Previsões 2019- Ascendente Escorpião

previsões astrológicas 2019 Ascendente Escorpião

Apresentamos as previsões astrológicas gerais para o ano 2019 para cada um dos signos Ascendentes tendo em conta o trânsito  principais dos planetas.

Para uma compreensão mais global dos eventos que se concretizarão no ano de 2019, o(a)  leitor(a) deverá ler, para o seu Ascendente, as previsões dos planetas lentos para o seu signo Ascendente. No ano de 2019 Saturno continuará a transitar pelo signo Sagitário  ao longo de todo o ano. Os nodos- Rahu e Ketu também  continuarão o  trânsito iniciado em 18 de agosto de 2017, nos signos Caranguejo/ Capricórnio até ao dia 7 de março de 2019, altura em que iniciam novo trânsito pelo signo Gémeos/Sagitário que durará até 23 de setembro de 2020. Júpiter iniciou um novo trânsito no último trimestre do ano, a 11 de outubro 2018, pelo signo de Escorpião, trânsito que terminará no dia 4 de novembro de 2019, transitando pelo signo Sagitário até 19 de novembro 2020.

Continuaremos a publicar as previsões mensais para cada signo Ascendente e que mostram os trânsitos que mudam mês a mês.

Por Favor, Note : As informações dadas a seguir  seguem a posição dos signos no Zodíaco Sideral.  Existe uma diferença de cerca de 24º em relação ao Zodíaco Tropical, utilizado na Astrologia Ocidental. Assim, as posições no  Zodíaco Sideral  são aproximadamente de menos 24º pelo que deverá subtrair essa diferença aos graus dos signos do Ascendente  do seu horóscopo ocidental (tendo em conta que cada signo ocupa uma extensão de 30º)  para que  a informação a seguir lhe seja útil.

Deverá ter ainda em conta que o período dasa/antardasa que estiver ativo no seu horóscopo  influencia e pode modificar os efeitos gerais destas previsões.

Previsões 2019- Ascendente Escorpião

Para o Ascendente Escorpião  o ano de 2019 traz, como uma das influências mais importantes, o trânsito de Júpiter pelo Ascendente até 4 de novembro. Saturno mantém as influências do ano anterior mas , a partir de março, com a particularidade de estar conjunto com Ketu e em aspeto com Rahu em trânsito. Também transitará em conjunção com Júpiter a partir de 4 de novembro e, antes disso, durante o período entre 28 de março e 23 de abril. Os nodos mudam de signos a 7 de março e transitam num ângulo menos fácil, pela 8ª /2ª casas.

Assim, comecemos pelo trânsito que, no imediato, é mais visível e consciente para si, o trânsito de Júpiter. Júpiter é um planeta muito benéfico para si, regendo duas casas importantes, a 2ª e a 5ª.  No Ascendente, Júpiter expande todas as áreas da sua identidade,(incluindo o corpo, o que significa que , se cometer excessos alimentares pode engordar e o seu corpo pode inchar, causando mal estar e problemas de saúde.  Mas também expande os seus objetivos de vida, dá-lhe mais otimismo e entusiasmo para ver as realidade pelo ponto de vista positivo em vez do destrutivo. Você estará mais orientado (a) para o futuro , para o que «há-de vir» do que para o passado. Os trânsitos maiores deste ano darão um impulso extra para as suas possibilidades de transformação e de libertação do passado, incluindo o karma representado por Saturno. E, no período em que Júpiter, no corrente ano, faz um «desvio» ao seu trânsito regular, entre 28 de março e 23 de abril, e depois de, finalizado o trânsito pelo seu Ascendente, entrar regularmente no signo Sagitário, onde faz conjunção com Saturno e Ketu, nestes períodos você terá a possibilidade de se separar definitivamente de algum karma passado, ligado com a acumulação de posses, com a família e a sua linhagem, com a relação com a comunidade, com a palavra dada (sobretudo se esta foi quebrada no passado por algum motivo), com a educação e o desenvolvimento de competências e conhecimentos. Saturno tem estado a atrasar ou a bloquear muitas destas matérias há mais de um ano mas, quando transita em conjunção com Júpiter e Ketu, a possibilidade de um processo de iluminação interior que «apaga» ou desfaz o karma antigo ligado a essas matérias, é muito real.  E, deste modo, o trânsito  em tripla conjunção  de Júpiter , Saturno e Ketu,  a partir do último trimestre do ano e até janeiro de 2020, pode abrir uma porta completamente nova na sua vida, por onde poderá entrever a sua realidade e a relação com essas matérias a uma luz inteiramente nova. Este será também um ano em que pode sentir a pressão a reduzir, embora seja difícil para si, por temperamento, relaxar por completo.

