Personalidade Básica Ascendente Sagitário Lua carneiro Sol Touro

Personalidade Básica Ascendente Sagitário Lua Carneiro Sol Touro

A pedido dos nossos leitores analisamos hoje a Personalidade Básica Ascendente Sagitário Lua Carneiro  Sol Touro, composta pelos elementos Fogo e Terra.

O Ascendente no signo Sagitário indica uma personalidade entusiasta e otimista, aberta e amigável, com forte sentido social e perceção da unidade e ligação entre todos os seres. Assim, esta é uma personalidade que tende para a  tolerância e a aceitação da diferença, pelo menos potencialmente pois, embora rejeite todos os dogmatismos, a sua mente procura a «verdade» e, em certos casos, isso pode gerar o convencimento interior de que se é «dono da verdade», levando por isso a desvalorizar opiniões diferentes. Mas é também uma personalidade que tem capacidade reflexiva e crítica suficientes para corrigir esses comportamentos quando toma consciência deles.

Esta personalidade anseia pela liberdade embora seja também curiosamente focada no valor da tradição, convicta de que a «verdade essencial» não é uma descoberta do presente, é algo que sempre existiu e ultrapassa a dimensão puramente lógica da razão. Essa «verdade» essencial, captada pela intuição, pela filosofia e pela experiência do sagrado é venerada por estas pessoas que sentem, em parte, ter por missão dá-la a ver aos outros. Talvez seja por isso que estas pessoas mergulham apaixonadamente no estudo ao longo da vida e escolhem muitas vezes profissões ligadas ao ensino, ao aconselhamento, à prática jurídica  e por vezes à pregação. Sentem que, de algum modo, são «exemplos» dessa verdade essencial que canalizam para os outros. É claro que, não poucas vezes, isso também as torna «convencidas» aos olhos dos outros. Mas possuem uma capacidade de transmitir o saber que é tão autêntica e «sentida»  que facilmente granjeiam a reputação de «sábias» e são ouvidas naturalmente pelos outros.

Os nativos de Sagitário, embora sejam muito sociáveis, são também independentes e têm dificuldade em ajustar-se aos limites da rotina e de uma vida regulada e muito estruturada. Precisam de aventura, de movimento em espaços abertos, da  possibilidade de fazer coisas novas seguindo os seus próprios critérios. Trabalham melhor em profissões que lhes dão bastante liberdade intelectual e física e apreciam caminhar pela Natureza e por terras estrangeiras, contactando com pessoas de diferentes culturas e com crenças e costumes diferentes.  Sentem uma atração muito especial pela visita aos lugares sagrados do passado, nos países conotados com as antigas fontes da sabedoria e /ou da religião. Podem ser avessas ao casamento, preferindo ligações «abertas» em que as obrigações são aquelas que decidem adotar mas são fieis aos companheiros e companheiras, separando-se geralmente, se a ligação chega ao fim, como amigos. De resto, estas pessoas não são de guardar rancores, mesmo que os outros lhes façam «mal», continuando a sua vida sem deixar «lixo» emocional para trás.

A ligação profunda que sentem com a natureza e com os animais faz com que vejam união entre o que é material e espiritual, considerando que existe uma unidade essencial em toda a vida e não aceitam a hierarquização dos seres em «inferiores» e «superiores». Na verdade, abrem-se para uma compreensão do valor intrínseco de toda a vida, que ultrapassa por isso a aceitação da instrumentalização de umas formas de vida em relação a outras. Evidentemente que este traço é mais comum nos que têm uma natureza mais voltada para o desenvolvimento interior mas, de uma forma ou de outra, os nativos de Sagitário precisam de «transcender os seus limites: seja na prática de algum desporto, na procura de um sentido transcendente para as suas vidas ou simplesmente excedendo-se nos gastos, no dia a dia. Se Júpiter estiver forte podem ganhar bastante, não tendo dificuldades financeiras mas, quanto a acumularem o que ganham isso não é uma tendência natural- em geral gastar mais do que as posses de momento permitem.

