu Ascendente. E terá uma facilidade nova em compreender a linguagem dos símbolos, que se traduzem em preciosa sabedoria, antiga, intemporal. Segundo a tradição, guias espirituais podem agora ajudar a captar o sentido profundo da sua existência e da existência de toda a realidade e permitem-lhe «ver» o melhor caminho a seguir e porquê. Alguns podem mesmo desenvolver faculdades de percecionar o futuro sob a forma de determinados eventos.

Poderá também, neste período, ter a oportunidade de viajar para lugares distantes, especialmente associados com as fontes da sabedoria intemporal.

Valorizará o espaço privado e pode  desenvolver atividades nesse espaço, como a meditação ou oração, a criação artística ou literária sem nunca se sentir sozinho (a) pois uma força vital de inspiração correrá através de si à procura de manifestação. E, claro, poderá descobrir fontes criativas durante o sono, através de sonhos especialmente significativos. Todos os ciclos da vida (e a sua relação com a morte) lhe aparecerão a uma nova luz, na qual compreende a totalidade dos contornos envolvidos (tanto quanto a mente está preparada para esse efeito, claro).

Neste período Júpiter lança aspeto para a 4ª casa, que rege, a 6ª e a 8ª casa  do horóscopo. A 4ª casa é uma casa de busca espiritual, de felicidade na ligação com as suas raízes, de procura das verdadeiras raízes do ser; a 6ª é uma casa de serviço, voluntário ou por servidão, uma casa em que os deveres kármicos se fazem sentir de forma tal que a pessoa é compelida a trabalhar e a desenvolver objetivos de caráter prático. É também uma casa de conflitos, e de autoaperfeiçoamento que resulta da luta interna entre fatores antagonistas; a 8ª casa é uma casa de transformação, repentina, inescapável e fora do controlo individual. Ora, deste modo pode-se esperar uma regeneração profunda da identidade, na qual a ligação às raízes e o serviço prestado a outros terão um papel muito importante a desempenhar.

Durante a primeira fase deste trânsito, quando Júpiter transitar pelo Nakshatra Vishakha entre 11 e 27 de outubro de 2018, no 4ª pada, com regência da Lua, poderá passar por uma verdadeira purga emocional em que os conflitos internos, sentimentos e inseguranças poderão emergir de forma tempestuosa e obrigar a ir mais fundo, até descobrir as causas profundas dos seus ferimentos emocionais, por mais antigos que sejam. Precisa de manter a autoconsciência reflexiva para não se deixar submergir por esses processos emocionais.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Anuradha entre 27 de outubro e 27 de dezembro 2018, um Nakshatra com regência de Saturno, será potencialmente neutro, mas terá a oportunidade de serenar os tumultos emocionais e pensar com clareza sobre as causas das coisas e a necessidade de conciliar as «verdades» que vão surgindo, com o fio da tradição e a ordem estabelecida. Esta é uma oportunidade para unir o passado e o futuro, compreendendo os laços que unem estes dois referenciais. E compreenderá que a «ordem» ou organização social estabelecida por Saturno também é necessária pois a estabilidade é um fator que dá segurança e permite criar raízes a qualquer ser humano. A necessidade de justiça para todos e de melhor distribuição dos recursos e riqueza será igualmente compreendida por si neste período, que é excelente para estabelecer relações pessoais e profissionais baseadas na lealdade e respeito pelos direitos e deveres mútuos.

Entre 11 e 26 de novembro, quando  Júpiter transitar pelo 2º pada de Anuradha,  com regência de Mercúrio, será um excelente período para  obter ganhos de parcerias de negócio e das atividades profissionais. Os parceiros que encontrar agora podem trazer riqueza para a parceria. Este é um pushkara navamsa o que significa que pode produzir  ganhos materiais relevantes, de acordo com o potencial global do horóscopo.