Quanto a Saturno, como referimos, ele  vai continuar a transitar pela 2ª casa, influenciando também os efeitos da 4ª, da 8ª  e da 11ª casas. Saturno tem a regência da 3ª e da 4ª casas  e transita afetando casas de água, a 4ª e a 8ª. O trânsito pela casa dos ganhos materiais,  o aumento de status, a relação com a comunidade alargada da sociedade indicam a necessidade de fazer alguma coisa em prol do bem comum e, por isso, Saturno pode continuar a restringir e a dificultar o seu relacionamento com essas matérias e a posse desses bens, talvez porque, no passado, tenha pensado apenas em si ao acumular todo o tipo de posses.  Saturno é um regulador, um planeta que inclina para aumentar a justiça social entre os menos favorecidos. Quando transita na 2ª casa, a casa em que cada um desenvolve os recursos necessários para sobreviver e realizar o seu propósito de vida, mostra igualmente, ao apontar para a 11ªcasa, a casa que representa a dimensão coletiva da humanidade, que o nosso desenvolvimento  não se faz apenas em termos individuais e que não devemos pensar em acumular riqueza e recursos como se outros menos favorecidos e esquecidos pelas elites, não existissem. É por isso que, por vezes, faz aparecer obstáculos e causa perdas, para que nos demos conta da realidade da pobreza e da indigência, olhando para os que nada têm. Para isso pode obrigar a colocar no lugar do outro, para compreender isso de forma profunda. O aspeto de Saturno para a 11ª casa, a casa da distribuição social e da justiça, correspondente ao signo Aquário, exorta por isso a que tenhamos perceção da pertença a uma comunidade de vida e de ser de que fazemos parte, queiramos ou não. O sentimento do «dever cumprido» por nos envolvermos em processos que beneficiam o todo da sociedade pode assim trazer como recompensa o que a 8ª casa também pode oferecer: dinheiro não ganho, por herança, legado, indemnização.  E, quando este ano Saturno entrar em conjunção com Ketu , a partir de 7 de março , o desapego em relação a todas as posses e ligações com o plano material e mesmo a família, e também o trânsito de Júpiter , primeiro entre 28 de março e 23 de abril e depois a partir de 4 de novembro, quando Júpiter transitar pelo signo  Sagitário, a energia expansiva de Júpiter leva ao otimismo  capaz de projetar e de criar uma nova realidade de que quererá fazer parte. Uma realidade não restritiva e mais livre e mais generosa em que, após a contração de Saturno,  expande a vontade de ser mais e melhor própria de Júpiter. Poderá libertar-se, neste período, de muitos resíduos kármicos do passado que se esgotou (Saturno e Ketu) e abrir o caminho para um novo propósito de vida futuro (representado por Júpiter).

Os nodos, por sua vez, estão a transitar pelo eixo da 9ª /3ª casas, até  7 de março. Provavelmente a relação com os irmãos, com as pessoas que lhe são próximas e com quem costuma interagir no quotidiano tem sido mais difícil. Ketu na 3ª casa tem dificultado os seus processos mentais , as palavras têm mais dificuldade em sair e em fazer sentido para si e para os outros  e isso torna mais difícil a sua vida profissional, sobretudo se trabalha num escritório ou com uma pequena equipa. Uma apatia e indiferença podem marcar todas estas atividades. Talvez não tenha vontade de falar com os familiares , sobretudo irmãos e primos, e se tenha afastado destes e tenha procurado fontes de sabedoria de caráter filosófico ou espiritual como fonte de interesse e contentamento. E pode ser colocado(a) perante pessoas que são vistas como sábias e podem dar-lhe acesso ao círculo em que pessoas consideradas mais sabedoras do que o comum, se encontram e trocam ideias. Há a tendência, durante este trânsito, para criticar as teorias, filosofias e dogmas religiosos mais convencionalmente aceites e você pode sentir que encontrou uma verdade mais profunda do que a «verdade» defendida pela maioria. E, por causa disso, pode envolver-se com grupos de pessoas que defendem uma certa ideologia,  querendo também levar as suas ideias a muitos outros, como quem cumpre uma missão importante. Talvez tenha mesmo aderido, neste período, a um culto espiritual, na esperança de o poder liderar e influenciar outros a pensar do mesmo modo.  Saiba , no entanto que , quando Rahu e Ketu mudarem de signo e de casa, em 7 de março, Rahu entrando na 8ª casa e Ketu na 2ª onde vai ficar conjunto com Saturno , todo o seu entusiasmo por essas ideias exóticas e diferentes que o (a) encantaram no trânsito anterior podem não se manter na sua vida.