Quando, ao Ascendente Sagitário se associa a Lua no signo Carneiro, torna-se mais forte a necessidade de independência, de se salientar pelo valor individual e pela inteligência. A criatividade pode ser muito forte e será usada para desenvolver uma atividade em que o indivíduo toma todas as decisões e é inteiramente «dono» da sua vida, não aceitando submeter-se às ordens ou diretrizes de ninguém. O caráter amigável e sociável de Sagitário pode modificar-se e tornar-se mais agressivo, com a necessidade de a pessoa ter sempre «a primeira e última palavra» podendo não ser fácil estabelecer compromissos ou abdicar do que quer que seja. Com esta combinação, os resultados podem variar, dependendo de qual dos planetas- Júpiter ou Marte- é mais forte; porém, a personalidade torna-se mais competitiva e pode gerar um excelente desportista ou, em alternativa, gestor(a) de negócios, capaz de inovar, de levar algum projeto muito para além do que é comum. A influência de Sagitário permite que a criatividade bruta de Carneiro se una à sabedoria e intuição para criar algo que não apenas dá prestígio e glória pessoal como também tem importância e utilidade para os outros em geral. Esta personalidade pode igualmente dedicar-se a uma carreira de investigação em que pode fazer alguma descoberta importante, se a configuração do horóscopo for forte, beneficiando-se a si mas também aos outros, através disso.

A Lua no signo Carneiro tende para algum egoísmo, para se colocar a si e às suas necessidades sempre em primeiro lugar. Mas a associação com a energia de Júpiter torna-a mais sensível à ligação com os outros e mais generosa e compassiva. Não deixa, no entanto, de precisar, a cada momento, de se evidenciar e  de competir mas fá-lo com menos agressividade e com mais sentido crítico.

A Lua rege a 8ª casa e está colocada na 5ª casa. Esta é uma posição que pode dar bons resultados por um lado e outros menos «bons» dependendo da força global do horóscopo.  A verdade é que os assuntos da 8ª casa como heranças e recebimento de indemnizações, por ex., podem ser favorecidos mas os assuntos da 5ª casa são prejudicados. Deste modo a tradição refere que pode haver poucos filhos e a relação com estes pode ser difícil. Pode haver quebra abrupta dos estudos, por ex., por razões de saúde e investimentos que podem dar maus resultados. Por outro lado, a longevidade é favorecida.

A Lua está colocada na 5ª casa do horóscopo. Sendo um karaka da mente, a fase da Lua no nascimento é importante para determinar a inteligência : quanto mais brilhante mais favorável é. Se está brilhante, favorece tanto a inteligência como o processo de educação, sendo indicadora de elevada instrução alcançada. A Lua na 5ª casa indica apego forte às sua crenças e ideias, mostrando que a pessoa pode alcançar excelente reputação. O mesmo acontece em relação aos filhos, se existirem. Porém, no caso presente, é preciso ter em conta que esta Lua é regente da 8ª casa e isso pode indicar que a «sorte» indicada pela 5ª casa (poorvapunya ou crédito por ações passadas) pode não estar presente ou pode indicar desafios que terão de ser vencidos, em especial na relação com crianças e com os parceiros amorosos. Só uma análise do mapa permitirá saber com alguma clareza se haverá vantagens recebidas da ligação com mulheres. Mas uma coisa é certa, as atividades da 5ª casa envolvendo crianças, parceiros, investimentos, jogos, desporto, arte, política, religião, terão um papel de catalisador na transformação individual, tanto no plano físico como mental e emocional. A ligação com mulheres nestas áreas  de vida será potencialmente mais forte do que a ligação com homens. Os processos de transformação aqui indicados são do tipo que não pode ser controlado pela pessoa, surgindo de forma inesperada e talvez por vezes traumática.

Quando, ao Ascendente Sagitário e Lua em Carneiro se associa o Sol no signo Touro um signo do elemento Terra, vemos que este é o fator estabilizador desta personalidade embora nem sempre seja fácil articular o elemento Terra com o elemento Fogo predominante nesta personalidade básica.