O trânsito pelo Nakshstra de Jyestha, cujos padas têm a regência de Saturno e Júpiter, mas cujo regente astrológico é Mercúrio, pode ser-lhe  moderadamente benéfico especialmente se tem uma atividade ligada à vida académica, educação, escrita e comunicação. Note, no entanto, que a energia deste Nakshatra tende a acentuar a  tendência para considerar que a sua opinião é a mais verdadeira de todas e pode produzir a atitude, em alguns casos, de dogmatismo . Mas a energia racional de Mercúrio ajuda a verbalizar muitas das experiências intuitivas que pode ter e pode dar origem a escritos de grande qualidade em termos filosóficos e de transmissão de verdades espirituais ao público em geral.

Durante 25 dias, entre 29 de março e 23 de abril, Júpiter transita no começo de Sagitário no Nakshatra Moola. Este é um Nakshatra de Ketu e o 1º pada tem regência de Marte. Neste período você pode sentir o desejo de se aventurar na compreensão mais profunda  de si  e das raízes do seu ser e a verdade do que descobrir sobrepõe-se a todas as «regras» convencionais sobre o que deve ou não deve fazer-se. Sendo o corregente de Escorpião, Ketu pode impulsionar processos de transformação profunda a nível espiritual acerca da própria identidade e da sua matriz essencial.

O curto período em que Júpiter vai transitar pelo Nakshstra Moola, no início do signo Sagitário, entre 29 de março e 23 de abril e em que transita pela 1ª casa é  também um período em que a visão que tem da sua vida pode sofrer uma transformação radical e pode ver surgir um novo propósito que pode parecer sem sentido para os outros mas que será profundamente verdadeiro para si.

Nestes 25 dias, entre 29 de março e 23 de abril, em que Júpiter fica no começo de Sagitário no Nakshatra Moola no 1º pada é preciso contar  também com o facto de se tratar de um ponto gandanta no qual as energias de Marte e Júpiter têm dificuldade em integrar-se. Embora este possa ser um período de profunda inspiração para compreender verdades profundas, também pode ser um período de crise em que, mais do que tentar ser protagonista do que se passa na sua vida, assiste passivamente às circunstâncias que o (a) atingem.

Até 29 de março Júpiter transitará  em movimento direto por todos os padas do Nakshatra Jyestha, fazendo uma breve incursão, como referimos, pelo Nakshstra Moola entre 29 de março e 23 de abril. No dia 23 de abril volta a entrar no signo Escorpião, transitando em movimento retrógrado pelo 4º pada de Jyestha até 31 de maio e pelo 3º pada entre 31 de maio e 27 de junho, dia em que regressa ao movimento direto e transita agora no 3º pada de Jyestha mais uma vez e depois também em movimento direto no 4º pada entre 17 de outubro e 4 de novembro, data em que volta a entrar no signo Sagitário e no Nakshatra Moola, 1º pada para mais um trânsito anual.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

2 Thoughts to “Trânsito de Júpiter em Escorpião- Ascendente Sagitário”

  1. Ghaĺib Jahi

    Como sempre, excelente! Na minha carta natal, tenho Júpiter (anuradha) na Casa 12 em Escorpião, junto com a Lua (jyestha) que é o meu atmakarka. Na navamsa, Júpiter também encontra-se em Escorpião na casa 6. E Ketu em conjunção com o ascendente em Sagitário (Moola). Fora que estou nos últimos 2 anos e meio do Sadi Sati com Saturno transitando na casa 1, e neste momento vivenciando o Dasa da Lua com antardasa de Marte, que no Rasi está em Peixes na 4 e na navamsa em Escorpião, em conjunção com Júpiter e Mercúrio na 6. Lua na navamsa está na casa 10 em Peixes. Tudo muito interligado… ou seja, parece-me que estou prestes a viver um intenso período de transformação espiritual que afetará completamente minha identidade e na vida pública.

    Muito obrigado pelo ótimo trabalho! Tudo que sei sobre astrologia, aprendo neste espaço.

    1. Agradecemos a sua amabilidade, que nos conforta e estimula a melhorar sempre mais, o que publicamos.

Comments are closed.