Rahu a transitar pela 8ª casa pode trazer para a sua vida acontecimentos súbitos que obrigarão a uma mudança radical em algum aspeto da sua vida: o desejo de rejuvenescer, por exemplo, pode levar querer mudar o seu corpo de forma radical, o desejo de renascer pode ser tão forte que você descura os riscos físicos ou procura-os mesmo inconscientemente. Também aumenta muito o seu interesse por alcançar o poder conferido pela posse de segredos. Procurar coisas escondidas, entre as quais dinheiro, é uma motivação forte. Adquirir  conhecimento de coisas secretas que lhe permitirão dominar outros ou até mesmo sobre o estado é também um fascínio durante este trânsito. Rahu pode permitir-lhe receber dinheiro em grande quantidade neste período, ou de fontes escondidas ou de herança mas, se acontecer, tende a escondê-lo do cônjuge e a manter segredo da sua posse. Pode formar acordos secretos ou alianças de caráter sexual, financeiro, etc.. Durante este trânsito você manifesta com ênfase todas as características mais fortes do signo Escorpião. Pode tirar partido, inclusive em termos financeiros, de todo o tipo de catástrofes e eventos traumáticos, tanto naturais como causados pelo homem.

Quanto a Ketu, transita, como dissemos, pela 2ª casa em conjunção com Saturno e, após novembro, com Júpiter. Como referimos, este trânsito leva a privilegiar ainda mais o silêncio, pois o interesse em conversar com os outros é muito reduzido, havendo também um sentimento de separação em relação à família, como  se estivesse num casulo em estado mais ou menos de hibernação ou suspensão. As posses, conhecimentos, educação, status, tudo isso também lhe parece vão e aquilo em que se concentra mesmo é o conhecimento secreto, podendo mesmo mudar aspetos da sua identidade física que  tornam mais difícil para os outros reconhecer a sua identidade.  Pode sofrer perdas financeiras causadas pelo desinteresse em prestar atenção a essas matérias , gastando sem critério e sem regras. Pode igualmente sofrer com alguns problemas de saúde devido a não ter cuidado com o que bebe e come. Intoxicações alimentares podem acontecer por isso previna-se dando atenção a essas matérias. Não será fácil controlar esses aspetos pois, neste período, você tende a ser mero (a) espetador (a) do que lhe acontece nesta área de vida.

Marte, regente do seu Ascendente,  transita este ano em movimento direto. Quando transitar pelo signo mooltrikona, Carneiro, entre 5 de fevereiro e 22 de março, ajudará a superar oposições e conflitos, vencer inimizades e ganhar algum concurso ou competição na área profissional, sendo um bom período para os que desejam mudar de emprego, desde que não haja aflições a Marte na carta natal. Entre 6 de maio e 22 de junho transitará em conjunção com Rahu e este pode ser um período difícil em que deverá usar a disciplina para não sofrer acidentes , cortes, ou ferimentos. Evite viajar para lugares distantes entre 22 de junho e 8 de agosto pois Marte transita debilitado pela 9ª casa, indicando infortúnio potencial nessa área.

Nos meses de Agosto, Setembro, outubro e novembro quando o Sol, Marte, Mercúrio e Vénus transitarem pelo signo de Virgem poderá enfrentar situações relacionadas com disputas, problemas de saúde e escassez de dinheiro (dívidas). Tenha cautela preventiva em relação a estas matérias. Do  mesmo modo, o trânsito do Sol , Marte , Vénus e Mercúrio pelo signo de Escorpião, nos meses de outubro , novembro e dezembro  pode causar obstruções e dificuldades no emprego, perdas financeiras, dificuldades com o pai. E quando o  Sol, Mercúrio e Vénus em março, abril e maio transitam  pelo signo de Peixes, causam despesas adicionais e problemas nas viagens para países estrangeiros.

Nota: Quando diferentes trânsitos apontam para resultados opostos num mesmo período, uns não anulam os outros mas, habitualmente, tanto os bons como os maus aspetos se fazem sentir nas áreas relacionadas.

Deverá ter ainda em mente que os  resultados apresentados  são gerais e devem ser complementados com uma análise dos períodos Dasha e Antardasha dos planetas e com a análise das diversas forças  dos elementos do horóscopo estudadas pela Astrologia Védica/Jyotish.