O Sol em Touro não gosta de inovar, de mudar, prefere fixar-se num conjunto de crenças adquiridas e guardar a estrutura do mundo como algo que permanece. Ora este traço é bastante distinto das características da Lua que precisa de competir, de inovar e ir além do que os outros são capazes. Mas, por seu lado, o Sol em Touro ajuda a tornar mais lenta  a energia da Lua , a planificar em vez de arriscar, a acumular em vez de dissipar e esses são fatores que também têm inegáveis aspetos positivos. Para além disto há o caráter prático: o Sol no signo Touro não se deixa deslumbrar por «grandes ideias» concebidas pelo elemento Fogo da personalidade. Questiona-se, em cada caso, «se são viáveis», capazes de produzir efeitos válidos e vantajosos.

O Sol em Touro aprecia igualmente os fatores estéticos da realidade e pode tornar esta personalidade uma colecionadora de objetos artísticos ou dar-lhe o impulso para ganhar a vida através de algum talento artístico ou como curador, perito ou gestor de património artístico. Afinal, o «património», tanto material como intelectual, é algo caro ao signo Touro porque  se pode acumular e conservar. Mas haverá certamente traços nesta personalidade que podem ir de um extremo ao outro, dificultando a perceção clara que os outros fazem de si.

O Sol rege a 9ª casa, outra casa da sorte   e está colocado na 6ª casa. Esta não é, à partida, uma posição que facilite a sorte embora isso possa melhorar com o tempo. O pai pode ser doente ou ter uma vida com dificuldades, inimigos, conflitos, etc. A tradição afirma que esta posição indica pouca «fé», pouco interesse pela religião , tanto do pai como do nativo. Isto pode ser consistente com a posição da Lua pois a posição desta no signo Carneiro mostra uma predisposição para romper com os valores tradicionais e procurar os seus próprios valores.  Em alguns casos esta posição do Sol indica apenas que o pai tem uma profissão ligada à saúde e prática de medicina.  A posição do regente da 9ª casa na 6ª do trabalho beneficia os significados desta pelo que haverá sorte nos empregos e, se tiver empregados a seu cargo, serão benéficos para si. Por outro lado, os inimigos e competidores podem ser poderosos. Esta posição não favorece as viagens de longa distância. Pode receber benefícios de tio materno.

O Sol está colocado na 6ª casa. A colocação do Sol na 6ª casa não é, por si só, uma má posição pois o Sol está bem colocado nesta que é uma casa upachaya. O que torna esta posição menos boa é o facto de o Sol ser o regente da 9ª casa, o que fragiliza a boa fortuna e a sorte. Assim, esta personalidade terá de lutar para criar as próprias oportunidades. O facto, porém, de o Sol ser um maléfico é bom neste caso pois poderá  desde que não sofra aflições, ajudar a vencer os inimigos e competidores, o que se torna mais fácil ainda porque, sendo o regente de uma casa auspiciosa, favorece os significados da casa onde está colocado.  A posição na 6ª casa permite que o nativo se torne um líder, alguém respeitado e com boa reputação, cuja autoridade será reconhecida. Também favorece uma carreira na área da saúde e medicina ou em áreas de serviço com utilidade social, bem como indica muitas vezes o envolvimento da pessoa em práticas de autoaperfeiçoamento  e purificação física e mental. Esta personalidade básica é muito focada no trabalho. Se o sol for fraco pode haver problemas de visão.

Globalmente, esta é uma personalidade básica que se desenvolve mais pelo trabalho e uso dos talentos naturais do que pela «sorte» e que tem um potencial de transformação e desenvolvimento considerável.

 

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

4 Thoughts to “Personalidade Básica Ascendente Sagitário Lua carneiro Sol Touro”

  1. Luís Otávio

    Poderia fazer um artigo sobre o ascendente em escorpião,lua em virgem e sol em sagitário?

    1. Já está na nossa lista, apenas tem de aguardar pela vez do pedido.

  2. Fabiana

    Gostaria de ler sobre personalidade ascendente sagitário, sol em câncer e lua em gêmeos.

    1. O seu pedido foi anotado, publicaremos tão breve quanto possível , logo que chegue a sua vez na nossa lista.

Comments are closed.